O Ch'i

A palavra mais usada e abusada no Taoísmo é Ch’i, ou qi. Pode ser traduzida por "energia", "poder vital", "poder interior", ou simplesmente alento. Muitos estudiosos sugerem que é uma palavra que não poderia ser traduzida. A letra escrita que representa Ch’i na sua forma antiga mostra água se transformando em vapor, e significa "nuvens de vapor". E quando um chinês quer falar "respiração", ele usa a palavra Ch’i. se uma pessoa está doente, o médico confirma que o Ch’i da pessoa está funcionando mal. Ch’i é o que pode mudar de uma hora para outra , e causar a mudança, ao mesmo tempo; o que pode algumas vezes ser visto e outras vezes não...

O Ch’i está presente em tudo no universo, e é também o TAO. O Ch’i forma a essência da existência e a compreensão da evolução cósmica. Nós já sabemos que yin e yang são usados para explicar todas as mudanças, mas eles não são mais do que o próprio Ch’i, chamado yinch’i e yangch’i.

O Ch’i interage com o Jing, ou essência. Ele é considerado a origem do corpo. Sem esse Jing, o corpo não existe, e não pode fabricar Ch’i.

Para manter a saúde, é essencial resguardar o Jing da pessoa. Por isso se compreende por que os médicos chineses se interessam muito pela vida sexual do paciente. Quando muito Jing é perdido, não consegue ser reposto pelo corpo, que carece de sua fonte essencial.

O Ch’i, como uma transformação de Jing, pode ser transformado ou refinado em Shen, que significa a consciência e a inconsciência, ou melhor, o espírito.

O Taoísmo tem esse nome porque mostra como viver de acordo com o Tao, a fonte de todas as coisas, indo ao sabor da corrente, não lutando contra a maré. "O Tao nada faz, mas ao mesmo tempo nada deixa de ser feito."

As forças opostas são independentes e cada um contém a semente ou potencial da outra. O yin está associado à escuridão, à água e ao feminino; o yang, à luz, à atividade, ao ar e ao masculino. O Taoísmo, como outros cultos orientais, assume uma equação entre o mundo exterior e o mundo interior. O homem e o mundo são funções um do outro, o que normalmente uma pessoa comum não percebe. Para que isso se manifeste, existe um "know-how" de dois estágios: o primeiro é o uso apropriado do sexo; o segundo é desenvolver uma estrutura interior meditativa, um "corpo sutil" feito de energias, fazendo com que cada um entre em harmonia com o Todo.

Isso no Tao é experimentado como tranqüilidade total.

Clique aqui para comprar livros !

** Os textos e as imagens sobre Taoísmo, neste site, foram extraídos da publicação: Meditando com Taoísmo, da Editora Três, uma pesquisa de Mirna Grzich.