Artigo de Tarananda Sati

"O que é Hinduísmo"

Sitarama

O Hinduísmo - em sânscrito Sanatana Dharma ou Lei Eterna -, é a religião de mais de 85 % dos indianos ou seja, cerca de 850 milhões de pessoas, somente na Índia. Diferentemente da maioria das outras religiões, o hinduísmo não tem sua origem na revelação de um único profeta, tampouco surgiu num particular período histórico. Sua originalidade é ser uma fé baseada na experiência mística de uma infinidade de homens santos, sábios e videntes, que durante mais de quatro mil anos, nos trouxeram sua visão da verdade.

Baseado nas revelações dos Vedas ou Saber, que deram origem a uma vasta literatura religiosa, como por exemplo: as Brahmanas, as Aranyakas as Upanishadas, a Bhagavad Gita, etc. -, além dos Agamas a tradição falada dos povos de fala dravidiana - autóctones do subcontinente indiano -, também conhecida como os Tantras.

A palavra hinduismo tem origem geográfica, pois deriva de hindu, a denominação dada pelos persas e gregos aos povos que habitavam as margens do Rio Sindhu - atual Indus. Posteriormente sob o domínio inglês, a fé deste povo foi denominada "hinduism", anglicismo aportuguesado como hinduísmo.

O hindu denomina sua religião "Sanatana Dharma", literalmente Lei Eterna ou Religião Eterna, pois para ele sua fé é inata, não tendo portanto um criador. Foi a revelação divina da Ordem Universal. Dentro deste contexto, propõe vários caminhos para todos os tipos de pessoas, que deverão optar pela forma de culto que lhes causar maior empatia. O Hinduismo não tem uma estrutura eclesiastica centrada num poder único. Cada templo tem sua autonomia e cada devoto faz seu culto dentro da tradição milenar. Na Índia a religião é parte da vida diária.

O hinduísmo é uma fé monoteísta embora inúmeros "deuses e deusas" sejam cultuados como diferentes aspectos do Deus único. Como fé é uma religião universalista, aberta a todas as formas de culto e de fé.

Os Deuses Hinduistas:

Como mencionamos o hinduismo é uma religião não-dualista, onde o Absoluto recebe várias denominações, cada uma referente a um aspecto que está sendo enfatizado. Em geral seus três aspectos principais são: Brahma, Shiva e Vishnu, respectivamente os aspectos criador, renovador e mantenedor. Como criador o Absoluto gera pela palavra (Vak) a criação, como renovador Ele dissolve para renovar e como mantenedor Ele é o grardião do Dharma, a lei eterna.

Nas representações antropormórficas das divindades aparecem deuses com vários braços segurando objetos, várias cabeças com diferentes rostos, etc., o que se constitui numa linguagem pictórica que passa ao devoto aspectos da divindade representada.

O néo-hinduísmo é denominado Vedanta Advaita, uma exposição do conhecimento antigo, a luz da Bhagavad Gita e das Upanishadas.

(Osvaldo Luiz Marmo)