Comunidade Assistencial Espírita "Lar Veneranda"

Telefone : (013) 239-4020

TRABALHO COM AS MÃES

Núcleo de Promoção Social "Dona Júlia"
(Homenagem à Dona Júlia Vieira Rigueiral)

A partir de 1975, o trabalho com as mães foi mudado radicalmente. Entendeu a Comunidade que, para ajudar as crianças, era necessário também promover suas mães. Criou, então, o Núcleo de Promoção Social. Em 1996, foi dado ao Núcleo o nome de Dona Júlia em homenagem à Julia Vieira Rigueiral. O Núcleo ocupa 4 salas do 2º Pavimento do edifício da sede com área total de 147 m².
A implantação do Núcleo representou um grande passo na obra do Lar Veneranda.
Conseguiu-se criar um clima positivo e iniciou-se o tabalho que prossegue sem interrupção, com cursos vocacionais, profissionalizantes e palestras . Cursos e seminários sobre temas de higiene, direitos trabalhistas, previdenciárias e políticos, visando criar um sentimento de cidadania.

Visão parcial de uma das salas do núcleo

Diariamente, no período das 17 às 19 horas, o Núcleo de Promoção Social Dona Júlia oferece uma série de cursos e atividades para as mães.

CURSOS VOCACIONAIS
Bordado, crochê, pintura em pano e outros.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Corte e Costura / Culinária

ATIVIDADES
Ginástica e Ioga

SEMINÁRIOS E PALESTRAS
Conforme programa anual

A frequência aos cursos é obrigatória. As vagas dos cursos são distribuídas conforme as disponibilidades, sempre que possível atendendo as preferências das mães.

SISTEMA DE PLANTÕES MENSAIS

Ampliando a participação das mães na vida da Comunidade, foi adotado o sistema de plantões. Cada mãe dispõe-se a cooperar, dando um dia de trabalho por mês, nas atividades internas do Lar. Nesse plantão, elas cuidam principalmente da limpeza geral e ajudam na cozinha.
Como o quadro familiar é composto de, no mínimo, 80 a 90 famílias, consegue-se ter, diariamente, 3 a 4 plantonistas. Essa providência, além de reduzir a folha de pagamento, trouxe as mães para uma participação mais ativa na vida cotidiana da Comunidade, acompanhando como eles são tratados durante o período que ficam no Lar Veneranda, isto é, das 7:30 às 19:00 horas.

ESCOLARIDADE

Um dos pontos básicos do trabalho da Comunidade é a alfabetização. As mães analfabetas, ou com escolaridade abaixo da 4ª série do 1º grau são, automaticamente, matriculadas num curso supletivo mantido pela Comunidade. O curso funciona de segunda à sexta-feira, das 17 às 19 horas.

EXPOSIÇÃO DO TRABALHO

Anualmente, é realizada uma exposição do produto do trabalho realizado pelas mães. São mostrados os trabalhos de bordado, crochê, pintura e costura realizados durante o ano. Também é organizado um desfile de modas com roupas feitas pelas alunas e realizada a entrega dos certificados de conclusão da 4ª série do primeiro grau.