A Essência do Hinduísmo

A essência do Hinduísmo vem das escrituras Upanishads, um dos textos espirituais mais importantes do mundo. Sua grandeza de pensamento, penetração e linguagem evocadora atraíram místicos, filósofos e poetas desde o tempo de sua concepção até os dias de hoje. Consistem em diálogos entre um mestre e um aluno, ou entre sábios, e suas principais doutrinas podem resumir-se assim: ainda que o poder de maya (a ilusão) faça o mundo parecer real, Brahman é a realidade última e sem forma. As pessoas possuem uma alma ou espírito (atmam) que é indestrutível e idêntica a Brahman, e as coisas criadas do mundo compartilham uma unidade espiritual.

A existência futura de atmam está determinada pelo karma (resultado de todas as ações) e o karma pode alcançar a liberação (moksha) através dos sucessivos nascimentos e mortes (samsara). O culto, tanto o darshan, contemplação da imagem, como o puja, ritual, é de fundamental importância no lar e no templo.

O templo é construído para abrigar a imagem de Deus e trazer sua presença. Num nível mundano, os hindus dão grande importância à pureza e evitam a contaminação. Isso afeta a preparação dos alimentos. A comida vegetariana é muito popular porque está livre de sangue, considerado elemento contaminante. O sistema de castas tem até hoje sutil importância , como grupos ocupacionais. Os quatro varnas são: brahmanes (sacerdotes, profissionais), kshatryas (dirigentes, soldados), vaishyas (camponeses, mercadores) e shudras (artesãos). Essas categorias se baseavam originalmente nas qualidades naturais e funções das pessoas, e não eram divisões rígidas como se tornaram mais tarde. Exatamente os dravídicos – o povo que anteriormente habitava a Índia, tornando escravo – foram obrigados a fazer o trabalho "sujo", lidando com animais e com a morte. Por isso foram colocados numa categoria "intocável", devido ao conceito de contaminação das classes dominantes.

Os principais caminhos do Hinduísmo São a devoção (bhakti), que não requer ajuda de um sacerdote ou guru e é o modo mais simples de experimentar a união que existe entre a alma individual (atmam) e o espírito universal (Brahman). Consiste na devoção e rendição total a um deus ou uma deusa pessoal. No caminho de ação (karma), trabalha-se desinteressadamente de ganho próprio, para que os feitos, bons ou maus, não amarrem o atmam a vidas sucessivas. O caminho do conhecimento (jñana) depende de um grau, que explica a partir das escrituras a natureza da Brahman, atmam, o universo e os lugares dos seres. Todos os caminhos objetivam a iluminação espiritual.

** Os textos e as imagens sobre Hinduísmo, neste site, foram extraídos da publicação: Meditando com Hinduísmo, da Editora Três, uma pesquisa de Mirna Grzich.