O que é Budismo, Quem foi Buda, Conceitos, Essência, História...
"O BUDISMO É A MAIS PACÍFICA DAS RELIGIÕES"
"O AMOR E A COMPAIXÃO SÃO SUA BASE"
Os cinco preceitos principais do Budismo:
*não causar mal a nenhum ser vivo- não matar
*não roubar
*não fazer mal uso do corpo
*não falar mal de outros ou usar mal a fala
*abster-se de substâncias que embotam a mente.
"O BUDISMO É A PRÁTICA ESPIRITUAL, ADEQUADA AO HOMEM DESTA ERA"
"PENETRANDO FUNDO NA ALMA HUMANA,DESVENDA OS SEGREDOS DA VIDA E DA MORTE"
![]() Mapa de onde surgiu o Budismo. No detalhe menor, o local da iluminação de Buda.
|
No Budismo há três aspectos fundamentais conhecidos como as três jóias, por seu valor incomensurável que formam a essência da prática religiosa. A primeira jóia é Buda. A Segunda jóia é o Dharma, os ensinamentos e a verdade sobre todas as coisas. A terceira jóia é Sangha, a comunidade de praticantes sejam monges ou leigos. Quando nos iniciamos no Budismo, repetimos três vezes: "Tomo refúgio no Buda, tomo refúgio no Dharma, tomo refúgio na Sangha. Há dois mil e quinhentos anos, um príncipe indiano chamado Sidharta Gautama, insatisfeito com sua estéril vida espiritual, deixou seu palácio, sua esposa e seu filho, partindo em busca da Iluminação. Depois de um período de seis anos passados em busca constante, muitos esforços e lutas internas, Gautama encontrou finalmente a Iluminação, enquanto meditava profundamente, exausto, debaixo de uma árvore. A partir de então, foi conhecido como o Buda o Iluminado, e seus ensinamentos e exemplo de vida se tornaram a base do Budismo. Tomando como ponto de partida a experiência universal da mudança e do sofrimento, Buda ensinou que o sofrimento pode ser vencido. Esse é o estado alcançado pelos seres iluminados, e se constitui na verdadeira essência da realidade. Um estado puro de Ser. |
Depois da morte de Buda, seus seguidores levaram seus ensinamentos a outras partes da Índia, adaptando-os às culturas locais. O Budismo se estendeu ao Sul e ao Este, onde agora é o Sri Lanka, à Birmânia, Tailândia, e ao norte através dos Himalaias do Nepal, Butão, Sikkim. Dali tomou a rota da seda para a China, Mongólia, Coréia e Japão. O Budismo chegou também ao Vietnam, Laos, Camboja, e Indonésia
Durante um certo tempo, o Budismo foi se dividindo em diferentes escolas, que foram desenvolvendo suas próprias tradições.
Na Tailândia e no Sri Lanka, a principal tradição se chama Theravada, o "caminho dos theras", tradicional no seu modelo para a busca humana.
Um outro ramo se chama Mahayana, o "grande veículo", o "grande caminho". A tradição Mahayana inclui o Budismo Tibetano, cujo líder espiritual é o Dalai Lama. Inclui também o Chan (Budismo Japonês, Zen ) e aTerra Pura, que começou na China e se desenvolveu no Japão. A tradição Vajrayana é tântrica e específica do Tibet.
O Vajrayana se baseia em ensinamentos poderosos conhecidos como tântras, trabalhando vários tipos diferentes de yoga, usando mudras ( gestos sagrados das mãos), mantras (sons sagrados) e mandalas (diagramas cósmicos). Esteve presente em todo o Himalaya, mas se concentrou no Tibete a partir do século oitavo.
A história do Budismo no Tibet começa com o rei Sangtsen Gampo, que foi persuadido pelas suas duas esposas, uma nepalesa e outra chinesa, a convidar mestres budistas ao Tibet. O rei mandou também tibetanos à Índia para estudar as tradições budistas e para trazer escrituras para traduzir.
Depois surgiu Padmasambhava (não nascido de
mãe humana, mas manifestado numa flor de lótus), considerado o
segundo Buda, que viajou por todo o Tibet estabelecendo o Budismo
por toda a parte. Foi fundador da mais antiga Escola, a Nyingmapa
(Chapéus Vermelhos), que permite aos monges casar-se e
mantém-se próxima da vida cotidiana das pessoas. Depois vieram
as Escolas Kargyupa, iniciada por Marpa e seu discípulo, o poeta
Milarepa. Os Sakyapas foram fundados em 1073 e os Gelukpas
surgiram muito depois, convertendo-se na Escola principal.
Também conhecidos como Chapéus Amarelos, foram fundados por
Tsongg Khapa (1367-1419). Ao contrário das outras escolas, a
Gelukpa preconiza a disciplina monástica e o celibato.
** Os textos
e as imagens sobre Budismo, neste site, foram extraídos da
publicação: Meditando com Budismo, da Editora Três, uma
pesquisa de Mirna Grzich.
Saiba mais sobre quem foi Buda // Saiba mais sobre o que é Budismo