OPINIÃO Ano XIV – Nº 152 Maio 2008
O Congresso dos Livre-Pensadores Espíritas das Américas
Nossa
Opinião: O
Espiritismo e o Desenvolvimento Integral da Humanidade
Notícias: Maria da Glória Rosa Martins
(1944-2008)
Enfoque
: Pesquisas com células-tronco embrionárias à
luz do espiritismo
O
Congresso dos Livre-Pensadores Espíritas das Américas
CEPA realiza seu XX Congresso Espírita
Pan-Americano reafirmando seu perfil genuinamente kardecista, laico, humanista
e livre-pensador.
35º evento pan-americano em 62 anos de
existência
Ao celebrar seu XX Congresso (San
Juan-Puerto Rico), de
Fundada
Desenvolvimento
Integral da Humanidade, o tema de Porto Rico
Temáticas sempre atuais, com
exposições e ampla participação de pensadores espíritas de diferentes países,
caracterizam os Congressos da CEPA. O tema central do XX Congresso Espírita
Pan-Americano será: “Desenvolvimento Integral da Humanidade – A Contribuição do
Espiritismo”, assunto a ser introduzido na Conferência de Abertura a cargo do
presidente da CEPA,
Temas
livres
As tardes do Congresso são
reservadas ao Fórum de Temas Livres, instrumento sempre disponibilizado nos
congresso da CEPA, como contribuição à liberdade de criação e de exposição, em
favor do pluralismo e da genuína liberdade de pensamento e de exposição, aberta
a espíritas de todo o mundo. No boletim América
Espírita encartado nesta edição, vão publicados os temas inscritos até o
encerramento desta edição. Entre eles, há a contribuição de uma delegação
espanhola, com um trabalho sobre a história do espiritismo naquele país.
Novos
dirigentes
O XX Congresso Espírita
Pan-Americano será sede também da Assembléia
O Espiritismo e o
Desenvolvimento Integral da Humanidade
Ao
definir a temática central do XX Congresso Espírita Pan-Americano, a CEPA manteve-se
fiel a um de seus mais históricos propósitos: o de promover a integração da
proposta espírita com todas as áreas do conhecimento humano. Contribuir com o
desenvolvimento integral da Humanidade para o espiritismo pode resumir-se em
duas ações fundamentais:
a)
Demonstrar teoricamente a existência do espírito, sua imortalidade e sua
evolução pelo instrumento das vidas sucessivas;
b)
Propor a vivência e a difusão de uma ética universal, inspiradas naqueles
pressupostos.
Nos
dois aspectos acima reside praticamente toda a proposta revolucionária do
espiritismo como ciência e como filosofia deísta, ético-moral e progressista.
Por
séculos, ao curso da civilização judaico-cristã, quis a religião assenhorear-se
das questões relativas ao espírito. Para garantir a hegemonia no trato desses
temas, criou dogmas que lhe reservavam o poder exclusivo de interpretá-los. A
própria Modernidade para se livrar do poder temporal da Igreja acabou por
separar as questões da vida em duas grandes províncias: a do sagrado e a do
profano. Reservou à religião a primeira, deixando a administração da segunda à
sociedade politicamente organizada.
O
espiritismo é revolucionário na medida em que propõe a fusão de todas as
questões da vida no que denomina de Leis Naturais. O espírito, mais do que uma
parte dessa realidade única, é sua unidade fundamental. É a força motriz da
capacidade transformadora e progressista do homem no meio em que vive.
Cada
Congresso espírita, segundo propôs Allan Kardec, deve avançar na consecução
desse objetivo. O XX Congresso da CEPA é mais um passo decisivo nesse sentido,
e que se dá no momento
Não
Julgueis
A tragédia está nos olhos de quem observa e não no coração de
quem sofre.
(Ralph Waldo Emerson)
Desde o dia 29 de
março, o Brasil está eclipsado por uma tragédia. Uma menina de 5 anos de idade
foi jogada da janela de um apartamento,
A tragédia abalou
o Brasil. Multidões, por dias e noites consecutivas, acotovelam-se diante dos
cenários em que se desdobram os acontecimentos e por onde se movimentam seus principais
personagens.
Não fosse um
meticuloso serviço de proteção policial, por certo a revolta popular já teria
produzido o linchamento do casal apontado pelas investigações como autor do
bárbaro delito.
Os fatos
transformaram-se em macabro espetáculo midiático. Há argumentos que podem
justificar essa mega exposição da mídia: O episódio, dizem, mexeu com o
sentimento
É preciso, no
entanto, como indivíduos inteligentes, integrantes
Mas, é preciso
mais do que isso. É preciso também respeitar a dor dos familiares. É necessário
entender que todos os personagens da tragédia – e nesse todos se incluam também
os presumíveis autores do horrível delito – são seres humanos comprometidos com
seus sentimentos, com sua história, com a trama tecida por seus erros e
acertos, com seus personalíssimos e, muitas vezes, inescrutáveis
condicionamentos biológicos, sociais, psíquicos e espirituais.
Ao lançarmos um
olhar assim sobre o fato, tenderemos a abstrair-lhe seu viés trágico para somente
nos sensibilizarmos com seus múltiplos aspectos humanos. Estes sim, quer pelos
sentimentos de solidariedade que suscitam, quer pelo exame racional de suas
causas e conseqüências, podem nos conduzir a atitudes de eficiente colaboração.
É preciso, enfim, aceitar que todos os personagens em cena são seres humanos e
como tal devem ser tratados, já que foge à nossa alçada julgá-los.
O ser
humano...Ah, o ser humano! Na verdade ainda não detemos todos os componentes
que nos habilitem a defini-lo e, muito menos, julgá-lo. Julgá-lo? De certa
forma, é um alívio havermos abdicado de, pessoalmente, fazê-lo. Episódios como
esse desafiam nosso equilíbrio e capacidade de isenção.
Milton R. Medran Moreira
Almas congeladas
Não imaginaria que meu artigo “Almas Congeladas”, no
jornal Zero Hora (9.4.08) alcançasse
tanta repercussão. Muita gente concordou com a idéia central em apoio às
pesquisas com células-tronco embrionárias. Mas muitos religiosos, inclusive
espíritas, mostraram-se indignados com duas afirmações que ali fiz: a) que o
zigoto produzido em laboratório e, depois, congelado por meses ou anos, não é
considerado um ser humano sob o aspecto jurídico; b) que, sob prisma
espiritual, é irracional pressupor esteja vinculado a ele um espírito.
Mitos e dogmas ainda dominam nosso
inconsciente coletivo. E não pensemos que a maioria dos espíritas se oriente
mais pela razão que pela crença. A fé de muitos espíritas não é ainda a “fé
raciocinada”, proposta por Kardec. Segue atrelada a dogmas da Igreja Católica.
Esta pressupõe que, havendo a fertilização de um óvulo por um espermatozóide,
há, em conseqüência, a criação divina de uma alma humana. A racionalidade
espírita, diferentemente, parte da idéia da preexistência do espírito e
sustenta que o fenômeno da encarnação é impulsionado por sutis mecanismos
psicológicos, ao curso de uma gestação É um processo inteligente para o qual
concorrem a vontade do ser reencarnante e aspectos teleológicos direcionados à
excelência da vida.
Telefonema do Ministro
“Fiquei muito confortado com seu artigo”, disse-me, por
telefone, o Ministro Carlos Ayres Britto, relator no Supremo Tribunal Federal,
da ação direta de inconstitucionalidade que postula a proibição das
experiências com células-tronco embrionárias. O ministro teve a gentileza de me
telefonar, na manhã do dia em que publiquei o artigo. Espírito sensível,
jurista emérito, humanista e poeta, Ayres Britto, no diálogo de aproximadamente
cinco minutos comigo, não se referiu especificamente a nenhum grupo ou pessoa.
Mas ao se dizer “confortado”, deixava entrever a mágoa pela agressividade de
setores religiosos do país, desde que proferiu seu voto pró pesquisa com
células-tronco embrionárias. Salientou gratificá-lo a reflexão de que há uma
visão espiritualista e progressista apoiando as pesquisas com aquele tipo de
células. Ou seja: não será pelo fato de admitirmos a dimensão espiritual do
homem que iremos condenar a utilização de material genético, não destinado à
reprodução, na busca
Em
tudo há vida
Sem coragem de confessar que a
oposição à pesquisa com células-tronco embrionárias sustenta-se em um dogma de
fé - o de que ali existe uma alma –,
religiosos tergiversam dizendo se apoiar na imposição ética do respeito à “vida
humana” ali presente. O pensador espírita mineiro Antônio Baracat, professor de
Filosofia da UFMG, com quem tenho dialogado sobre o tema, repele esse
argumento: “
A fé congelada
No contato telefônico que me
oportunizou, o Ministro Carlos Ayres Britto demonstrou profundo respeito às
crenças individuais e à liberdade de se as cultivar. Mas não escondeu sua
indignação com as tentativas que ainda se fazem de que as leis e os pretórios se
dobrem ante os dogmas religiosos. “Que congelem sua fé, se o quiserem, mas
ninguém tem o direito de congelar a ciência”, disse-me.
Nós, espíritas, defendemos a
inexistência de conflito entre o conhecimento e a espiritualidade, entre a
razão e a fé. Mas, às vezes, nosso atavismo prende-nos ao dogma que, ainda
ontem, nos sufocava, inibindo-nos o vôo da busca de novos conhecimentos, no
rumo da plenitude da vida.
Maria da Glória
A Glória fará falta...
(Por
Há pessoas que têm
talento para liderar. Mesmo quando não querem ou nem pensam nisso
lideram.Nascem assim. Em geral, são simpáticas, comunicativas, otimistas,
corajosas e responsáveis. Enfrentam ousados desafios, para concretizar os
projetos que assumem.Não raro, esquecem de si, embora não esqueçam os
outros.Mas, repentinamente a vida muda. Quando ninguém espera nem parece a
melhor hora. São as trapaças da sorte, disse o poeta. São os mistérios da vida,
penso eu. O certo é que a Glória partiu; despediu-se de nós e se foi.
Em 19 de abril, um
sábado ensolarado, que a noite de luar sucedeu. O sol e a lua inspiravam nela alegria,
entusiasmo, força, gratidão pela vida - e acompanharam-na também no desenlace
do corpo. Sim, a Glória nos deixou...parece incrível! Como o amigo Maurice
Herbert Jones destacou em sua bela saudação de despedida, ela era gloriosa, não
só porque tinha glória no nome, mas por tudo o que realizou em sua vida, e
pelas inúmeras amizades que cultivou, cuidadosa e delicadamente. (Apesar da
vida difícil que enfrentou, como lembrou seu filho Paulo Cézar, em suas
emocionadas palavras).
Maria da
No Espiritismo,
destacou-se pela extraordinária capacidade de trabalho e liderança.
Procurando respostas para as
questões fundamentais da vida, adquiriu as obras de Allan Kardec e reuniu-se
com duas amigas para estudar, em casa, o Espiritismo. Nessa época freqüentava o Catolicismo e, por
circunstância profissional, tornou-se amiga do bispo da cidade. Como era típico
do seu caráter, decidiu comunicar ao sacerdote a sua decisão em estudar Kardec,
tendo ouvido como resposta:
- Fazes bem. Já li
todos os livros dele e são muito bons...
Contava ela que o
bispo nunca deixou de ser seu amigo nem tentou prejudicá-la profissionalmente
por essa revelação.
Cresceu demais o
grupo que estudava Espiritismo em sua casa, por isso Glória propôs que criassem
uma organização espírita, onde pudessem mais adequadamente continuar os estudos
e exercer a pesquisa e a prática dos conhecimentos adquiridos. Assim fundaram, em 09.04.1976, a Sociedade
Espírita Casa da Prece, que já completou 32 anos de existência.
Da Casa da Prece,
Glória nunca se desligou, manteve-se associada mesmo depois de 1992, quando
transferiu residência para Porto Alegre.
Foi presidente da Liga Espírita
Pelotense, entidade que congrega cerca de 50 casas espíritas de Pelotas e
municípios próximos. Também integrou a diretoria do Hospital Espírita de
Pelotas, durante dois anos, tendo proposto e liderado mudanças significativas
no modo de atuação do hospital psiquiátrico, inclusive convencendo o diretor
clínico a determinar a suspensão da técnica do terrível eletrochoque (ou
eletroconvulsoterapia) nos pacientes.
Prestigiou e
estimulou a participação dos jovens no movimento espírita; o estudo contínuo e sistematizado
do Espiritismo e a atuação sócio-educativa da
Residindo em Porto
Alegre, participou de diversas casas espíritas, como o Centro Espírita León
Denis, a Associação Espírita
Sobre uma
estafante rotina profissional diária, Glória integrava o
Sua aproximação
com a CEPA (Confederação Espírita Pan-Americana) deu-se por intermédio da
Sociedade Espírita Casa da Prece. Glória participou das reuniões que discutiram
a filiação e esteve presente na assembléia geral que autorizou, com 100% dos
votos, a adesão à CEPA.
Glória foi uma
pessoa especial, das que se costuma dizer: fará falta! Por sua liderança, por
sua admirável disciplina, por sua solidariedade, por seu compromisso com o
Espiritismo genuinamente kardecista e livre-pensador, por sua coerência, por
sua amizade, atenção e disponibilidade em ajudar a todos.
Somos gratos por
acompanhar a sua estada entre nós e haver podido presenciar muitas das inúmeras
lições que ela nos legou nestes poucos 63 anos.
Obrigado, querida
irmã, por tua luz envolvente que resplandecia em teu sorriso largo e
contagiante!
Pesquisas com
células-tronco embrionárias à luz do espiritismo
Porque
ser favorável
Por
Acredito que é chegado o momento de
concretamente decidirmos qual é a nossa real posição como espíritas diante do
tema: pesquisas com células-tronco embrionárias.
Uma boa parte daqueles que se
declaram espíritas se posicionaram contrários a essas experiências. Isso é
lamentável, porque claramente é mais um assunto tratado no meio espírita sem um
devido aprofundamento da questão. A visão dos espíritas que se dizem contrários
às experiências com células-tronco embrionárias é fruto de uma interpretação
espírita bem fragmentada e carente dos processos justos de contextualização
temática. É uma postura semelhante ou idêntica à da Igreja Católica, que mantém
sua posição contrária fundamentada tão somente em seus dogmas.
Dizem os espíritas contrários a
essas experiências que segundo os espíritos “a união do espírito com o corpo se dá no momento da concepção”, não
cabendo aí a interrupção do processo reencarnatório. A partir desse ponto
fundam os mais diversos dogmas, que não existem na
Aqui ainda temos que considerar que
Allan Kardec no seu tempo, nem de longe imaginava outras formas de concepção
como as que a ciência hoje realiza, pois que no século XIX só existia a
concepção natural. Diante do contexto atual, podemos formular outras questões,
que Kardec naquela época não poderia levantar, pelo motivo já apresentado. Por
exemplo: os embriões em laboratórios há anos congelados têm espíritos a eles
ligados? Se esses embriões mantêm consigo alguma ligação espiritual de que
forma é essa ligação e por quanto tempo o espírito espera para reencarnar?
Baseando-se nas respostas dos
espíritos a Allan Kardec e a novas reflexões dentro do contexto atual,
encontramos motivos para nos posicionar favoravelmente às pesquisas com
células-tronco embrionárias, pois, na realidade, a base da ligação
espírito-corpo é mental, estabelecendo assim laços energéticos entre espírito e
matéria corpórea, nesse caso o embrião (Kardec em seu tempo dizia laços
fluídicos). Os espíritos em geral podem se manter ligados a embriões congelados
se assim tiverem a vontade e pelo tempo que acharem conveniente, e se acharem conveniente.
Logo, os espíritos que querem reencarnar não alimentarão a vontade de se
manterem ligados a embriões sem possibilidade de terem o seu processo de
desenvolvimento dentro do útero materno, pois que esses embriões foram
produzidos, ou se mantêm conservados para outros fins, terapêuticos.
Pode alguém nos questionar lembrando
dos casos chamados de reencarnações compulsórias, onde os espíritos reencarnam
não propriamente pela sua vontade. E então perguntaremos: será que os espíritos
encarregados de auxiliar o reencarne de outros espíritos, sabendo da
necessidade desses seres reencarnarem, trabalharão no sentido de mantê-los
ligados a embriões congelados em tanques de nitrogênio que não terão
desenvolvimento? Pois como já falamos, os embriões foram criados, ou se mantêm
conservados para outros fins, fins terapêuticos. Novamente o fator
preponderante é a vontade, se não direta dos espíritos que reencarnam, é da
vontade segunda a visão de conveniência daqueles que nesse sentido auxiliam o
reencarne de outros espíritos.
Destacando os elementos oferecidos
pelos espíritos a Allan Kardec: da
fragilidade dos laços que prendem o espírito ao corpo em sua fase inicial de
formação; e, sobretudo o elemento da
vontade do espírito querer ou não se manter ligado ao embrião, podemos
facilmente desmontar aquela imagem que alguns espíritas tinham no passado e
alguns alimentam até hoje, dos espíritos estarem “tremendo de frio” em
congeladores de laboratórios, por anos e anos, esperando a oportunidade de
reencarnarem, como se os espíritos estivessem definitivamente aprisionados a
embriões.
Vamos também valer-nos aqui da
experiência de médiuns como Chico Xavier, que manteve durante décadas estreita
intimidade com o mundo espiritual através de seu vasto trabalho no campo mediúnico.
Pouco antes de seu desencarne, companheiros do movimento espírita perguntaram a
Chico Xavier se os embriões em laboratórios asilavam espíritos. O médium, já
bastante enfraquecido, com dificuldades para falar, fez um sinal negativo.
As células-troco embrionárias por serem do
Alguns podem ainda argumentar lembrando que não se tem
ainda um total controle sobre essa forma reprodutiva das células-tronco
embrionárias, o que tem registrado em pesquisas o aparecimento de processos
cancerígenos. Para esses respondemos: se não desobstruirmos o caminho para a
continuidade das pesquisas, aí sim isso seria um sério problema. Garantindo a manutenção
das pesquisas, mantemos aberto o caminho para o aperfeiçoamento do processo.
Algumas doenças que podem ser tratadas com a utilização
das células-tronco embrionárias são: Câncer
- para reconstrução dos tecidos; Doenças
do Coração - para reposição do tecido isquêmico com células cardíacas
saudáveis e para o crescimento de novos vasos; Doenças Pulmonares - para o crescimento de um novo tecido pulmonar;
Doença de Parkinson - para reposição
das células cerebrais produtoras de dopamina; Doença de Alzheimer - células-tronco poderiam tornar-se parte da
cura pela reposição e cura das células cerebrais; Distrofia Muscular - para reposição de tecido muscular e
possivelmente, carreando genes que promovam a cura; Osteoporose - por repopular o osso com células novas e fortes; Osteoartrite - para ajudar o organismo
a desenvolver nova cartilagem; Diabetes
- para infundir o pâncreas com novas células produtoras de insulina; Doenças Renais - para repor as células,
tecidos ou mesmo o rim inteiro; Doenças
Hepáticas - para repor as células hepáticas ou o fígado todo; Cegueira - para repor as células da
retina; Danos na Medula Espinhal -
para reposição das células neurais da medula espinal; Esclerose Lateral Amiotrófica - para a geração de novo tecido neural
ao longo da medula espinal e corpo; Doenças
que Afetam o Sistema Auto-Imune - para repopular as células do sangue e do
sistema imune.
Como espíritas conscientes que
somos, não devemos ser elementos de obstrução dessas pesquisas, que poderão com
certeza em futuro próximo, beneficiar muitas pessoas.
* O autor da matéria é acadêmico de
filosofia, funcionário no Hospital
Almas Congeladas
Excelente
e mais do que oportuno o seu artigo, Dr.
Saudações
Ronaldo
do Rego Macedo –
macedoronaldo@gmail.com – Rio de Janeiro.
Blog do CCEPA
Acessei
o blog do
Pesquisas com células-tronco embrionárias
Sobre a recente polêmica em torno da pesquisa com
células-tronco embrionárias, o problema não está na polêmica, que muitas vezes
tem papel crucial em fomentar as mudanças de paradigma da sociedade. O problema
está nos homens que, muitas vezes, se utilizam das polêmicas para incitar
discussões dogmáticas infrutíferas e impor uma "ordem superior" ou
"divina" que todos devem seguir sem questionamentos.
É preciso valorizar o progresso! Sem perder a ética, claro,
mas sabendo que esta ética é algo muito maior que qualquer moralismo
religioso.É preciso acompanhar o progresso científico, filosófico e social sem
dogmatismos, para não vivermos em uma pseudo-modernidade, adornada de alta
tecnologia, porém incutida de valores hierárquico-moralistas engessados. Em seu
tempo, foi considerado um absurdo pesquisar sobre o movimento dos astros e da
Terra ao redor do sol, quando já era uma certeza dogmática que a Terra era o
centro do universo... Era um absurdo e uma heresia pensar na evolução das
espécies quando se tinha a impositiva certeza de que todas as espécies haviam
sido criadas tal qual existem na atualidade... Da mesma forma, está sendo
considerada um absurdo a pesquisa com as células-tronco embrionárias, tantos outros
eventos e descobertas científicas também foram, porém atualmente são
imprescindíveis no mundo contemporâneo.
Prefiro ser favorável à vida, e a toda possibilidade de
melhorá-la! Prefiro ser favorável ao progresso!