Artigo de Ricardo Chioro - Setembro de 2004
H. P. Blavatsky (1831-1891) fundadora da Sociedade Teosófica (uma escola da
Grande Fraternidade Branca) afirma que o "homem é uma correlação de poderes
espirituais, forças químicas e físicas, colocadas em funcionamento pelo que
chamamos princípios". Princípios são as causas naturais que possibilitam a
existência de todas as coisas, ou, em outras palavras, os aspectos da Realidade
Única Universal, ou Deus, no cosmo e no homem.
O primeiro principio é o corpo físico, denominado Rupa (rupa significa corpo)
ou Sthula Sharira; O segundo principio é a energia vital, denominado Prana, ou
Aura, ou Perispirito (linguagem espírita) ou Bioenergia (linguagem cientifica);
O terceiro principio é o corpo astral, denominado Linga-sharira ou duplo
astral; O quarto principio é o alma animal denominado Kama-rupa; O quinto
principio é a inteligência, a faculdade mental, o que distingue o homem do
animal, denominado Manas, ou ego reencarnante, ou Mahat, ou alma humana; O
sexto principio é o que mais interessa neste texto, é consciência moral e
psiquica, denominada Buddhi ou Alma Divina ou Consciência do Profundo; O Sétimo
principio é a essência divina não-individualizada, sem forma nem corpo,
invisível e imponderável denominado Átma, ou Eu Superior, ou Mônada Divina.
O Buddhi é à parte das pessoas que é capaz de lidar com as dificuldades
emocionais. O Buddhi nos ajuda a nos defendermos destas dificuldades. Ele é
capaz de encará-las, ao mesmo tempo em que também afasta o incômodo causado por
essas dificuldades emocionais.
O Buddhi funciona assim: se uma determinada dificuldade não causa muito
incomodo (como: angústia, dor ou fere nossa auto-imagem) então não precisamos
nos defender dela, por isso podemos encará-la.
O Buddhi é à parte do ser humano que consegue lidar bem com a angustia, a dor e
a auto-imagem.
Lidar bem com esse tipo de coisa nos termos da saúde mental significa aceitar a
angustia, a dor e a auto-imagem. Aceitando-as é que podemos ver quem somos, e
isso é o auto-conhecimento. As vezes, as pessoas não suportam uma determinada
dificuldade, e para fugir dela criam ilusões que distorcem completamente a sua
imagem real. A estas ilusões da se o nome de Maya.
Existem maneiras de expandirmos este Buddhi, e isso é chamado de evolução
espiritual, ou crescimento pessoal, ou crescimento interior, ou despertar da
natureza Búddhica, entre outros. Essa expansão, ocorre á medida que, o
indivíduo consegue aceitar sua auto-imagem, as coisas que lhe trazem angústia e
as que causam dor. À medida que o individuo toma conhecimento da dificuldade,
ela não o incomoda mais. Ele pode lidar melhor com isso, sendo mais realista
consigo mesmo.
Algumas pessoas não conseguem diversas coisas por falta de auto-conhecimento,
como conseguir um bom relacionamento, ou apenas um relacionamento, um bom
emprego, ou apenas um emprego, uma boa família, ou apenas uma família. Para
conseguir essas coisas, precisa agir de forma adequada. Mas é muito difícil
aceitar a própria chatice, a própria falta de jeito, a própria falta de graça,
a própria inabilidade, a preguiça, a prepotência, entre outros. Estes
atrapalham conquistar aquilo que queremos. Porém à medida que se toma
consciência de si próprio, pode-se corrigir e melhorar, e com isto obter o
desejado. É muito importante para o ser humano ser feliz.
Praticamente todo mundo tem dificuldades emocionais que atrapalham nas suas
conquistas. É importante tomar consciência destas dificuldades, para lidar cada
vez melhor com a vida, e ter cada vez mais capacidade para ser feliz.
Existem diversas formas de evolução espiritual. Praticas como utilização de
Mantras ou de Tantras, participar de terapias psicológicas, praticar
filosofias, como o Budismo, Meditação, Logosofia, freqüentar uma religião que
possibilite reflexão sobre "pecados". Pois qualquer destas praticas ajuda o ser
humano na sua escalada espiritual.
Com a evolução espiritual podemos ampliar o Buddhi a ponto de aceitar
completamente a verdadeira auto-imagem e também podemos minimizar aquilo que
nos traz angustia e dor.
As pessoas que conseguem esta evolução, não sofrerão tanto com as mudanças que
deverão fazer para aceitar seus defeitos e para resolver seus problemas, o que
facilita a melhora da qualidade de vida. Este caminho permite chegar à
perfeição. Isto é chamado de Nirvana ou Ascensão.
Então Buddhi é o veiculo que nos leva ao Átma (a essência divina) isto é, à
criatividade divina; a ser o que supre; o Espírito de Deus, a sua verdade; o
Espírito divino é o Amor divino; a vontade de servir ao próximo, de ser útil,
etc.
Mas o imprescindível não é chegar a esse nível, mas sim, estarmos sempre
evoluindo para sermos cada vez mais felizes.
"O caçador busca a caça, a criança busca a mãe e o buscador da luz busca seus
próprios defeitos e falhas em si mesmo". (Paulo Veneziano, Maha Chohan)
"O caminho da luz, que é o caminho da evolução, é responsável pela felicidade.
Entretanto para isso cada um deve enfrentar e assumir sua própria escuridão. Eu
passei por isso, Jesus passou, Gautama passou, muitos outros passaram e você
passará, cedo ou tarde, cabe a você buscar e acelerar esse maravilhoso
processo". (Mestre Hilarion, Instrutor do Mundo)