América Espírita – Ano XI - Nº 113 – Março 2008
A Palavra da CEPA
Repúdio ao Obscurantismo
Milton R. Medran Moreira, presidente da CEPA, nesta mensagem, registra o apoio que de diversas partes do mundo é dado ao XX Congresso Espírita Pan-Americano (San Juan – Porto Rico – 4 a 8 de junho de 2008), após o manifesto de um segmento evangélico daquele país, como noticiado em nosso boletim anterior. O pretendido boicote reverteu em divulgação ao evento da CEPA.
Em nossa edição anterior, publicamos carta do espírita porto-riquenho José Arroyo, dando conta de uma movimento organizado, naquele país, por evangélicos, com a finalidade de boicotar o XX Congresso Espírita Pan-Americano que a CEPA realizará em Porto Rico, de 4 a 8 de junho próximo.
Estamos, já, acostumados com ações religiosas, inclusive dentro do movimento espírita, contra a CEPA e suas realizações. Esta dos evangélicos porto-riquenhos, no entanto, teve características muito especiais. No site em que foi lançada, a organização religiosa busca o apoio de todo o segmento evangélico da Ilha (por ela chamado “povo de Deus”) para reunir-se uma vez por semana, em orações e jejuns, até que a realização do Congresso Espírita Pan-Americano seja cancelada.
Como não poderia deixar de ser, a notícia correu a América e o mundo e está unindo não apenas espíritas, mas livre-pensadores de diversas partes do globo, em uma espetacular campanha de apoio ao evento da CEPA. Um blog de Portugal – que tem por identificação Idéia Espírita - Nascer, Morrer, Renascer – resolveu, inclusive, lançar uma campanha de solidariedade ao Congresso. Inúmeras manifestações, ali, repudiam a ação daquele segmento religioso porto-riquenho e, em conseqüência, divulgam e apóiam o evento da CEPA. Caso o leitor se interesse, pode acessar o blog no seguinte endereço: http://ideiaespirita.blogspot.com/2008/01/xx-congresso-esprita-pan-americano.html .
O jornal Correio Espírita, maior jornal espírita do Rio de Janeiro, com ampla circulação e venda em bancas de revista, acaba de publicar, em sua edição de março, uma entrevista com o presidente da CEPA, versando exatamente sobre o episódio e divulgando o Congresso de Porto Rico. A entrevista está publicada no site do Congresso – www.conocenos.org/CEPA2008 e também na home-page da CEPA: www.cepanet.org .
Tudo o que queríamos, pois, era um boicote dessa natureza. Ele permitiu uma mais ampla divulgação desse evento que reunirá na bela ilha de Porto Rico espíritas e livre-pensadores de toda a América e também companheiros europeus.
Ainda é tempo de você participar desse histórico acontecimento. Sua inscrição pode ser feita diretamente no site do Congresso.
Milton R. Medran Moreira – medran@via-rs.net.com
XX Congresso – Ainda há tempo de inscrever-se
O Conselho de Relações Espíritas Portorriquenho Inc. (CREPU) e a Comissão Organizadora do XX Congresso Espírita Pan-Americano convidam o público em geral, das Américas e demais continentes, a participar desse importante evento.
Tema Central: "DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA HUMANIDADE A CONTRIBUIÇÃO DO ESPIRITISMO."
Não perca tempo! Você ainda pode fazer sua inscrição.
Mais informações: www.conocenos.org/CEPA2008/ - E-mail cepa2008@conocenos.org
Vem aí a III Semana Espírita da CEPA da Baixada Santista
Centros Espíritas ligados à CEPA, na Baixada Santista (Litoral do Estado de São Paulo, Brasil), mais uma vez promovem uma Semana Espírita, no próximo mês de abril. Conheça a programação:
o 14 de abril (segunda): Painel de Debates
- Local: CEAK
- Tema: Desenvolvimento Integral da Humanidade: a contribuição do Centro Espírita
- expositores: Jaci Regis e Ricardo Nunes
o 15 de abril (terça): Mesa redonda
- Local: Fraternidade Espírita
- horário: 20 as 22 hs
- Tema: Os 150 anos da Revista Espírita, o laboratório de idéias de Kardec
- expositores: Eugênio Lara, Victor Sérgio de Paula e Reinaldo Di Lucia
o 16 de abril (quarta): Painel de Debates
- Local: CE Angelo Prado
- horário: 20 as 22 hs
- Tema: Evangelizar ou espiritizar? O desafio dos Centros Espíritas
- expositores: Equipe de Monitores da Infância Espírita do CEAK
o 17 de abril (quinta): Mesa redonda
- Local: CE Maria Emilia da Mota Ferreira (Guarujá)
- horário: 20 as 22 hs
- Tema: Análise crítica da mediunidade: da SPEE aos dias de hoje
- expositores: Ademar A. C. Reis, José Luiz Souza e Jailson Mendonça
o 18 de abril (sexta): Palestra e noite de autógrafos
- Local: ICKS
- horário: 20 as 22 hs
- Tema: Criminalidade: Punir ou Educar (uma visão espírita)
- expositora: Jacira Jacinto da Silva (presidente da CEPAmigos)
o 19 de abril (sábado): Oficina de trabalho em grupos
- Local: GETA
- horário: 15h30 as 19h30 hs
- Tema: Da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritos ao Centro Espírita da atualidade: uma revisão estrutural
- expositor e coordenação da Oficina Mauro de Mesquita Spínola (Bragança Paulista)
Coluna do CPDoc
Vozes do Céu
Ademar Arthur Chioro dos Reis*
O livro “VOZES DO CÉU: Os primeiros momentos do impresso kardecista no Brasil”, de Magali Oliveira Fernandes (Edições Mandacaru, 123 p.), fruto da dissertação de mestrado defendida junto à ECA-USP, toma como objeto de estudo a edição espírita no Brasil a partir de um personagem, Luiz Olímpio Telles de Menezes, primeiro editor espírita no país.
Espírita, formada em jornalismo, mestre e doutora em Comunicação Social, Magali desenvolveu sua pesquisa entrevistando livreiros, editores, historiadores e mergulhando por meses nos arquivos históricos de Salvador. Procura “compreender no que teria consistido o ideário espírita no Brasil, no século XIX, observando como se realizou uma tradução editorial e cultural, no mínimo curiosa”.
O trabalho mostra que Luiz Olímpio, embora oriundo de extratos médios da sociedade, como assistente de bibliotecário e autodidata tinha acesso a todas as obras que chegavam à Bahia. Capitão reformado da Guarda Nacional, bibliotecário, taquígrafo na Assembléia Legislativa, membro do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia, jornalista e professor, entre 1866 e 1874, cuidou na Bahia da publicação e divulgação de vários textos espíritas e do primeiro periódico kardecista em língua portuguesa, o Echos de Além Túmulo, promovendo a introdução do espiritismo entre o público brasileiro. Figura singular, afirmava ser um missionário da espiritualidade, trazendo a nova mensagem da “Bahia para o resto do mundo”.
Após a publicação de artigos críticos ao espiritismo no Diário da Bahia, de autoria do A. Déchambre, traduzidos de um importante periódico francês, Luiz Olímpio “se envolve num empreendimento particular a favor da doutrina espírita, por meio da edição de vários escritos compilados à sua maneira”. Com isso, Salvador experimenta uma explosão espírita sem paralelo, com as obras de Kardec, lidas ainda em francês, discutidas apaixonadamente pelas classes cultas. Na Bahia do século XIX, escravagista, tendo o catolicismo como religião de Estado, as discussões sobre o espiritismo agitavam e repercutiam nos meios intelectuais.
L. Olímpio começa a atuar a favor do espiritismo em 1866, apesar de ter mantido um posicionamento católico. Assume o papel de editor intelectual das idéias kardecistas e traduz para o português vários textos da doutrina kardecista, em uma época que não existiam casas editoriais com linhas e catálogos definidos, somente tipografias que publicavam tanto as obras produzidas pelas autoridades católicas como um folheto espírita. Um empreendimento particular, sem auxílio financeiro de nenhum órgão ou pessoa.
Fundou na Bahia a Associação Espírita Brasileira e dela foi presidente honorário. Para popularizar o espiritismo, buscava interlocução com todas as classes sociais. Seus opositores tentavam, pejorativamente, classificar o espiritismo como “candomblé de brancos”. A primeira obra que lança, em 1866, com 1.000 exemplares (volume considerável para a época) era tradução cultural, não literal, da 13ª edição do Livro dos Espíritos e a compilação de obras kardecistas e espiritualistas, que se esgotou em poucos meses. A 2ª edição, ampliada, também se esgotou em poucos meses. Entre as duas edições é publicada uma Carta Pastoral do arcebispo da Bahia (1867), prevenindo os católicos contra os erros perniciosos do espiritismo.
L. Olímpio, na segunda edição, cita os intelectuais baianos que apoiavam a sua causa, buscando legitimar o seu ideário frente ao arcebispo e ao público. Outra obra contestando Olímpio é publicada por um militar, questionando a falta de respeito à autoridade da igreja. Logo em seguida, um folheto de outro padre é publicado, comparado o espiritismo ao protestantismo. Esses últimos documentos foram conseguidos e doados à Fundação Eduardo Monteiro pela pesquisadora. Depois dessa polêmica lança o Echos de Além Túmulo, em 1869 (a igreja também lança sua Crônica Religiosa, se opondo as novas idéias). Allan Kardec, na Revista Espírita, saúda a iniciativa da publicação deste periódico, mas não deixa de criticá-lo. A carta de Kardec foi publicada no Echo.
Inconformado com a pressão da Igreja e com a falta de apoio dos espíritas baianos, parte para o Rio de Janeiro em 1874, onde se mantém no anonimato e totalmente afastado das atividades espíritas. Antes, comunica que o editor francês Garnier (bastante importante e não espírita) já havia recebido comunicação para publicar todas as obras de Kardec em português. L. Olímpio dava como encerrada sua missão: a introdução do ideário espírita em nosso país.
Segundo Magali Fernandes, Olímpio pode ser visto como “um editor das vozes do céu, dos espíritos que, segundo ele, queriam anunciar a Terceira Revelação para a reforma do mundo”. Parte dos recursos auferidos com a venda de obras espíritas eram utilizados em campanhas para libertação dos escravos. Era um grande idealista que achava que seria possível unir o científico e o religioso. É sem dúvida o primeiro editor espírita, responsável pela tradução, organização, composição e inclusive o trabalho de distribuição de obras espíritas.
* Ademar Arthur Chioro dos Reis - arthur@iron.com.br - Médico sanitarista e professor universitário; 2º vice-presidente da CEPA e membro do CPDoc.
Notícias da CEPA
LEPPLE (Anápolis) divulga seu roteiro de estudos 2008
Com programação que se desenvolverá ao curso do ano de 2008, a LEPPLE – Liga de Estudos Progressivos e Práticas à Luz do Espiritismo, da cidade de Anápolis (GO), Brasil, iniciou em 23 de fevereiro último um amplo programa de estudos.
A atividade terá lugar todos os sábados, a partir das 18h, na Sala de Estudos da LEPPLE, na Avenida Federal, Qd. O9, Lt. 19 - Bairro São Jorge, naquela cidade
Luiz Antônio de Sá, dirigente da LEPPLE, esclarece que as reuniões são totalmente interativas, onde todos os participantes têm a oportunidade de lançar suas opiniões, de acordo com os seus pontos de vista, bem como discordarem e fazerem perguntas sobre os temas ali tratados.
Roteiro de Estudos
Serão os seguintes os temas a serem desenvolvidos pela LEPPE:
1 - Deus
2 - Conhecendo a Magnífica Criação Divina: Uma Viagem no Macrocosmo e Microcosmo
3 - A Realidade da Vida Espiritual
4 - A Aura: Nossa Luz Invisível
5 - O Poder dos Pensamentos: Formas de Transmissão de Energia
6 - Céu e Inferno: Estados Espirituais
7 - Os Desafios dos Relacionamentos Humanos
8 - Fobia Social
9 - Depressão: O Mal que Atravessou o Século
10 - Os Vícios na Ótica Espírita
11 - O Ser Integral
12 - A Visão Holística do Mundo
Mauro e Jacira têm atividades na LEPPLE este mês
Jacira Jacinto da Silva e Mauro de Mesquita Spínola, dirigentes da CEPA, residentes no Estado de São Paulo, são convidados da LEPPLE para duas atividades neste mês de março:
- Dia 15 (sábado) às 19 horas, Jacira faz palestra e lança seu livro “Criminalidade: Educar ou Punir?”, no Centro Espírita Vicente de Paulo, em Anápolis.
- Dia 16 (domingo), das 7h30 às 10h, a LEPPLE promove um “Café Reflexivo”, na Creche Espírita de Anápolis. A atividade inicia com um café da manhã, seguindo-se a palestra de Mauro: “Casa Espírita – Uma Revisão Estrutural”, com perguntas e respostas, no final.
ICKS promove Curso de Iniciação à Doutrina
Início: 4 de março de 2008 – 8 aulas – Todas as terças-feiras, das 20 às 21h30min. Investimento R$ 20,00.
PROGRAMAÇÃO |
||||
Aula |
Datas |
Assuntos |
Expositores |
|
1 |
Março |
04/03 |
Das Mesas Girantes ao Livro dos Espíritos |
Jaci Regis |
2 |
11/03 |
Princípios Básicos do Espiritismo |
||
3 |
18/03 |
Conhecendo a Mediunidade |
Alexandre C. Machado |
|
4 |
25/03 |
A Morte e a Imortalidade Dinâmica |
||
5 |
Abril |
01/04 |
A Evolução do Espírito |
Ricardo de Morais Nunes |
6 |
08/04 |
A Reencarnação – a Razão da Vida |
||
7 |
15/04 |
Leis Morais – I |
Reinaldo Di Lucia |
|
8 |
22/04 |
Leis Morais – II |
Realização do Instituto Cultural Kardecista de Santos – ICKS – Av. Francisco Glicério, 261 – Gonzaga – Santos – SP – Telefone (13) 3284-2918. E-mail ickardecista@terra.com.br
Jaci Regis abre o Curso de Iniciação Espírita do ICKS abordando “Das Mesas Girantes ao Livro dos Espíritos.
SKEDH agora já existe oficialmente
Instituição livre-pensadora espírita de Ibatiba/ES, Brasil, realiza Assembléia Geral de fundação e elege primeira Diretoria.
Repercutimos, em nossa edição passada, a informação postada na lista da CEPA na Internet por Herivelto Carvalho de que seria fundada em Ibatiba/ES a Sociedade Kardecista de Estudos e Desenvolvimento Humano. “realização de um grupo de espíritas da cidade que, em 2001, conheceu os ideais da CEPA e passou a estudá-los”.
Em Assembléia Geral realizada em Ibatiba - ES, dia 15 fevereiro de 2008, foi oficialmente fundada a SKEDH, sendo aprovado o estatuto e feita a eleição da diretoria e do conselho fiscal:
Presidente: Márcio Ambrósio Trindade
Vice-Presidente: Herivelto Almeida de Carvalho
Secretário: Alciso Tardani
Tesoureiro: Jonatas Amorim Filho.
Conselho Fiscal: Laura Trindade Amorim, Hevaldo Almeida de Carvalho, Wellington Almeida de Oliveira.
Entre os projetos para 2008 estão a criação de um periódico livre-pensador, de um website, um curso on-line de Espiritismo, abertura de três turmas de estudos básicos do Espiritismo em Ibatiba e a realização de um evento regional em dezembro.
A nova instituição já está providenciando a documentação necessária para pedir adesão à CEPA.
Ângelo Prado, de Santos/SP, tem nova Diretoria
Míriam Barros Moreira (miriam.bm@terra.com.br) foi eleita Presidente do Centro Espírita Beneficente Ângelo Prado, em votação do Conselho Diretor para o biênio 2008/2009. Os demais integrantes da nova diretoria são:
Vice-Pres.: Jailson Lima de Mendonça
1º secretário: Milton Pinto de Albuquerque
2º secretário: Wilson Antonio Pátaro
1º tesoureiro: Elizabete Marinho Monson Rodrigues
2º tesoureiro: Odair Aparecido Mamnerick
Diretor de Patrimônio: Onofre Américo Corazza
O C.E.B.Ângelo Prado, de Santos/SP, foi dos primeiros centros espíritas a aderir à CEPA, no Brasil, e tem contribuído com todas as atividades que a Confederação Espírita Pan-Americana realiza na Baixada Santista.
Representante da CEPA no CNS participa de Solenidades em Brasília
No último dia 5 de dezembro, Luiz Antônio de Sá, integrante do Conselho Nacional de Saúde em representação à CEPA - Confederação Espírita Pan-Americana, compareceu ao Palácio do Planalto, em Brasília, na solenidade de lançamento do PAC/Saúde - Programa de Aceleração do Crescimento/ Saúde, intitulado “Mais Saúde”.
Com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deputados, senadores, governadores, e ministros, foi feita a apresentação do programa pelo Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que, em pronunciamento de uma hora, resumiu os quatro pilares estratégicos do programa: Promoção e Atenção, envolvendo ações de saúde para toda a família, desde a gestação até os idosos; Gestão, Trabalho e Controle Social , visando a qualificação de profissionais; Ampliação do Acesso com Qualidade – reestruturando a rede, com novos serviços e maior atuação do SUS; Desenvolvimento e Inovação em Saúde – que busca fazer da saúde importante setor de desenvolvimento nacional, com produção, renda e emprego.
No relatório enviado à Presidência da CEPA, Luiz Antônio disse haver sentido na solenidade “um clima de paz e muito otimismo” Segundo ele, “todas as autoridades que discursaram na ocasião foram muito felizes em suas colocações, tendo alguns causado comoção nos presentes, apresentando seus discursos de maneira também emocionada, por serem pessoas que há muito tempo trabalham pelo desenvolvimento do SUS e conhecem bem as reais dificuldades do setor e os grandes desafios que têm pela frente”.
Em seu pronunciamento, o Presidente Lula ressaltou a importância do fortalecimento de gestão, para que tais recursos não se percam e sejam realmente destinados aos seus fins úteis na saúde pública.
Luiz Antônio relata ter sido a primeira vez que assistiu a um discurso ao vivo do presidente Lula. Disse ter saído impressionado com “o poder de síntese, clareza e objetividade daquele homem”.
Na Reunião Extraordinária do CNS, representante da CEPA pede o fortalecimento das entidades filantrópicas
Na tarde do mesmo dia, o ministro José Gomes Temporão, dirigiu-se ao CNS - Conselho Nacional de Saúde para apresentar os detalhes do programa aos conselheiros nacionais.
De acordo com o ministro Temporão, o diálogo com a sociedade ainda está aberto, podendo o programa ser ajustado ao longo dos anos, com a contribuição dos movimentos sociais da área da saúde. O ministro ressaltou também a importância de que os Conselhos de Saúde assumam o compromisso de acompanhar e fiscalizar de perto a execução dos investimentos.
Fazendo uso da palavra na reunião do CNS, o representante da CEPA aludiu ao ponto do discurso do ministro Temporão no lançamento do “Programa Mais Saúde”, no sentido da ampliação e fortalecimento de trabalhos junto às instituições filantrópicas. O ministro ratificou essa disposição e prometeu estar presente nas próximas reuniões do CNS, para melhor esclarecer essa parte do programa.
Reflexões sobre o Pensamento, no “Missionários” de Santos
Em fevereiro último o C.E.Missionários da Luz (Santos/SP) desenvolveu uma série de atividades com a temática “Reflexões sobre o Pensamento”.
Assim, no dia 7/2, promoveu-se a integração com o grupo e a introdução ao tema. No dia 14, “Repensando a vida com o pensamento na saúde, na doença e na cura. O poder interior” e “A mente como modalidade de energia e a energização”. O ciclo foi encerrado dia 21, com novas atividades de integração do grupo e análise sobre as reflexões anteriores.
O C.E.Missionários da Luz é adeso à CEPA e colabora na realização da III Semana da CEPA na Baixada Santista, de 14 a 19 de abril próximo, cuja programação é divulgada na pg.2 deste boletim.
CEPAmigos promove eventos pelo Brasil
Em abril: João Pessoa. Em setembro: São Paulo. CEPAmigos integra família cepeana brasileira.
Dois importantes acontecimentos promovidos pela Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA no Brasil – CEPAmigos - já estão com sua agenda fechada para os meses de abril e setembro, respectivamente em João Pessoa e São Paulo.
Fórum do Livre Pensar Espírita, em João Pessoa
“A Evolução do Pensamento Kardecista” é a temática a ser desenvolvida, de 25 a 26 de abril, em João Pessoa, no Fórum do Livre Pensar Espírita, como mostra a programação abaixo.
Ademar Arthur Chioro dos Reis (SP), Almir Laureano (PB), Amely Martins (PB), Carlos Guimarães (PB), Emerson Aguiar (PB), Jacira Jacinto da Silva (SP), Marcelo Henrique (SC), Mauro Spínola (SP) e Wilson Garcia (PE) serão expositores do evento.
As inscrições estão abertas pelo e-mail assepe@assepe.org da Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa, entidade adesa à CEPA e anfitriã do Encontro.
Em Setembro, um Encontro Nacional para curtir amizades
Para a Secretária-Geral da CEPAmigos, Alcione Moreno, que planeja o Encontro de São Paulo, vai ser um evento “para curtir velhas amizades e fazer novos amigos.”
Após o Congresso da CEPA, que acontece de 4 a 8 de julho, em San Juan (Porto Rico), amigos da CEPA de todo o Brasil vão se reunir em São Paulo no 1º Encontro Nacional da CEPAmigos.
Dificuldades de agenda, impossibilidade de viajar ao Exterior e inúmeros outros motivos sempre impedem muitos espíritas simpáticos à CEPA de participar de seus Congressos. Para compensar, a CEPAmigos, entidade brasileira que congrega os espíritas ligados à CEPA, planejou esse Encontro.
A idéia é de se propiciar um evento com algumas palestras, uma vivência em grupo e muitos momentos de lazer. Para isso, já foi reservado o Hotel Terras Altas, situado próximo de São Paulo - 40 minutos - Km 292,5 da Rodovia Regis Bittencourt., na aprazível região de Itapecerica da Serra/SP. A temática será “Consciência”, com exposições de Wilson Garcia, Jacira Jacinto da Silva (presidente da CEPAmigos), Milton Medran Moreira (atual presidente da CEPA, que, então já terá encerrado seu mandato), Dante López e Ademar Arthur Chioro dos Reis (vice-presidentes da CEPA). Será também reservado um espaço para os Jovens da CEPA, vindos de diferentes partes do Brasil e, possivelmente, da Argentina. Haverá espaço na programação para a projeção de um filme, um jantar dançante e um show com o conjunto Alma Sonora.
Proximamente, será divulgada a programação e detalhes relativos ao local e hospedagem. Mas, os interessados poderão já fazer suas reservas e obter mais amplas informações com a Secretária da CEPAmigos, Alcione Moreno, pelo e-mail alcionem@uol.com.br .
Publicações recebidas
Neste espaço, consignamos o recebimento de publicações espíritas enviadas a título de cortesia para a CEPA ou para o Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, sede de redação do boletim. Pela limitação de espaço, o registro obedece a rodízio que permita a citação alternada de todas as publicações eventual ou habitualmente enviadas.
Jornal de Espiritismo – Ano V – Nº 26, Jan/Fev 2008 – Órgão da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal – ADEP – Destaque de capa para a reportagem da página central: “Allan Kardec – O Missionário”, entrevista com Carlos Alberto Ferreira, sobre a importância da vida e da obra de Kardec. Contatos: adep@adeportugal.org . Home-page: www.adeportugal.org .
Correio Fraterno – Ano 40 – Nº 419 – Jan-Fev 2008 – Publicação da Editora Espírita Correio Fraterno, São Bernardo do Campo/SP. O tradicional jornal espírita do ABC paulista inaugura com esta edição uma nova feição gráfica e moderna linha editorial. Destaca na primeira página: “A partir de agora, sua participação será ainda mais aguardada. As histórias, por exemplo, que circulam em sua cidade sobre o início do Espiritismo, ou mesmo os causos espíritas pode ser curiosidades para pessoas que vivem em realidade bem diferente da sua”. E-mail: correiofraterno@correiofraterno.com.br .
Progreso – Ano II - Nº 2 – Janeiro a Abril 2008 – Boletim Informativo da Associación Internacional para el Progreso del Espiritismo – AIPE - Brenes, Sevilha, Espanha. Nesta edição, a programação completa da III Jornada-Debate, organzada pela AIPE, com o tema “Pluralidade de Mundos Habitados”, que acontece em Ourense, de 20 a 22 do corrente mês de março. Para saber mais: progresoespiritismo@hotmail.com e www.progresoespiritismo.org .
O Espírita Mineiro – Ano 99 – Nº 301 – Jan/Fev 2008 – Órgão da União Espírita Mineira. Com o título de capa “Centenário da União Espírita Mineira”, o periódico noticia: “Mobiliza-se a Comunidade Espírita para comemorar os 100 anos da Casa Máter do Espiritismo em Minas Gerais. Todas as atenções convergem para o IV Congresso Espírita Mineiro, a realizar-se de 3 a 6 de abril de 2008, nas dependências do Minascentro”. E-mail: uembh@uembh.org.br . site: www.uembh.org.br .
Andalucía Espiritista – Ano VI – Nº 22 – Out/Dez 2007. Boletim de difusão da Associação Espírita Andaluza Amália Domingo Soler, Montilla, Córdoba, Espanha. Nesta edição, um amplo relato das VII Jornadas Andaluzas de Espiritismo que aquela entidade realizou dias 2, 3 e 4 de novembro em Almería. Segundo informa, Mercedes García de la Torre, presidenta da Asociacíon, as VII Jornadas Andaluzad de Espiritismo terão lugar na cidade de Huelva. Para saber mais: www.andaluciaespiritsta.es .
Dirigente Espírita Unificação – Ano XVII – Nº104 – Jan/Fev 2008. Veículo de Comunicação da USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Reportagem de capa: Encontro Estadual em Bauru: 150 anos do Espiritismo, destacando: “Por dois dias, Bauru tornou-se sede do Movimento Espírita Paulista. Para saber mais: www.use-sp.com.br .