América Espírita – Ano XI -  112 – Janeiro e fevereiro 2008

A palavra da CEPA: Coluna do CPDoc

Notícias:  DELEGADO DA CEPA PRESIDE IMPORTANTE ENTIDADE ESPÍRITA GAÚCHA  -  LIVRE PENSADORES FUNDAM INSTITUIÇÃO ESPÍRITA EM IBATIBA/ES  -  COLUNA  DO CPDoc   -  CEPAMIGOS – MUITAS ATIVIDADES EM 2008  -  CRÔNICASA DE MEDRAN NO DIÁRIO GAÚCHO  -  REPRESENTANTE DA CEPA RELATA SUA PARTICIPAÇÃO NO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE  -  EVANGÉLICOS PORTO-RIQUENHOS QUEREM BOICOTAR O CONGRESSO DA CEPA  

Publicações recebidas

A Palavra da CEPA

 

Coluna do CPDoc

 

Dia Internacional da Imprensa Espírita

Marcelo Henrique Pereira, membro do Conselho Executivo da CEPA, escreve sobre o Dia Internacional da Imprensa Espírita, comemorado em 1° de janeiro. Este ano celebram-se os 150 anos da Revista Espírita, dirigida durante 12 anos por Allan Kardec e que foi lançada em janeiro de 1858.

            1º de Janeiro é o Dia da Imprensa Espírita, em alusão à data de lançamento do primeiro periódico espírita do mundo, a Revista espírita (Revue Spirite - Journal D’Etudes Psychologiques), publicada por doze anos sob a direção de Allan Kardec. A Revue é considerada um dos maiores veículos de comunicação social espírita de todos os tempos, por sua abrangência e conteúdo, e ainda inspira diversos veículos da atualidade e seus editores e responsáveis.

Como imaginar, então, a Doutrina dos Espíritos sem o seu meio de veiculação na Sociedade? A Imprensa Espírita, assim, nos dias hodiernos, alberga todas as formas e todos os veículos de comunicação existentes bem como aqueles que, daqui por diante, sejam criados e/ou aperfeiçoados. Vale dizer que, no âmbito da imprensa especializada (espírita), os periódicos possuem o caráter da permanência e da atualidade das informações. Cada nova edição (impressa ou virtual) consolida e perpetua as idéias que compõem cada novo artigo ou texto doutrinário, tanto quanto as realizações de pessoas e instituições, por meio de coberturas jornalísticas e reportagens.

A Imprensa Espírita, deste modo, configura-se como o meio técnico-profissional autêntico e adequado para que as idéias espiritistas sejam imorredouras, perpetuando-as no tempo e no espaço sem, contudo, caírem no imobilismo e na repetitividade. Do contrário, como instrumentos da atualidade do pensamento espírita, os diversos meios de comunicação promovem a divulgação dos princípios e idéias fundamentais do Espiritismo, ao mesmo tempo em que abrem espaço para a discussão e o debate de novas informações – sejam elas egressas do próprio exercício do raciocínio e da pesquisa dos homens (espíritos encarnados) como pela continuidade do intercâmbio mediúnico que possibilita o acesso a novas informações de origem espiritual.

Efetivamente, milhões de pessoas – graças à imprensa escrita no Brasil e, pela Internet, em todos os cantos do Planeta – podem tomar ciência e contato com as informações de teor espiritual, concebidas por meio de fenômenos mediúnicos e acompanhar as manifestações que o exercício do raciocínio e da lógica dos estudiosos e especialistas espíritas produzirem nas diversificadas áreas do conhecimento humano-espiritual.

Contudo, o traço marcante da imprensa espírita da atualidade e dos tempos vindouros será a alteridade, para possibilitar o diálogo fraterno e não-excludente entre os homens de nosso tempo, espíritas ou não, justamente na esteira da concretização dos ideais de convivência pacífica entre pessoas de diferentes convicções, na busca do entendimento e do aprendizado recíprocos: a fraternidade entre os homens, por excelência.

Todos nós, que militamos na comunicação social espírita, esperamos que os espíritas em geral se conscientizem da importância da Imprensa Espírita, colaborando com os esforços específicos de valorização do papel que ela possui na disseminação do conhecimento espírita e espiritual, contribuindo com a promoção da felicidade humana. Deste modo, mister se faz que as individualidades e as instituições vinculadas ao pensamento espírita invistam e apóiem projetos e iniciativas no âmbito comunicativo espírita, mormente no aporte de recursos financeiros necessários a tal nobre tarefa.

Finalmente, nada mais justo, portanto, que efetivar, anualmente, comemorações desta insigne data, durante todo o mês de janeiro, homenageando, ainda, o insigne Allan Kardec, como Patrono da Imprensa Espírita Internacional, por meio de programações festivas e doutrinárias, chamando a atenção do público interessado para a importância da Imprensa Espírita, e promovendo esforços no sentido de fortalecer e aprimorar esta atividade.

            Viva Kardec! Viva a Imprensa Espírita!

Marcelo Henrique Pereira

cellosc@floripa.com.br

------

2008 - Ano do Congresso da CEPA

Você já fez sua inscrição?

Prepare seu passaporte. Obtenha ou renove seu visto para os Estados Unidos. 2008 é o ano do XX Congresso Espírita Pan-Americano, um acontecimento para unir a América espírita, com importantes participações também de pensadores espíritas da Europa. Acesse o site oficial do Congresso – www.conocenos.org/CEPA2008 e saiba tudo sobre esse evento. Informações também no site oficial da CEPA – www.cepanet.org .

 

(CARTAZ DO CONGRESSO DA CEPA)

Notícias da CEPA

 

Delegado da CEPA preside importante entidade espírita gaúcha

            José Budó, Delegado Especial da CEPA, na cidade de Santa Maria/RS (Brasil) foi eleito presidente da Sociedade Estudo e Caridade, mantenedora do Lar de Joaquina, naquela cidade para o biênio 2008/2009,

            Juntamente com os demais integrantes da novel Diretoria, Budó assumiu no dia 2 de janeiro último. Fundada em 1927, com a denominação de Grupo Caridade e Estudo, a Sociedade Espírita Estudo e Caridade, completou, no próximo dia 13 de abril, 80 anos de existência. O site www.lardejoaquina.com.br traz todo o histórico dessa destacada instituição espírita que mantém, na cidade, uma das mais importantes obras sociais: o Lar de Joaquina. No momento, com a colaboração de toda a comunidade, um novo edifício está sendo construído para abrigar a obra social e as atividades doutrinárias da instituição.

            A seguir, a nominata da nova Diretoria

            Presidente: José Setembrino Dorneles Budó. Vice-presidentes: Hélio João Belinazo (Patrimônio e Segurança), Laci Batista Ferreira (Administração e Finanças), Almerinda Dias Brandi (Educação, Assistência e Promoção Social), José Avelino Nunes (Estudos do Espiritismo). Conselho Fiscal: Jefferson Mandracio Fagundes, Carmen Silva Silveira e Carlos antônio Montagutti da Cunha (titulares) e Nilcemar Samuel Kessler, Maria Leodina Vieira e Jone Maria Mendonça Rech (suplentes).

 

Livre-Pensadores fundam instituição espírita em Ibatiba/ES

            Em mensagem postada na lista de discussão da CEPA, na Internet, Herivelto Carvalho, integrante do grupo, comunicou a fundação de uma nova instituição espírita “inspirada nos mesmos princípios que norteiam a postura da CEPA”. Com a denominação de Sociedade Kardecista de Estudos e Desenvolvimento Humano, a nova entidade será reconhecida também pela sigla SKEDH, com sede na Rua Nacif Alcure Sobrinho, 46, no município de Ibatiba, Estado do Espírito Santo (Brasil). A data oficial da fundação será 15 de fevereiro próximo.

            A SKEDH contará inicialmente com 21 membros ativos, não apenas de Ibatiba, como também nos municípios de Vitória, Linhares, Iúna e Venda Nova (no Espírito Santo) e Caratinga e Manhuçu (em Minas Gerais). Será uma instituição cultural espírita destinada a promover cursos e eventos de divulgação do espiritismo, apresentar projetos de desenvolvimento humano e social em parceria com ONG's e outros tipos de instituições especializadas. Também promoverá o diálogo e o intercâmbio doutrinário com outras instituições espíritas regionais ou nacionais, criará material de divulgação do pensamento espírita como boletins, jornais, websites, panfletos, etc. Tudo “com ênfase no caráter laico, kardecista e livre-pensador do espiritismo”, segundo escreveu Herivelto em seu comunicado.

            Um projeto que amadurece desde 2001

            Segundo ainda Herivelto Carvalho, a nova entidade é uma realização de um grupo de espíritas da cidade de Ibatiba que, em 2001, conheceu os ideais da CEPA e passou a estudá-los: “Desde então surgiu a necessidade de criar uma nova instituição no Espírito Santo que realizasse a divulgação dessas idéias. Ainda em 2001, mantivemos um breve contato com o presidente Milton Medran que nos deu seu apoio, porém não tínhamos ainda condições de concretizar o projeto. Agora que nos sentimos mais amadurecidos e prontos para essa tarefa, decidimos concretizar nosso objetivo”.

Os integrantes do grupo pretendem formular um pedido oficial de adesão à CEPA, após sua fundação, mas, desde já, desejam manter contato com os espíritas livre-pensadores vinculados à instituição pan-americana. Para isso, Herivelto põe à disposição seu e-mail pessoal: heriveltocarvalho@gmail.com.

Medran congratula-se com o grupo

Em mensagem dirigida a Herivelto Carvalho, o presidente da CEPA, Milton Medran Moreira, congratulou-se com o grupo pela corajosa iniciativa. Disse que todas as instituições espíritas deveriam nascer e crescer com essa inspiração, genuinamente kardecista, mas que, lamentavelmente, em sua maioria, são fundadas ou se desenvolvem como templos religiosos, distanciados dos verdadeiros objetivos do conhecimento espírita. Desejou êxito pleno ao grupo e manifestou o integral apoio da CEPA.

Coluna do CPDoc

Túnel de Relacionamentos

 

Júlia Cristiane Schultz Pereira*

 

Recentemente foi publicado o livro “Túnel de Relacionamentos” pela Editora EME, de Capivari (SP), escrito por Marcelo Henrique Pereira, advogado, auditor público, professor universitário e mestre em ciência jurídica. O autor é membro do CPDoc e estudioso dos temas “adolescência e sexualidade”, os quais são encontrados com destaque em sua obra, que versa sobre os relacionamentos afetivos, amorosos e sexuais.

Entre os muitos capítulos do livro que tratam destas questões, Marcelo analisa as questões afetas ao “Planejamento familiar” e à “Homossexualidade”. Sobre o planejamento familiar, aponta a importância do livre arbítrio na decisão de ter (ou não) filhos, as sugestões que recebemos dos Espíritos quanto à escolha e afasta a idéia de “destino”, em que os encarnados estão apenas cumprindo um papel como sendo personagens de uma história já traçada. Quanto à homossexualidade, aponta que o homossexual não é um ser que está condenado a carregar um fardo por ser diferente dos demais, tampouco abraça a idéia simplista de buscar a explicação para o comportamento homossexual relacionada à constância de encarnações do ser sob a mesma polaridade sexual (várias encarnações sucessivas como homem ou como mulher), o que levaria erroneamente a se supor que alguém, em determinada encarnação, pudesse nascer com o sexo oposto à sua “tendência” e, por isso, não se adaptaria ao novo corpo, optando por vivências homossexuais. De qualquer modo, os estudos de Marcelo Henrique proporcionam a salutar análise das questões pontuais de nosso presente, sendo um estímulo ao debate espírita e a novos estudos nesta área. 

No livro é possível encontrar temas tanto para adolescentes quanto para adultos, pais e educadores, bem como pessoas que tenham interesse em temas atuais, esclarecendo alguns aspectos que merecem estudo e ainda estão carentes de bibliografia e orientação espírita. É fruto de estudos e vivências do autor, por mais de duas décadas, procurando levar o leitor a uma viagem pelo túnel da descoberta de si próprio, incluindo seus sentimentos, medos, ansiedades, dúvidas e também na descoberta e aceitação do outro enquanto individualidade e espírito em processo constante de aprendizagem.

A forma como a obra é apresentada permite uma leitura sem que necessariamente haja lido outros capítulos previamente, assim, é possível ler abrindo o livro ao acaso e estudar uma parte em que haja maior necessidade ou interesse no momento. Além disso, no início do livro são disponibilizados “Categorias e conceitos operacionais”, relativas às palavras, expressões ou definições utilizadas nos capítulos.

Os temas se complementam, no sentido de promover a reflexão e a revisão de conceitos até então tidos como únicos no movimento espírita, e a sua forma crítica e ousada de escrita leva o leitor ao questionamento acerca de muitos significados tradicionalmente divulgados.

A obra tem sido lançada em diversas cidades do Brasil e, também, na Argentina, estando programadas conferências e autógrafos em outras cidades brasileiras.  Ela é encontrada em livrarias espíritas, nas casas espíritas em que o lançamento foi realizado, na própria editora (www.editoraeme.com.br) ou por pedido à Revista Espírita Harmonia (harmonia@floripa.com.br). A primeira edição (1.500 exemplares) se esgotou em 100 dias, o que levou a editora a publicar uma segunda tiragem, com mais 1.000 exemplares, para atender a procura e agora está na terceira edição.

Trabalhos publicados, os eventos que promove e outras informações sobre o CPDoc podem ser acessados no site http://geocities.yahoo.com.br/cpdocespirita. Contatos diretos podem ser feitos através do e-mail cpdocespirita@yahoo.com.br.

 

*Júlia Cristiane Schultz Pereira - Administradora, mestranda em administração, professora universitária, educadora, palestrante e articulista espírita, secretária do Centro Cultural Espírita Herculano Pires, diretora de comunicação social da Associação dos Divulgadores do Espiritismo de Santa Catarina  participante do CPDoc.

 

Notícias da CEPA

 

CEPAmigos – Muitas atividades em 2008

A Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA – CEPAmigos – elaborou um cronograma de atividades para 2008 com atividades na Baixada Santista (começando por Santos, já no mês de fevereiro), e estendendo-se  em diferentes meses do ano, por São Paulo (Capital), Curitiba (PR), João Pessoa (PB), Pelotas/RS e Bragança Paulista/SP.

            Acompanhe, abaixo, a comunicação com o respectivo cronograma. Nas sucessivas edições mensais deste boletim, estaremos dando detalhes do próximos eventos.

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS DELEGADOS E AMIGOS DA CEPA  CRONOGRAMA DE TRABALHOS  E EVENTOS A SEREM REALIZADOS NO ANO DE 2008. 

 

Cronograma 2008

 

FEVEREIRO - CPDoc/CEPAmigos – 16 e 17 de fevereiro – Santos/P

 

MARÇO – dia 16 Almoço confraternativo – Santos/SP

 

ABRIL -  Semana da Baixada Santista -  13 a 18  abril

  

ABRIL – CEPamigos -   João Pessoa/PB – 25 a 27

 

MAIO -  CPDoc/CEPAmigos – 17 e 18  São Paulo/SP

  

JUNHO -  4 a 8  Congresso em Porto Rico

  

JULHO -  CPDoc/CEPAmigos – Curitiba/PR –12 e 13 de julho

 

SETEMBRO -  I Encontro Nacional da CEPAmigos São Paulo/SP -   26/27/28 

 

OUTUBRO -  CEPamigos   - Pelotas   17 a 19

 

 

NOVEMBRO -  CPDoc/CEPAmigos – Bragança Paulista/SP

15 e 16 de novembro ( é feriado, mas cai no sábado).

 

 

Todos estão convidados a participar.

 

Atenciosamente,

 

A Direção CEPAmigos


Primeira atividade do ano – Santos/SP – 16 e 17 de fevereiro

A primeira atividade programada pela CEPAmigos, em parceria com o CPDoc Centro de Pesquisa e Documentação Espírita, está marcada para os dias 16 e 17 de fevereiro, com a seguinte programação:

 

 

Dia 16 – sábado – 15:00 hs

- Direito e BioéticaMarcelo Henrique

- Pense – José Rodrigues.

Dia 16 - Sábado  ás 19h30min  - Lançamento do Livro Túnel de Relacionamentos – Marcelo Henrique.

 

Dia 17 – domingo – 9h . Educação – Dalmo Duque

 

 

Crônicas de Medran no Diário Gaúcho

            A editoria de opinião do Diário Gaúcho enviou comunicado ao presidente da CEPA de que, no ano de 2008, estão reservados espaços nas seguintes datas para a edição da coluna do jornalista Milton Medran Moreira naquele diário:

Janeiro: 08 e 29/01 – Fevereiro: 19/02 – Março: 11/03 – Abril: 01 e 22/04 – Maio: 13/05 - Junho:03 e 24/06 – Julho: 15/07 – Agosto: 05 e 26/08 – Setembro: 16/09 – Outubro: 07 e 28/10 – Novembro: 18/11 – Dezembro: 09 e 30/12.

Medran colabora com aquele jornal de ampla circulação no Rio Grande do Sul, desde a fundação do mesmo, em 2000. Já são mais de 300 crônicas publicadas na secção “Com a Palavra” e que estão preservadas em arquivos à disposição de quem as deseje receber por e-mail. Basta contactar com o autor, através do e-mail: medran@via-rs.net.

A coluna também pode ser lida via internet, pelo site do jornal: www.clicrbs.com.br/jornais/diariogaucho . Uma vez no site do Diário Gaúcho, clique em “Com a Palavra”.

 

Representante da CEPA relata sua participação no Conselho Nacional de Saúde

Luiz Antônio de Sá, Delegado da CEPA em Anápolis/GO (Brasil), e representante da Confederação Espírita Pan-Americana no Conselho Nacional de Saúde (Brasília), participou, dias 9, 10 e 11 de janeiro último, da 181ª reunião ordinária do CNS - Conselho Nacional de Saúde.

Em minucioso relatório enviado ao presidente da CEPA, Sá detalha os temas tratados por aquele importante órgão que cuida de políticas públicas de saúde no Brasil.

Com a presença do Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foram discutidos aspectos importantes relativos à saúde, especialmente após a cessação do CPMF.

CEPA questiona Ministro da Saúde sobre projeto “Mais Saúde”

O representante da CEPA, aproveitando a presença do ministro, e em solidariedade aos anseios e colocações dos demais conselheiros, informa haver indagado do ministro se estava de pé a sua proposta de estar presente no CNS para uma apresentação e discussão detalhada sobre o PAC/Saúde, conhecido como “Mais Saúde”, agora diante desse novo contexto, com novos desafios, sem os recursos que viriam da CPMF. Em resposta à sua colocação, o ministro reafirmou esse compromisso de reapresentar e discutir o “Mais Saúde”.

Na reunião do CNS houve ainda a apresentação da Comissão Intersetorial de Eliminação da Hanseníase, mostrando o que tem sido feito neste setor e o que tem se conseguido de avanço na área. Vários conselheiros consideraram fundamental o trabalho de ampliação e fortalecimento do sistema para o diagnóstico prévio que gerará uma maior eficácia no tratamento. Em nova intervenção, Luiz Antônio de Sá lembrou um caso de óbito de uma jovem em Anápolis/ GO, por hanseníase, pois que a mesma negava a doença e por isso não tomava os medicamentos, negação esta que se fortificava com a postura de membros da família que, até onde se soube, contribuíam para a negação da doença. Sobre o assunto, indagou Sá sobre a possível ampliação do trabalho para uma melhor cobertura de informação e acompanhamento psicológico para os doentes e suas famílias. A resposta foi de que esses trabalhos em parte são feitos, mas que precisam ser mais bem implementados, o que não é fácil.

Foi também enfrentada a questão da febre amarela no Brasil, diante do aparecimento de alguns casos fatais.

 Posteriormente houve a apresentação do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, pelo coordenador do programa,. Draurio Barreira, demonstrando o que tem sido feito e os avanços também nesse setor.

Pelo laicismo e contra posturas dogmáticas no CNS

Assunto ressaltado em oficina de avaliação rferiu-se à representação da Igreja Católica, especificamente da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, na 13ª Conferência Nacional de Saúde. Registrou-se que, à revelia da comissão organizadora da conferência, a CNBB introduziu um bispo na mesa de abertura do evento. Também à revelia, realizaram cultos (missas) durante toda a conferência, tendo ainda os representantes da CNBB procurado ocupar todos os espaços do evento, espaços esses previamente reservados para representações de outros segmentps da sociedade. Neste contexto, mencionou-se ter havido lesão à natureza laica do Estado, eis que a intolerância e a postura dogmática religiosa obstruíram o diálogo entre as diferenças e o produtivo debate político.

 Diz Sá, “Como representante da CEPA, fiz minha participação no sentido de esclarecer que, embora façamos parte do mesmo bloco de representação da CNBB, não concordamos com qualquer postura dogmática que, sobretudo, impeça a troca de conhecimentos e a discussão produtiva, até porque a CEPA é uma instituição que defende uma interpretação laica, livre-pensadora, progressista e dinâmica do Espiritismo”. Disse ainda o representante da CEPA que “a postura dogmática, ou dogmatismo, não abrange ou afeta somente a esfera religiosa, sendo que existem também outras formas, como o dogmatismo científico e posturas dogmáticas pessoais. Sendo assim, vencer o dogmatismo constitui um desafio para muita gente, religiosa ou não, pois o mesmo obstrui o diálogo, a melhor convivência entre as diferenças, enfim, obstrui o progresso”.

 

Notícias da CEPA

 

 

 

Evangélicos porto-riquenhos querem boicotar o Congresso da CEPA

Comunicações pela Internet conclamam o “povo de Deus” a fazer orações e jejuns, anunciando “guerra espiritual” para que o Congresso não se realize.

            Intolerância religiosa

José Arroyo, presidente da Escuela Espírita Allan Kardec, de Rio Piedras, Porto Rico, e membro da Comissão Organizadora do XX Congresso Espírtita Pan-Americano, enviou ao presidente da CEPA o comunicado que segue para ser divulgado a toda a comunidade espírita:

“Estimados hermanos espíritas y simpatizantes:

En una flagrante demostración de que a través de la reencarnación recapitulamos nuestros gustos, tendencias y pasiones, hoy los espiritistas volvemos a ser víctimas de la Inquisición. Esta vez, no se nos persigue son hogueras, guillotinas, horcas ni con torturas físicas; como ocurrió en el pasado vergonzoso de las iglesias cristianas, sino esta vez se utilizará una herramienta más poderosa y sigilosa, por su poder de resonancia, de constancia y de energización: el pensamiento. Te invito a que leas el siguiente mensaje que está siendo difundido por internet y que fuese creado por un grupo religioso.

A mensagem

Transcrevemos, a seguir, a mensagem que esses grupos religiosos estão divulgando pela Internet, em toda a Ilha de Porto Rico:

 "Es hora de unirnos como pueblo de Dios en contra del Congreso Espiritista Panamericano a llevarse a cabo en nuestra isla, Puerto Rico, del 4-8 de junio de 2008 en el Holiday Inn de Isla Verde. 

El pasado domingo salio en el periódico un articulo sobre dicha actividad en la cual estarán
visitando la isla mas de 300 espiritistas de Latinoamérica y España.   En el articulo se entrevisto al Presidente de dicho Congreso y este decía que el pueblo puertorriqueño esta equivocado con lo que es el espiritismo. El decía que el espiritismo no es una religión ni nada malo, que el espiritismo es 'una ciencia' que estudia los fenómenos espirituales y sobrenaturales, NADA MAS.  También dijo que el propósito de este congreso es educar a Puerto Rico con relación a esta 'ciencia' para que toda la isla se una a ella, o sea, reclamar la isla para el espiritismo.

Amado hermano y amigo, no podemos permitir que esto ocurra.  Sabemos las repercusiones espirituales que puede tener el solo hecho de que estos espiritistas lleguen a suelo puertorriqueño. Es por esto que debemos unirnos mas que nunca y oración, ayuno y guerra espiritual para detener este evento.  No podemos esperara a la semana antes para hacerlo, HAY QUE HACERLO YA!!!  El Ministerio Internacional Odres Nuevos se ha unido con otros pastores e iglesias de Puerto Rico y estaremos ayunando todos los miércoles de aquí en adelante y no nos detendremos hasta saber que la actividad fue cancelada.  Digámoslo a nuestros pastores y lideres y unámonos en estos ayunos y la intercesión por nuestra nación.  Para mas información puede comunicarse a los siguientes números: 787-603-7887 o 787-220-3328. Por favor, dale "Forward" a todo el que conozcas".

O comentário de Arroyo

Segundo a manifestação de José Arroyo, Claramente, el progreso, lento pero real, de las leyes civiles nos cobija y nos permite expresarnos libremente sin temor a ser perseguidos y amedrentados. En vista de que no se nos puede atacar y violentar con los actos, ahora seremos atacados por parte de aquellos que trabajan en pro del ‘evangelio y del amor’. Acrescenta o dirigente espírita porto-riquenho: Si comprendiesen que no nos interesa la aparente hegemonía que tienen. Que no interesamos el enriquecernos de los diezmos de ‘su pueblo’. Que la libertad de pensamiento no debe causarles pavor. Si vislumbraran que la intolerancia y la violencia tienen muchas máscaras y ellos bailan a gusto en esa fiesta de disfraces. Tal vez, si percibiesen que trabajamos en distintos frentes por un Bien Común, no nos verían como una amenaza”.

            Conclamação aos espíritas de Porto Rico

            Em sua comunicação, José Arroyo sustenta: “Hoy, mientras todos los puertorriqueños con algún grado de conciencia nos sumamos a las filas de las iniciativas contra la violencia, a favor de la Paz, no solo pidiendo sino construyendo un mejor mañana, tenemos que trabajar por demostrar que la Paz no se consigue orando y meditando, sino poniéndola en práctica. Son oportunidades como éstas en las que evidenciamos quienes son mejores, los atacantes, los beligerantes o los estoicos y los valientes”. Diz também: “Sintámonos honrados porque causamos preocupación. Si no fuésemos importantes, nadie nos notaría cuando nos movemos. Sintámonos comprometidos, porque sabemos que el bombardeo de pensamientos antagónicos no podrá contra nuestra Voluntad enfocada en el Bien y el Amor por la humanidad”. Para o dirigente espírita porto-riquenho, Es ahora que con más ahínco, con más ímpetu, con más ganas, los espiritistas de Puerto Rico debemos dejar atrás las distancias físicas y filosóficas para patrocinar el Congreso de CEPA 2008”.

Publicações recebidas

Neste espaço, consignamos o recebimento de publicações espíritas enviadas a título de cortesia para a CEPA ou para o Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, sede de redação do boletim. Pela limitação de espaço, o registro obedece a rodízio que permita a citação alternada de todas as publicações eventual ou habitualmente enviadas.

La Idea – Revista de Espitismo – Ano LXXXIII, 626, Maio/Agosto 2007. Órgão da Confederação Espírita Argentina. Destaque para as seguintes matérias: “El más allá em nuestras manos”, “Los matices de la capacidad mediúmnica”, “El poder de la oración”, “El más elevado estado de consciencia”. Contatos com a redação: confespirarg@speedy.com.ar

Revista ICESP – Publicação do Instituto de Cultura Espírita de São Paulo. Ano 6, 24, 4º trimestre 2007. Seguindo a série “A História do Espiritismo – Grandes vultos da doutrina”, trabalho do diretor da revista, Paulo Toledo Machado, é apresentada biografia de Gustavo Geley (1868/1924), “metapsíquico e cientista de renome mundial, foi presidente do Institut Metapsychique International, de Paris. Site: www.frontier.com.br/Icesp .

Correio Fraterno – Publicação da Editora Espírita Correio Fraterno – Ano 40 – 418 – Nov/Dez 2007. Destaque de capa para: “Colômbia sedia Congresso Mundial” Na matéria especial sobre o evento: “Alegria, ritmo e muito estudo embalam o Congresso Mundial”. Para conhecer melhor: www.correiofraterno.com.br .

Harmonia – Revista Espírita – Ano XVI – 159 – Publicação da Associação dos Divulgadores do Espiritismo de Santa Catarina. Matéria de capa: “Haverá Unidade Espírita algum dia?” Na página central, artigo de Wilson Garcia: “Herculano Pires e a religião dos espíritas: convergências e divergências de um pensamento”. Para contactar: harmonia@floripa.com.br .

Grupo Espírita Trabalho e Amor – Boletim do GEPA – Areia Branca – Santos/SP – Ano XI – Dezembro 2007. Do editorial “Transmigração do Espírito”, texto de Carlos Roberto Messias: “Tal como é entendida, a metempsicose é falsa ao considerar a transmigração do homem para o animal e do animal para o homem...”. Fone: 3291-5991.

O Espírita Mineiro – Órgão da União Espírita Mineira – ano 99 – Número 300 – Belo Horizonte/MG – Novembro/Dezembro 2007. Na capa: “NMatal – Perene Convite ao Amor”. Do texto: “O Espiritismo, ante o esplendor dos exemplos do Mestre, pode ser considerado como a Manjedoura, sobre a qual o Espírito Crístico permanece em plenitude de vida abundante”. Home-page: uembh@uembh.org.br .

O Imortal – Jornal de Divulgação Espírita, Cambe/PR. – Ano 55, 646 – Dezembro 2007. Destaque no noticiário: A Federativa paranaense tem novo presidente: Francisco Ferraz Batista foi eleito presidente para o próximo biênio. E-mail: limb@sercomtel.com.br

Sei – Boletim semanal editado pelo Lar Fabiano de Cristo – Rio de Janeiro/RJ. – 2070 – 1º.12.07. Na capa, artigo de George Abreu de Souza “A Busca da Paz Através da Oração”. Do texto: “A oração constante, feita com a maior simplicidade, em qualquer lugar, sem qualquer ritual preparatório, é a grande descoberta que a consciência espírita nos oferece”. Para conhecer melhor: www.lfc.org.br/sei .