América Espírita – Ano X -  108 – Setembro 2007

A palavra da CEPA:  Taxa de inscrição ao Congresso de Porto Rico foi reduzida

Notícias: Comunicação em inglês    Coluna do CPDoc --  CEPA no Conselho Nacional de Saúde  --   CEAK em festa --  Professor Moacir tem atividade em Santos  --   Sociedad Espiritismo verdadero – Rafaela, Argentina   --  A CEPA no Simpósio de SAntos

Publicações recebidas

Palavra da CEPA

 

     Taxa de inscrição ao Congresso de Porto Rico foi reduzida

 

 

Uma notícia importante para os interessados em participar do XX Congresso Espírita Pan-Americano: a taxa de inscrição acaba de ser reduzida de 250 para 200 dólares por pessoa.

            Ajustes nos preços de serviços e alterações cambiais permitiram a redução, aprovada pela Comissão Organizadora do Congresso. A taxa de inscrição inclui: material do Congresso, desjejum, almoço e lanches durante os quatro dias do evento: de 4 a 8 de junho de 2008.

            A decisão foi tomada em recente reunião da Comissão Organizadora do grande evento que a Confederação Espírita Pa-Americana realiza, na cidade de San Juan, capital de Porto Rico, no próximo ano. A redução da taxa é fruto de um esforço especial dos companheiros espíritas porto-riquenhos, sensíveis aos apelos de espíritas de vários países cujas diferenças cambiais relativamente ao dólar dificultam a participação. Com esta providência, reduz-se o custo ao patamar mais baixo possível.

A hospedagem, no Hotel Holiday In San Juan, que será a sede do Congresso, oferece descontos especiais aos participantes do evento. O valor, exclusivo para os participantes do Congresso e seus acompanhantes, é de 130 dólares para duas pessoas. Camas extras, no mesmo apartamento, custarão 25 dólares por pessoa. A essas tarifas acrescem-se os impostos legais.

O apelo que desejo fazer é de que prestigiemos os esforços de nossos companheiros porto-riquenhos e participemos desse magnífico Congresso em uma das mais aprazíveis regiões das Américas.

Prepare com antecedência seu visto americano (necessário para o ingresso em Porto Rico) e seu passaporte.

            Para maiores informações, assim como a formalização da inscrição, basta acessar o site oficial do Congresso: www.conocenos.org/CEPA2008.

            Faça já sua inscrição e garanta sua participação no grande evento espírita pan-americano de 2008.

Milton R. Medran Moreira

medran@via-rs.net

 

 

 

As tardes do Congresso serão reservadas aos temas livres

 

Você pode inscrever seu trabalho. Conheça o regulamento.

 

            Duas tardes do XX Congresso Espírita Pan-Americano estarão reservadas para o Fórum de Temas Livres, um espaço sempre disponibilizado pela CEPA aos espíritas do mundo inteiro.

            Em cada uma dessas tardes, nove expositores, em três diferentes salas, poderão expor seus temas. Há, pois, espaço para 18 exposições de temas livres.

            Pode ser a sua oportunidade de propor seu tema em um Congresso Espírita de nível internacional.

            Os temas livres poderão versar sobre cinco modalidades: Trabalho Original (versando sobre a temática do Congresso); Revisão Bibliográfica (versando sobre temas já desenvolvidos por outros autores espíritas ou não); Relato de Casos (exposição de casos experimentais na área mediúnica ou metodológica) Apresentação de Pôster (qualquer das modalidades acima em apresentação gráfica, tabelas ou imagens, com texto limitado).

            As áreas temáticas desenvolvidas nos trabalhos poderão ser: doutrinária, lingüística, paradigmática, epistemológica ou metodológica.

            Para conhecer o regulamento do Fórum de Temas Livres do XX Congresso Espírita Pan-Americano, acesse a home-page do Congresso: www.conocenos.org/CEPA2008 .

 

Notícias da CEPA

Comunicação em inglês

 

A partir da edição número 36 (agosto/2007), o boletim eletrônico da CEPA, editado por Néventon Vargas, nosso Diretor de Comunicação Social, passou a contar com a versão em inglês, cujas traduções são feitas por Marcelo Henrique Pereira, Secretário da Promoção da Juventude e Delegado da CEPA na região metropolitana da cidade de Florianópolis - Estado de Santa Catarina - Brasil.

 A versão em espanhol é distribuída desde os primeiros números, contando com a colaboração permanente e eficiente de Pura Argelich (Barcelona - Espanha) e auxílio eventual de outros companheiros, como Juan Cenizo e Matias Quintana (Argentina), Dévora Viña Carrascoso (Espanha) e Paulo Tiecher (Brasil).

A Secretaria de Comunicação Social da CEPA agradece a todos pela colaboração. Entretanto, outros interessados em ajudar serão bem recebidos, uma vez que a divulgação em inglês e espanhol pela Home Page - www.cepanet.org – ainda está bastante defasada, por falta de colaboradores e de matéria produzida nesses idiomas.

Se você ainda não recebe, em seu correio eletrônico, o boletim CEPANewsletter, com notícias sempre atualizadas da Confederação Espírita Pan-Americana, solicite a secsomcepa@cepanet.org .

 

Fac-simile do boletim

O boletim CEPANewsletter é enviado ao correio eletrônico dos interessados, nas versões em português, espanhol e, agora, também em inglês.

 

A CEPA no Conselho Nacional de Saúde – Brasil

O Conselheiro Luiz Antônio de Sá, 1o Suplente da representação da CEPA no Conselho Nacional de Saúde esteve presente da 175a reunião, realizada dias 11 e 12 de julho. Além da recomposição das Comissões, que assessoram o plenário na discussão e proposição de políticas nas respectivas áreas de atuação, destacamos o debate sobre o Programa de Aceleração do Crescimento/Plano Plurianual 2008/2011 (PAC/PPA 2008/2011) e suas implicações na saúde.

Outro ponto a destacar foram os informes sobre a intensa movimentação no CNS, nos CES (Conselhos Estaduais de Saúde) e CMS (Conselhos Municipais de Saúde) em função da 13ª Conferencia Nacional de Saúde que ocorre nas três esferas, no decorrer do ano. A etapa nacional será de 14 a 18 de novembro, em Brasília-DF. Tudo sobre a conferência pode ser visto na página.http://conselho.saude.gov.br/web_13confere/index.html.

Da 176a reunião, que aconteceu nos dias 8 e 9 de agosto, destacamos a apresentação do Programa de Inclusão Digital do Conselho Nacional de Saúde, cujo projeto foi elaborado pela Comissão Intersetorial de Comunicação e Informação em Saúde – CICIS, na qual a CEPA participa através do  Conselheiro Titular Néventon Vargas, presente na referida reunião do CNS. Na ocasião, o Conselheiro Marcelo Henrique Pereira, 2o Suplente, foi indicado para compor a relatoria da 13a Conferência Nacional de Saúde.

Nesta reunião também se discutiu o PPA 2008/2011, mas o plenário decidiu por reunião extraordinária dia 22 de agosto em função da importância do assunto, das inúmeras lacunas para o exercício do controle social e dos prazos para ação junto ao Congresso Nacional.

 

Boletins Espíritas na Internet

            Nossa redação registra o recebimento dos seguintes boletins eletrônicos, que são distribuídos diretamente aos interessados, via e-mail:

            - Boletim Informativo dos Centros Espíritas “João Batista” e “Nosso Lar”, ambos da cidade de Jacarezinho/PR, Brasil, edição de Jose Lázaro Boberg e José Aparecido Sanchez . Os interessados em receber o boletim, regularmente, podem solicitar para jlboberg@uol.com.br .

             - Nueva Generación – Periódico de Cultura Espírita – editado pelo Grupo Nueva Generación, Guatemala. Diretor: Daniel Torres. Interessados podem solicitar para o e-mail: gnuevag@yahoo.com .

 

Coluna do CPDoc

 

UM ENFOQUE ESPÍRITA PARA A QUESTÃO DA CRIMINALIDADE

 

Jacira Jacinto da Silva§

 

Entendendo que a prisão e as outras formas de punir deveriam ser um instrumento do Estado para a contenção da criminalidade, é necessário compreender as causas do crescimento da violência e do crime, procurando evidenciar o perfil do homem afeto ao crime enquanto ser imortal. Uma pesquisa em desenvolvimento no CPDOC, a cargo da autora, trabalha com esse tema.

O espiritismo, enquanto filosofia que considera o homem transcendente e sobrevivente à vida terrena, parte da certeza de que a sede da inteligência é o espírito imortal, e permite concluir que a decisão de infringir a ordem social e sua conseqüente responsabilidade, não se restringem aos estreitos limites da vida física.

Infere-se, então, que a questão da criminalidade deve ser estudada sob a ótica da prevenção. Analisando o perfil do criminoso constata-se que na sua grande maioria, deriva de um meio social doentio, em que se cultivam valores distintos daqueles que a sociedade convencionou razoáveis. A par disso, o Estado não se desincumbe do seu papel de administrar a pena de tal forma que ela possa representar, ao mesmo tempo, repressão e discernimento acerca da inadequação da conduta. Tanto se faz prevenção antes do crime, como depois da sua efetivação. O índice de reincidência nos estabelecimentos penitenciários tradicionais chega à casa de 80%. Em modernos centros de ressocialização, onde a pena é executada com vistas à sua utilidade, já se conseguiu baixar esse percentual para o nível de 15%.

A questão da prevenção à criminalidade precisa ser trabalhada dentro e fora do meio espírita por se tratar de um problema social e atual, do qual, lamentavelmente, todos nos esquivamos, como se não nos dissesse respeito. Extrai-se da literatura espírita que as pessoas se apresentam na vida pela somatória do acervo ou bagagem intelectual e moral trazida de encarnações pretéritas, com o aprendizado assimilado na presente existência.

Significa dizer que o meio precisa oferecer condições adequadas de aprendizado. Se um espírito inferior acena para um desejo de aprendizado e crescimento o meio terá uma influência decisiva. Caindo num meio desequilibrado, terá toda chance de ser arrastado, pois não tem estrutura capaz de resistir. Ao contrário, se seus pendões estavam abrindo canais para o crescimento e se vê acolhido num meio favorável, tudo indica que obterá sucesso e aproveitará a experiência para crescer. Sem desprezar a grande probabilidade de o espírito viciado desperdiçar a existência apesar de estar bem assessorado no meio social, pela sua incapacidade de apreender aqueles valores, é necessário compreender que ao espírita só existe a opção de investir no ser humano.

Sendo essencialmente humanista, o espírita acredita na transcendência do homem e sabe que pode amenizar a tendência trazida de outras vidas, cativando o espírito para a substituição de valores. Por outro lado, pode prestar uma contribuição efetiva na mudança do meio, evitando, assim, que esse fator seja um coadjuvante acelerador de eventual herança do espírito.

Quando o meio torna irresistível o arrastamento para o crime, o espírito permanece ligado a comportamentos viciosos, dos quais pretendia se libertar quando se propôs a viver naquele meio, porém não lhe advirão maiores responsabilidades se não lhe sobrou opção. De outro lado, a sociedade que tem discernimento sobre os prejuízos do ambiente promíscuo aos seus membros e nada faz para saneá-lo e melhorá-lo, responderá pela inércia. Não será castigada, naturalmente; no entanto suportará a convivência com as mentes desequilibradas, produzidas naquele ambiente que ela não saneou. É assim que o indivíduo e o meio se influenciam reciprocamente.

Para a maioria das vítimas da criminalidade, quanto mais severa a pena, melhor. Isso só se justifica em razão dos baixos sentimentos gerados pela falta de compreensão da natureza humana e dos motivos que levam ao erro. Essa postura representaria o retorno aos primórdios do direito penal, em que se praticava pura vingança.

Por óbvio, se dispuséssemos de mecanismos capazes de recuperar o adolescente infrator e até mesmo o adulto criminoso, não haveria necessidade de castigo. A pena desumana não traz qualquer benefício à família da vítima, além do sentimento mesquinho de vingança. Mas se ao infrator fossem disponibilizados meios para se moralizar, estudar, trabalhar, enfim, crescer, ressocializar-se; toda a sociedade, inclusive a família da vítima, seria beneficiada.

A pena de morte não tem lugar dentro da filosofia espírita. O fundamento maior não reside na esperança inocente de que todos os criminosos possam ser recuperados nesta existência. É que a vida tem um significado especial na visão espírita. Representa a maior oportunidade para o espírito atrasado iniciar o processo de crescimento. Nem se argumente que a pena de morte retiraria do criminoso a oportunidade de cometer outros crimes e se comprometer ainda mais, pois fazer o bem ou o mal depende de deliberação do espírito e não do corpo físico. Aprende-se no espiritismo que o espírito não depende do corpo para praticar o mal, pode fazê-lo também fora da dimensão física.

Sendo assim, resta-nos um único caminho para a questão da criminalidade, qual seja, apostar na capacidade de recuperação do espírito. Deus confia diuturnamente na possibilidade de o espírito recuperar-se, concedendo-lhe infinitas reencarnações.

Sendo a reencarnação a possibilidade de o espírito recomeçar a experiência física equipado com a bagagem conquistada, visando aprender, corrigir, melhorar, enfim, crescer; a interferência do espírita na questão criminal tem por finalidade colaborar de alguma forma para que se permita a recuperação da pessoa que erra. Formar opiniões contra a velha justiça retributiva, resumida na aplicação do castigo puro e simples, e incentivar medidas destinadas ao crescimento moral é tarefa primordial.

Quem quiser mais informações, ou oferecer contribuições para esta pesquisa, entre em contato com o CPDOC.

http://br.geocities.com/cpdocespirita/

alcionem@uol.com.br

 

 

Notícias da CEPA

 

CEAK em Festa


        
Intensa programação de estudos e confraternização foi realizada pelo CEAK, Centro Espírita Allan Kardec (Santos/SP/Brasil) instituição filiada à CEPA, no período de 26/08 a 01/09 com o  objetivo de comemorar o 63º aniversário da instituição. Presidido, nesta gestão, por Paulo Muniz, o CEAK é uma das mais ativas e importantes casas espíritas vinculadas à CEPA no Estado de São Paulo.

Desenvolve atividades de estudo, pesquisa e divulgação do espiritismo, para crianças, jovens e adultos, a partir de uma visão kardecista, laica, humanista e livre-pensadora.

 A atividade contou com palestra proferida por Ricardo de Moraes Nunes e uma mesa redonda que discutiu as perspectivas para o movimento espírita, com a participação de Eugênio Lara e a presidente da CEPamigos, Jacira Jacinto da Silva. Além disso, realizou-se um interessante painel intitulado "Mediunidade em debate: médiuns conversam sobre suas experiências", proporcionando ao público muitas reflexões e a oportunidade de discutir abertamente esse tema.

A festa foi finalizada, em clima de muita emoção e energia,  marcas que caracterizam o CEAK com apresentações teatrais, música e a apresentação do Coral Integrasom, formado por membros de várias casas espíritas vinculadas à CEPA.

 

Professor Moacir tem atividade em Santos

            Nove centros espíritas ligados à CEPA com atividades na Baixada Santista (Litoral do Estado de São Paulo) acabam de programar uma atividade com o físico e escritor gaúcho Prof. Moacir Costa de Araújo Lima.

            A conferência será na Universidade Santa Cecília, dia 9 de novembro próximo. A decisão foi tomada por grupo de centros espíritas, em Santos, em reunião realizada no último dia 1º de setembro, da qual participaram as seguintes lideranças espíritas locais:

Ademar (CEAK), Eneida e Valéria (Missionários), Maurici e Jaci (ICKS), José Luiz (Fraternidade), Milton e Jaílson (Ângelo Prado) e Delma (Maria Emília).

            No encontro, que teve por local o CE Missionários da Luz, foi feita uma ampla avaliação da II Semana Espírita da CEPA, realizada com grande sucesso em abril deste ano, decidindo-se, igualmente, pela realização da III Semana Espírita da CEPA, de 13 a 18 de abril do próximo ano.

 

 

 

Sociedad Espiritismo Verdadero – Rafaela, Argentina


El lunes: conferencia del doctor Norberto Boggino

"La construcción de lazos sociales y convivencia como instancias para prevenir la violencia escolar"

En los últimos años las instituciones escolares se están viendo afectadas cotidianamente, por diferentes formas de violencia que se manifiestan en forma más abierta y explícita, o de manera más silenciosa, no por ello menos peligrosa.
La escuela se ha vuelto sumamente permeable a la realidad socio familiar porque es, en pequeña escala, espejo de la sociedad argentina, con todos sus potencialidades pero también con sus males y debilidades.
Muchos son los interrogantes que los educadores (padres y docentes) nos podemos plantear para poder trabajar sobre ella y no quedarnos sólo en un alarmante diagnóstico.
¿Cuál es el origen de la violencia? ¿Qué hacer frente a ella? ¿De qué manera contribuimos consciente o inconscientemente a estas situaciones?
¿Cómo prevenirla?
Son estos algunos de los tantos cuestionamientos que podemos realizarnos sobre esta compleja temática. Cuestionamientos que todos, con diferente grado de responsabilidad, debemos formularnos. Porque todos integramos la sociedad y le imprimimos nuestra fuerza, nuestros deseos y convicciones, la fortalecemos con nuestras decisiones de bien, pero también la debilitamos con nuestros estados de error.
Para ello es fundamental la puesta en escena de muchos puntos de vista, los de cada uno con los de los otros. Los intercambios con nosotros mismos y con los demás van generando la construcción de teorías abiertas: a la crítica y la autocrítica, a la reflexión íntima y a la reflexión compartida.
La violencia que se perfila en las escuelas, en las familias, en la sociedad en general, nos reclama actitudes de compromiso más firme, decisiones eficaces, modelos a seguir pero, también, nos invita a reflexionar sobre la otra cara de la moneda: la atención, la ternura, el cariño y el respeto que cada ser humano, en especial los niños, merecen.
Es necesario hablarles con el lenguaje de la palabra, del corazón y del ejemplo cotidiano para que el conocimiento llegue hasta ellos con claridad y firmeza para ponerlo en práctica.
En el marco de las celebraciones que la Escuela de Enseñanza Espírita a la Niñez está realizando por sus 50 años de vida, se consideró importante y valioso para la comunidad educativa de la ciudad, invitar a Norberto Boggino, doctor en psicología, a compartir con nosotros un profundo análisis sobre este tema.
La conferencia se hará con entrada libre y gratuita, el lunes 18 de setiembre, a las 20:30, en Teatro Laserre.
Cuando se comprende de qué manera la violencia daña y nos perjudica a todos, anula las conciencias y esquiva a la razón, y da supremacía a la fuerza bruta hiriendo el corazón, sólo entonces podremos comenzar a transitar, lentamente, el camino del conocimiento y del autocontrol.

Norberto Boggino: Dr. en psicología de la UNC, psicólogo y profesor de psicología de la UNR. Investigador del Consejo de Investigaciones de la Universidad Nacional de Rosario. Fue director del Instituto de Investigaciones psicológicas y director del departamento de Psicología de la Facultad de Psicología (UNR). Director de la revista Aula Hoy (1995-2001). Activo conferencista nacional e internacional; asesor de diversas Instituciones educativas y capacitador en diversas provincias de Argentina, Perú, Uruguay, El Salvador, República Dominicana y España.
Actualmente, es director académico en la editorial Homo Sapiens.

 

            (fonte: www.sev.org.ar – site de Sociedad Espiritismo Verdadero)

                                                                                                       

Aniversário da ASSEPE

A Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa, Paraíba, Brasil, completa seu terceiro ano de existência no próximo dia 03 de outubro. Para comemorar o evento a instituição estará recebendo, às 20 horas, na sua sede, seu mais recente colaborador, Carlos Antônio Fragoso Guimarães, para falar do sobre o tema do seu livro “A Arte em Estados Alterados de Consciência”. Carlos, que é Psicólogo Clínico, Mestre em Sociologia, Professor, Escritor e Pesquisador Espírita, vem participando assiduamente das reuniões da ASSEPE, no intuito de auxiliar a instituição a atingir seus objetivos na área da pesquisa.

 

Sociedade de Estudos Espíritas 3 de outubro – São Paulo

 

            Ademar Arthur Chioro dos Reis, 2º Vice-Presidente da CEPA, mais uma vez participa da tradicional Semana Espírita promovida pela Sociedade de Estudos Espíritas 3 de Outubro, de São Paulo, uma atividade cultural e doutrinária que se renova todos os anos, com a participação de renomados pensadores espíritas paulistas como Dora Incontri, Júlia Nezu e vários outros. Veja a programação:

 

TEMA CENTRAL: O ESPIRITISMO E A VALORIZAÇÃO DA VIDA - 2007

 

DATA

Hora/Palestra/Palestrante

Agenda musical

29/09

SABADO

13h abertura da feira: Heloisa Pires - confirmada

14H00  EDD – MÓDULOS DA 4ªF. NOITE

 

 

 

 

30/09

DOMINGO

10hDora Incontri/Educação e Espiritismo

9h30 Nascer Em Sí

 

 

 

01/10

SEGUNDA

14h30 – EDD – MÓDULOS 4ªF. TARDE

 

20h –Não haverá palestra (trabalhos rotineiros da Casa)

 

 

 

 

 

02/10

TERÇA

14h30   EDD

 

20hs     EDD

 

 

 

 

 

03/10

QUARTA

14h30  MESA REDONDA:Tema: O Espiritismo e a Valorização da Vida- mediadora: Neyde – Participantes – Ercília Pereira Zilli, Eduardo Miyashiro e Marília Silvia Alves de Castro

 

20h – Onofre Astínfero Batista/Tema: O espiritismo e a valorização da Vida

 

 

 

 

19h30 - Paula Zamp

 

 

 

04/10

QUINTA

15h Paulo Ribeiro/ Tema: Auto conhecimento e evolução

 

20h Ademar Arthur Chioro dos Reis/Tema: Em Defesa da Vida e da Saúde

 

 

 

 

 

05/10

SEXTA

15h Luís Fernando de Andrade Penteado –

Tema Prevenção as Drogas

 

20h Júlia Nezu Oliveira Tema: Os aspectos jurídicos e espirituais do Aborto

 

 

 

 

06/10

SABADO


14h00  EDD – MÓDULOS SÁBADO

 

 

 

 

07/10

DOMINGO

Adão Nonato

10:00 h – Tema: Regras Áureas das Religiões

09h30 Por Encanto

 

 

 

OBS: EDD – Módulos das escolas -  Projeto Espiritismo e a Valorização da Vida

 

 

A CEPA no Simpósio de Santos

            Como tem acontecido em todas as suas edições, o 10º Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita (            Santos/SP – 11 a 14 de outubro), terá o apoio e a maciça participação de dirigentes e delegados da Confederação Espírita Pan-Americana, tanto do Brasil, como da Argentina. Do vizinho país, estão asseguradas as presenças de Dante López (1º vice-presidente da CEPA), Raúl Drubich (Secretário para Assuntos Científicos), Cláudio Drubich (do Conselho Fiscal), Matias Quintana (que será um dos expositores de trabalhos), além de outros espíritas de várias localidades argentinas.

            Do Brasil, uma grande quantidade de dirigentes da CEPA, Delegados e Amigos da Confederação Espírita Pan-Americana prestigiarão o evento de Santos e apresentarão trabalhos.

            O presidente da CEPA, Milton Medran Moreira, que participará também do 10º SBPE, vê no Simpósio a melhor oportunidade de encontro dos espíritas progressistas e livre-pensadores brasileiros e por isso está concitando todos os simpatizantes das propostas da CEPA a marcarem encontro em Santos, de 11 a 14 do próximo mês.

            Assembléia da CEPAmigos

            A presidente da Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA, Jacira Jacinto da Silva, em contato com Jaci Regis, dirigente do SBPE, teve assegurado espaço para a realização de Assembléia Geral da entidade. Será no dia 13 (sábado), às 17h, no auditório do Instituto Cultural Kardecista de Santos.

            Insiste-se na presença de um grande número de associados e simpatizantes do movimento da CEPA no Brasil. Na oportunidade, deverá ser realizada eleição da nova diretoria da CEPAmigos para o biênio 2007/2009 e traçadas novas estratégias de avanço e divulgação do pensamento da CEPA no Brasil.

            Também serão oferecidas informações atualizadas do XX Congresso Espírita Pan-Americano (junho/2008, Porto Rico).

 

           

 

Publicações recebidas

 

Neste espaço, consignamos o recebimento de publicações espíritas enviadas a título de cortesia para a CEPA ou para o Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, sede de redação do boletim. Pela limitação de espaço, o registro obedece a rodízio que permita a citação alternada de todas as publicações eventual ou habitualmente enviadas.

 

O Espírita Mineiro – Órgão da União Espírita Mineira, Belo Horizonte/MG, Brasil – Ano 99, Nº 298 – Jul/Agosto 2007. Destaque para a reportagem de capa “A Casa-Máter do Espiritismo em Minas comemora 99 anos com palestras especiais”, noticiando a V Semana Espírita “Doutrina e Unificação” que celebrou a passagem do 99º aniversário da UEM. Para saber mais: www.uembh.org.br .

 

Harmonia Revista espírita da Associação de Divulgadores do Espiritismo de Santa Catarina – Ano XVI, Nº 156. Nesta edição, destaque para “Ética e Sociedade”, artigo central de Marcelo Henrique: “Desenvolvendo valores espirituais, descobre, então, (o homem) porque a Ética tem tanta relevância na vida em Sociedade. Para saber mais: www.revistaharmonia.com .

 

La Idea Revista de Espiritismo da Confederação Espiritista Argentina – Ano LXXXIII, Nº 625 – Jan/Abr 2007. Destaque para “Fundamentos filosóficos de la doctrina espírita”, trabalho da Dra.Marlene Nobre, apresentado no Congresso Espírita Mundial, Paris. Juntamente com esse número, o presidente da CEPA recebeu, por via postal, da CEA três exemplares da mesma revista, editados no ano de 2006. Contatos: confespirarg@speedy.com.ar .

 

Reformador – Órgão da Federação Espírita Brasileira – Ano 125 Nº 2.142 – Set.2007. Tema de capa: “Pluralidade dos Mundos Habitados”. Do editorial sobre o tema: “Esta questão foi divulgada pela Doutrina Espírita 150 anos (O Livro dos Espíritos foi lançado em 18 de abril de 1857), época em que, pela ascendência da Teologia, a afirmação de habitabilidade de outros mundos, além da Terra, constituía-se em verdadeira heresia”. Home-page: www.febnet.org.br .

 

Resenha Espírita – Ano XXIV – Nº 02 – 2007 – Do editorial: “Hoje em dia, catástrofes naturais e grande comoções públicas afetam a nossa existência a todo o instante. Temos a vida alterada, às vezes, de uma hora para a outra, com o desaparecimento de conhecidos, perda de entes queridos e com prejuízos materiais”. Resenha Espírita indica como endereço: Caixa Postal 3586, Brasília-DF CEP 70084-970.

 

Jornal Acre Espírita – Órgão de Divulgação da Federação Espírita do Estado do Acre – Ano XII – N. 141 – Julho 2007. Do editorial “O Bem e o Mal”: “A vida traz consigo, em cada encarnação, a necessidade de reajuste das falhas e de erros cometidos, a imperiosidade de vencer as provas que são impostas pela necessidade de evolução”. Para conhecer mais: www.feacre.com.br .

 

Jornal Comunica Ação Espírita – Órgão da ADE-PR – Associação de Divulgadores do Espiritismo do Estado do Paraná – Curitiba – Jul/Ago 2007. Ano XI – N. 62. Destaque de capa para “A hora e a vez da comunicação espírita no 2º CONBRADE, dias 12, 13 e 14 de outubro de 2007, promoção da ABRADE. Site:  www.adepr.com.br .

 

Jornal Mundo Espírita – Órgão de Divulgação da Federação Espírita do Estado do Paraná – ano LXXV – N. 1478 – Setembro 07. Matéria de capa: “O incansável servidor”, reportagem de Nilson de Souza Pereira sobre aspectos da vida e da obra de Divaldo Pereira Franco. Para saber mais: www.mundoespirita.com.br

 



§ Juíza de direito em Bragança Paulista, espírita de nascimento, membro do CPDoc, e Presidenta da CEPAmigos.