América Espírita – Ano X -  105 – Junho 2007

A palavra da CEPA: Preparando passaportes para Porto Rico

Notícias: Desencarna Dante Culzoni, ex-presidente da CEPA // Dante Culzoni Soriano // Jornada CREAR - Rafaela    

 

Coluna do CPDoc  

Publicações recebidas

A Palavra da CEPA

 

Milton R.Medran Moreira, Presidente da CEPA, alerta para a necessidade de providências prévias para a viagem a Porto Rico dos espíritas interessados em participar do XX Congresso Espírita Pan-Americano, de 4 a 8/6/08:  Desfrute, juntamente com espíritas de diferentes regiões da América, de momentos de enriquecimento científico, filosófico e moral, sob o sol quente da charmosa ilha caribenha de Porto Rico”.

 

 

Preparando passaportes e vistos para Porto Rico

 

            Estamos apenas a um ano da realização do XX Congresso Espírita Pan-Americano (4 a 8 de junho, San Juan, Porto Rico).

            Os Congressos da Confederação Espírita Pan-America, desde sua fundação, em 1946, constituem o que se pode chamar de a própria alma da CEPA.

            Encontros fraternos e festivos de amigos espíritas de todos os pontos da América, os Congressos da CEPA mantêm viva a chama do ideal espírita, estimulando-nos na tarefa, que é nossa, de preservar a doutrina dos espíritos, ao mesmo tempo em que se busca atualiza-la, a partir das exigências e das características dos novos tempos. Exatamente de acordo com as recomendações de Allan Kardec.

            Comparecer, de 4 em 4 anos, a um Congresso da CEPA, nem sempre é tarefa fácil. Implica em dispêndio de tempo e de recursos materiais preciosos. Mas tem se constituído em hábito de grande número de companheiros, formando delegações de diversos países, que representam dezenas de instituições, filiadas ou não à CEPA, mas unidas por laços autenticamente kardecistas.

            É tempo de alertarmos para providências que devem ser tomadas com antecedência para que, à última hora, não sejamos surpreendidos por empecilhos capazes de nos deixar de fora de mais esse importante capítulo da História da CEPA.

            Viajar a Porto Rico exige, para pessoas de nacionalidades como do Brasil e Argentina, o necessário visto de ingresso aos Estados Unidos da América do Norte. No Brasil, por exemplo, esse visto somente é fornecido ou renovado em Consulados existentes em poucas capitais. Isso exige tomada de providências antecipadas: formulação do pedido, viagem para a realização de entrevistas, etc. Também o passaporte deve estar atualizado e válido.

            Mais uma vez, precisamos do apoio dos espíritas progressistas e livre-pensadores das Américas para esse evento que se ocupará do sugestivo tema “Desenvolvimento Integral da Humanidade – A Contribuição do Espiritismo”.

            Reserve em sua agenda o período de 4 a 8 de junho de 2008. Desfrute, juntamente com espíritas de diferentes regiões da América de momentos de enriquecimento científico, filosófico e moral, sob o sol quente da charmosa ilha caribenha de Porto Rico.

            Para maiores informações, consulte os sites da CEPA e da Comissão Organizadora: www.cepanet.org e www.conocenos.org .

 

Notícias da CEPA

 

Desencarna Dante Culzoni, ex-presidente da CEPA

           

            Após longa enfermidade, desencarnou no último dia 13 de maio, em Rafaela, Argentina, o ex-presidente da CEPA, Dante Culzoni Soriano.

            Por ocasião do sepultamento de seu corpo, usou da palavra em nome da Confederação Espírita Pan-Americana, o 1º vice-presidente da entidade, Dante López que destacou aspectos importantes da vida do operoso líder espírita.

            Publicamos, a seguir, a biografia de Dante Culzoni, em texto enviado por seus irmãos Hermas e Héctor Culzoni, integrantes da Sociedad Espiritismo Verdadero, de Rafaela, instituição cuja história também está intimamente ligada à vida de Dante.

 

 

Dante Culzoni Soriano – 1921/2007

Por Hermas y Héctor Culzoni

Nació en Ataliva, provincia de Santa Fe, localidad muy cercana a Rafaela,  el 16 de abril de 1921. En esta ciudad residió desde niño con sus padres Ageo Culzoni  y Josefa Soriano y sus hermanos. En 1943 contrajo matrimonio con Margarita Aprile con la cual formó una familia de seis hijos. Dante desencarnó el 13 de mayo de 2007, su compañera lo había hecho 7 años antes.

            Al desencarnar su padre, fundador en Rafaela de la industria de premoldeados de hormigón, en 1941, se hizo cargo de la misma junto a sus hermanos menores. Supo con ellos y con el apoyo materno, no sólo continuar la empresa sino darle mayor desarrollo y proyección.

            Simultáneamente inició una activa participación en la conducción de la Sociedad Espiritismo Verdadero conjuntamente con los demás miembros de la Institución fundada hacía sólo 13 años en 1928; de la que sus padres habían sido constantes precursores y luego co-fundadores de la misma.

Fue decidido impulsor de la construcción de las sedes sociales ubicadas en A. Alvarez y Güemes en 1948 y en Güemes 255 en 1976.

Se destacan sus iniciativas en el orden doctrinario y mediúmnico. La Educación Espírita a la niñez y la juventud fueron hechos elocuentes de su interés y preocupación por el progreso del Centro Espírita. Ejerció durante muchos años la dirección del periódico Idealismo, fue destacado director de sesiones mediúmnicas y conferencista.Cultivó la tradicional relación institucional y personal con la CEA a través de los años y compartió con sus miembros y directivos la fundación y desarrollo de CEPA.

Su participación en la CEPA comienza desde el mismo momento de su fundación en Buenos Aires. Se proyecta en ella decididamente con aportes e iniciativas de progreso para la misma destacándose especialmente en la creación de los Comités de Estudio con que actualmente desarrolla la CEPA  sus programas.

Concurrió a todos los Congresos y Conferencias Regionales hasta 1972 en que dejó la presidencia que había asumido en 1966 haciendo una amplia difusión de la práctica espírita sobre Sesiones Mediúmnicas demostrativas y organización de los Centros Espíritas en América.

La revista América Espírita lo contó como director durante 21 años. Con los espíritas brasileños tuvo estrechas y prolongadas relaciones personales e institucionales que se acentuaron con el correr de los años y se prolongaron en las generaciones actuales.

Como actividad paralela desempeñada con la misma convicción cabe mencionar también su ingreso al Rotary Club Rafaela donde alcanzó el cargo de Gobernador del Distrito 483.

 

Coluna do CPDoc

Mesmer, A ciência negada e os textos escondidos

 

Essa obra de Paulo Henrique de Figueiredo, publicada pela Editora Lachâtre, resgata o pensamento de Mesmer, brilhante médico, fundador do magnetismo animal.

É uma tradução inédita, integral e comentada das obras de Mesmer. Em um só volume encontramos: “Memória sobre a descoberta do magnetismo animal”, 1779; “Resumo Histórico dos fatos relativos ao magnetismo animal” 1784; “Memória de F.A. Mesmer”, doutor em medicina, sobre suas descobertas, 1799; e as anotações de seus alunos; “Aforismos de Mesmer”, 1785; também com uma biografia e a história, revista, da medicina.

            A descoberta do médico alemão abalava as estruturas de uma ciência que servia aos próprios interesses. E ele e o Magnetismo animal foram excluídos do meio científico.

            Até hoje Mesmer é estigmatizado como charlatão. A obra de Paulo Figueiredo mostra, desconstruindo a “versão oficial” que ele sempre usou o método experimental em suas pesquisas, muito antes dos médicos materialistas, e sempre clamou pela pesquisa a todas as academias científicas importantes da época.

            Quando Allan Kardec faz referência ao magnetismo, nos livros da Doutrina Espírita, não está falando da propriedade do imã. Ele se refere à ciência criada pelo médico Franz Anton Mesmer. Essa ciência abriu caminho para o surgimento do Espiritismo e foi considerada por Kardec como ciência irmã:

            “Espiritismo e magnetismo animal são duas partes de um mesmo todo, dois ramos de uma mesma ciência, que se completam e se explicam um pelo outro”.

             Na Revista Espírita de 1858 Kardec relata “Se devêssemos ficar de fora da ciência magnética, nosso quadro estaria incompleto, e se poderia nos comparar a um professor de física que se abstivesse de falar da luz. (...) Falarei apenas acessoriamente, mas suficientemente para mostrar as relações íntimas das duas ciências que, na realidade, não fazem senão uma”. Isso porque, segundo ele, na França, o magnetismo tinha instituições especiais devidamente autorizadas para tratar o assunto com mais propriedade. “Tornar-se-ia supérfluo cair sobre um assunto tratado com a superioridade do talento e da experiência”, concluiu Kardec.

            Atualmente, as obras básicas do Espiritismo estão difundidas no Brasil. Mas Kardec não poderia prever que a ciência do magnetismo animal seria abandonada, suas instituições extintas, e suas teorias esquecidas, impedindo um completo entendimento da Doutrina Espírita.

            Uma conspiração calou Mesmer e suas descobertas. Duzentos anos suas obras ficaram nas prateleiras da Biblioteca Nacional da França, e hoje através das pesquisas de Paulo Henrique de Figueiredo suas teorias são resgatadas.

            Esse livro foi lançado no CPDoc o ano passado, e sugiro como leitura essencial não só aos espíritas, mas a todos os interessados nas origens da psicologia, hipnose, psicanálise, homeopatia, etc. A obra poderá ser adquirida através do www.lachatre.com.br ou pelo telefone 4033-3999.

 

Alcione Moreno, médica, homeopata, secretária do CPDoc.

 

 

Jornada CREAR – Rafaela –

 

Espíritas argentinos dão exemplo de trabalho e união

 

            Mediunidade – o tema da jornada

            A V Jornada Argentina do Pensamento Espírita, realizada na cidade de Rafaela, Província de Santa Fé, Argentina, dias 25 e 26 de maio, constituiu-se em magnífico evento que reuniu espíritas de diferentes segmentos e instituições da Argentina, com a participação também de brasileiros.

            A programação, voltada para temas alusivos à mediunidade nos centros espíritas, contou com painéis e oficinas a cargo de diferentes grupos e centros espíritas de diversas regiões e segmentações da Argentina. Constituiu-se, assim, em saudável troca de experiências, conceitos e visões de mediunidade no centro espírita.

            Foram painelistas: Cláudio Pingitore (DEK, Buenos Aires), Jorge Moltó (FESBA – Mar del Plata), Ademar Arthur Chioro dos Reis (CEAK – Santos/Brasil), Hugo Beascochea (CREAR/Argentina), Nidia Brunetti (Asoc.Constancia/Buenos Aires), Mario Bruno, CEPEA/Argentina). Esses grupos também realizaram sessões mediúnicas práticas, para demonstrar seus respectivos métodos e objetivos.

 

União e alteridade

            O evento de Rafaela caracterizou-se também pelo clima de união e de respeito entre os diferentes segmentos espíritas participantes do mesmo.

            Nesse aspecto, destaquem-se dois atos, realizados na manhã de sábado (26). O primeiro constituiu-se em um relato do grupo UEA (Unificação Espírita Argentina), com representações de instituições ligadas ao CREAR (Conselho de Relações Espírita Argentino, filiado à CEPA) e à CEA Confederação Espírita Argentina, além de grupos ligados a ambas organizações e independentes. Os coordenadores do UEA, no palco do Teatro Lasserre, ratificaram sua disposição em prol da união dos espíritas argentinos, firmando compromisso nesse sentido, em ata que foi ali lida.

            Logo a seguir, uma mesa redonda, coordenada por Gustavo Molfino, reuniu um representante do CREAR (Mário Molfino), um representante da CEA (Jorge Close, em substitituição ao presidente da Confederação Espírita Argentina, Felix Renaud, que não pôde comparecer, por motivo de doença) e o presidente da CEPA, Milton Medran Moreira. O tema da mesa redonda foi “O futuro da mediunidade no Centro Espírita”. Mas, colhendo a oportunidade, o presidente da CEPA manifestou o integral apoio da instituição que preside a todas as ações que busquem a união dos espíritas, recordando que a CEPA, nascida na Argentina, em 1946, a partir de iniciativa da Confederação Espírita Argentina, foi fundada justamente com o objetivo central de unir os espíritas das Américas. “Mais uma vez – destacou Medran – os espíritas argentinos assumem a vanguarda e dão positivo exemplo ao movimento espírita de outros países.”

 

Conferência, Juventude e Jantar de Encerramento

A Jornada teve também em sua programação uma brilhante conferência pública, em trabalho conjunto dos espíritas rafaelinos Raúl Drubich e Alejandro Ruiz, na noite de 25, no Teatro Lasserre, com o tema “Vida depois da vida” para um público que lotou o tradicional teatro da cidade.

            Também os jovens rafaelinos que integram a Agrupación Juvenil Joaquin Soriano, da S.Espiritismo Verdadero, desenvolveram programação paralela às Jornadas. Das atividades juvenis participaram vários jovens brasileiros, de Porto Alegre e Santos. Na noite anterior à abertura da Jornada (24), a convite da Agrupación Juvenil, o 2º vice-presidente da CEPA, Ademar Arthur Chioro dos Reis, proferiu uma palestra especialmente para os jovens sobre o movimento espírita brasileiro, sua história, suas características e seu perfil doutrinário.

            Finalmente, na noite de 25, num clube da cidade, um animado e descontraído jantar fechou as atividades da V Jornada Argentina do Pensamento Espírita, exitosa iniciativa do CREAR que teve o apoio do Grupo UEA e marcou um importante momento da história do espiritismo no país.

           

 

Teatro Espírita Leopoldo Machado inicia intercâmbio com a CEPA

Entidade de perfil definidamente kardecista, laico e livre-pensador, o TELMA lutou recentemente na justiça baiana contra o reconhecimento civil do “casamento espírita”, celebrado em centro da cidade.

            A partir de contato mantido com o ex-presidente da CEPA, Jon Aizpúrua, dirigentes do Teatro Espírita Leopoldo Machado – TELMA –, de Salvador, Bahia, estão intercambiando correspondência com dirigentes da Confederação Espírita Pan-Americana.

            Seu presidente, o advogado Júlio Nogueira, e outro integrante da instituição, também advogado, Lucas Sampaio, têm trocado correspondência com o presidente da CEPA, Milton Medran Moreira. A instituição, que tem uma visão laica de espiritismo, foi fundada pelo Dr.Carlos Bernardo Loureiro (falecido no ano passado), que foi, também, Delegado da CEPA, na cidade de Salvador.

            O TELMA desenvolve intensa atividade doutrinária e cultural espírita na capital da Bahia, como se pode acompanhar em seu site: www.telma.org.br. Recentemente, quando o Centro Espírita Cavaleiros da Luz, daquela cidade, intentou procedimento judicial para obter reconhecimento civil de “casamentos” celebrados naquele centro, o Teatro Espírita Leopoldo Machado interveio vigorosamente no processo sustentando a inaplicabilidade de norma civil do direito brasileiro que reconhece efeitos civis ao casamento religioso, na hipótese de a cerimônia realizar-se nos centros espíritas. A posição do TELMA, brilhantemente desenvolvida, fundamenta-se no fato de que o espiritismo não é religião e, logo, não cabem celebrações dessa natureza em seus centros.

            O feito, ao final, no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, com voto de minerva do presidente (21x20), terminou por reconhecer validade ao “casamento religioso” celebrado no Centro Espírita. Entretanto, o TELMA marcou firme posição em defesa dos genuínos princípios kardecistas que não admitem a existência de “sacerdotes”, “sacramentos” ou “rituais” espíritas de qualquer natureza.

            A instituição já foi visitada pela Delegada da CEPA e ex-presidenta da CEPAmigos, Sandra Regis, que acaba de transferir residência de Santos/SP para a Bahia. Sandra,inclusive, será uma das expositoras do I Seminário sobre

Ciência Espírita em homenagem a Ernesto Bozzano, que se realiza no próximo dia 17 de junho e cuja programação estamos publicando a seguir:

 

 

Seminário sobre Ciência Espírita no TELMA

Homenagem a Ernesto Bozzano – o mais espírita dos metapsiquistas – 17/06/07 – em Salvador

 

Programação

 

08:00 – Entrega do Material

 

09:00 – Abertura

— Ernesto Bozzano

Coordenador: Júlio Nogueira

 

09:15 – A Crise da Morte

Facilitador: Yvan Caldas

 

09:45 – Povos Primitivos e Manifestações Supranormais

         Facilitadora: Jeny Bastos de Souza

 

10:15 – Intervalo

 

10:35 – As Comunicações Mediúnicas e o Método de Kardec — Relatos do Grupo de Pesquisas Científicas Ernesto Bozzano/SP

Facilitadora: Sandra Régis

11:05 – Animismo ou Espiritismo?

       Facilitador: Kléber Monteiro

 

11:35 – Debate com os Palestrantes

 

12:00 – Encerramento

         Coordenador: Júlio Nogueira

Publicações recebidas

 

Neste espaço, consignamos o recebimento de publicações espíritas enviadas a título de cortesia para a CEPA ou para o CentroCultural Espírita de Porto Alegre, sede de redação do boletim. Pela limitação de espaço, o registro obedece a rodízio que permita a citação alternada de todas as publicações eventual ou habitualmente enviadas.

 

Túnel dos Relacionamentos – Adolescência e Sexualidade - Obra de Marcelo Henrique, que alia a experiência no ramo jurídico com o pedagógico para apresentar considerações espíritas sobre relacionamentos que envolvem. Livro direcionado a grupos juvenis, mas útil a estudos espíritas em qualquer faixa etária, enfocando as repercussões espirituais dos envolvimentos afetivos, amorosos e sexuais. Formato: 14x21, 248 páginas. No catálogo da Editora EME – www.editoraeme.com.br – a obra é disponibilizada ao valor de 22 reais.

 

Orientação ao Centro Espírita – Editora FEB – Manual contendo texto aprovado pelo Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira oferecendo subsídios, orientações e material de apoio aos centros espíritas. 127 páginas. Pedidos: Departamento editorial da FEB – www.febrasil.org.br .

 

Flama Espírita – Boletim de Difusão do Centro Barcelonês de Cultura Espírita, Barcelona, Espanha. 124, Ano XXVII – Abr/Jun 2007. Na capa dessa edição, matéria especial sobre “150 Aniversário de El Libro de los Espiritus”, com o editorial “Un dia crucial (18 de abril de 1857).  Contatos: cbce@terra.com .

 

Revista ICESP – Publicação do Instituto de Cultura Espírita de São Paulo – Ano 6 – 21 – 1º Trimestre 2007. Prosseguindo na série “A História do Espiritismo – Os grandes vultos da Doutrina”, assinada pelo presidente do ICESP, Dr. Paulo Toledo Machado, esta edição enfoca a vida e obra de Jean Meyer 1855/1931). Contatos: Icesp@frontier.com.br .

 

Jornal Comunica Ação Espírita – Órgão da ADE-PR - Março/Abril 2007 – Ano X, 60. Matéria de capa: “Sesquicentenário de um aniversariante muito especial: O Livro dos Espíritos”. Do editorial: “O Livro dos Espíritos é a base fundamental sobre a qual se ergue todo o edifício do pensamento espírita e, como tal, deve ser lido, estudado, relido, meditado e sempre consultado”. Contatos: adepr@adepr.com.br . 

 

Macaé Espírita – Órgão noticioso e doutrinário da União Espírita de Macaé – Ano LIX, 320. Janeiro/Fev/Março 2007. Matéria de capa: “Queremos paz!”. Do artigo de Doris Madeira Gandres: “Mais do que nunca, realmente queremos paz – para nós e para toda a humanidade. Só que nós mesmos é que a conquistaremos; nós mesmos é que construiremos a nossa paz, na luta constante para superar nossas dificuldades, vencer os nossos atavismos e promover, conseqüentemente, a nossa felicidade, ainda que certos de contar com o auxílio dos amigos mais avançados”. E-mail: macaespirita@gmail.com .

 

Grupo Espírita Trabalho e Amor – Boletim do GETA – Santos/SP – Ano XI – Maio/2007 - Destaque da edição: a II Semana Espírita da CEPA, com relato de Ademar Arthur Chioro dos Reis das atividades realizadas pela Confederação Espírita Pan-Americana, na Baixada Santista, na semana do sesquicentenário de O Livro dos Espíritas, com a participação do GETA. Correspondência para o GETA: Av.Eng.Manoel Ferramenta Jr.,88, Areia Branca, Santos/SP.

 

Andalucía Espiritista – Boletim da Associação Espírita Andaluza Amália Domingo SolerMontilla, Córdoba, Espanha. – Ano V, 19, Jan/Fev/Março 2007. Matéria de capa: excertos de O Livro dos Espíritos – www.andaluciaespiritista.es