América Espírita – Ano X -  104 – Maio 2007

A palavra da CEPA: Puerto Rico te espera   

Notícias: Nova Delegada da CEPA em Guarulhos //  CEEJHP comemorou Sesquicentenário em parceria com USE e CEPA   -   Renovación de Dirigentes em la Asociación Luz de La Pampa   

 

Coluna do CPDoc  

Publicações recebidas

A Palavra da CEPA

¡Puerto Rico Te Espera!

 

 

Pablo Serrano, 3º Vice-Presidente da CEPA e Presidente da Comissão Organizadora do XX Congresso Espírita Pan-Americano (Porto Rico 4 a 8 de junho de 2008) oferece, aqui, aos leitores do boletim América Espírita as primeiras informações sobre o grande evento da CEPA. As inscrições já estão abertas e as reservas já podem ser feitas no Holidey Inn Hotel de San Juan, Puerto Rico.

 

Únete a nosotros para la celebración del Vigésimo Congreso de la Confederación Espírita Panamericana a efectuarse desde el 4 al 8 de junio del 2008 en Puerto Rico. La Comisión Organizadora tiene todo preparado para este magno evento y espera con alegría tu participación. Cientos de espíritas de América, Europa, el Caribe y Oceanía se darán cita para compartir experiencias, conocimientos y calor humano bajo el sol y la brisa cálida de nuestra isla. A continuación te damos los datos más relevantes de la actividad:

Lugar

Nos reuniremos en el Hotel Holiday Inn de San Juan, Puerto Rico. Necesitarás cuatro noches para el disfrute pleno del evento. El costo de la habitación es de $130 dólares americanos por noche para dos personas (más impuestos). Se permiten dos personas adicionales en el mismo cuarto por la cantidad de $25 por persona por noche (más impuestos). Para reservaciones llama al teléfono (787) 253-9000 ó vía Internet conéctate a www.holidayinn.com
 

Costo de Inscripción

Te ofrecemos un cocktail y espectáculo artístico de bienvenida en la ceremonia de apertura, todos los desayunos, almuerzos y dos coffee breaks de Jueves a Sábado, todos los materiales (bulto, libreta, bolígrafo, etc.), decenas de conferencias ofrecidas por conferenciantes internacionales y una cena-baile en la noche del cierre el Sábado por la cantidad única de $250 dólares americanos por persona.

Información

Para más información conéctate a nuestra página cibernética en la siguiente dirección: www.conocenos.org/CEPA2008  ¡Te esperamos!

--

 

10 Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita

Você já pode inscrever-se e enviar seu trabalho

            Os organizadores do 10º SBPE (Santos/SP – 11 a 14 de outubro/2007) já definiram as normas para o envio e apresentação de trabalhos.

            Acompanhe a seguir:

            (CARTAZ DO SBPE)

 

 

Notícias da CEPA

 

Nova Delegada da CEPA em Guarulhos

 

            A psicóloga paulista Zuleica Ferreira Rovida é a nova Delegada da CEPA na cidade de Guarulhos.

            As credenciais lhe foram entregues pelo presidente da CEPA, Milton Medran Moreira, no Grupo de Estudos e Pesquisas Espíritas, de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, na noite de 14 de abril último. Naquela oportunidade, em comemoração ao Sesquicentenário da Doutrina Espírita, uma delegação de dirigentes da CEPA composta por seu Presidente, juntamente com o Secretário Adjunto, Mauro de Mesquita Spinola, e a Assessora Jurídica, Jacira Jacinto da Silva, esteve no GEPE para participar de uma homenagem a Amílcar Del Chiaro Filho, ex-dirigente do Grupo, recentemente desencarnado. Jacira também fez um breve relato sobre a trajetória da CEPA, desde sua fundação, em 1946, dando destaque à sua presença no Brasil nos últimos anos e ao apoio dado por aquela instituição e Amílcar à atuação da CEPA em Guarulhos. O Grupo de Estudos e Pesquisas Espíritas é uma entidade adesa à CEPA.

            Após, Milton Medran Moreira proferiu palestra comemorativa aos 150 anos de O Livro dos Espíritos, seguindo-se a entrega das credenciais à nova delegada da CEPA, Zuleica Ferreira Rovida.

            Zuleica tem longa folha de serviços prestados ao espiritismo em Guarulhos. Dedicando-se às áreas de pesquisa mediúnica, desobsessão e assistência espiritual, já atuou no GEPE e também no Grupo de Educação Espírita do “Lar da Irmã Celeste”. Atualmente, acompanhada de um grupo de estudiosos que se reúnem semanalmente em sua casa, Zuleica coordena um trabalho de pesquisa sobre “psicologia do espírito”, no Grupo de Estudos e Pesquisas Espíritas Esmeralda”, envolvendo o estudo de autores diversos e entrevistas com entidades espirituais, pelo processo mediúnico.

 

CEEJHP comemorou Sesquicentenário em parceria com USE e CEPA

 

            O Centro de Estudos Espíritas José Herculano Pires, tradicional entidade situada na Penha, São Paulo/SP, fez programação de dois dias para comemorar os 150 anos de O Livro dos Espíritos:

            Na noite de 19 de abril a instituição recebeu Júlia Nezu de Oliveira, educadora e advogada, diretora da União das Sociedades Espíritas de São Paulo – USE – que desenvolveu o tema “O Livro dos Espíritos e a Educação Espírita”.

            Na noite de 20 de abril, o orador convidado foi Milton Medran Moreira, advogado e jornalista, presidente da Confederação Espírita Pan-Americana, que discorreu sobre “As Leis Morais – de Kardec a nossos dias”.

            Em ambas as oportunidades, houve confraternização com doces, salgados e refrigerantes, reunindo dirigentes, colaboradores, convidados e público freqüentador do CEEJHP.

            No Centro Espírita José Barroso

            Também o Centro Espírita José Barroso, entidade igualmente filiada à USE e à CEPA, na capital paulista (Brás), contou com a presença do presidente da Confederação Espírita Pan-Americana para uma atividade alusiva aos 150 anos de O Livro dos Espíritos.

            Na noite de 19/4, Medran reuniu-se com integrantes de Grupos de Estudos da Casa para submeter-se a uma ampla rodada de perguntas sobre temas da atualidade, examinados sob a ótima espírita. Violência, aborto, direitos humanos, entre outros temas, foram objeto de reflexões, em memorável noite que se encerrou com uma confraternização.

           

Recebemos da Asociación Luz de la Pampa. Cumprimentamos seus novos dirigentes, desejando-lhes êxito na nova gestão:

 

Renovación de Dirigentes en la Asociación Luz de la Pampa

 

                                                Hacemos conocer a Uds la nómina de dirigentes a cargo de Comisión Directiva de la Asociación Espírita Luz de La Pampa, renovada con motivo de la Asamblea General realizada a comienzo del año en curso

Presidente:                         Juan Carlos CENIZO

Secretario:               Hugo René BEASCOCHEA

Prosecretario:                     Ángel Hernán Eugenio ALVAREZ

Tesorero:                            Ubaldo Omar GIMENEZ

Vocal 1º:                            Lilián Mercedes PRACILIO

Vocal 2º:                             Olga Esther CAPPELLO

Vocal (Suplente):   Claudio Eugenio GOMEZ

 

Revisores de Cuentas:

Yolanda Noemí MAINA

María Nélida LOYOLA

 

Los saludamos a todos.

 

              Hugo R. Beascochea                                                           Juan C. Cenizo

Secretario                                                                                   Presidente

 

Coluna do CPDoc

Direito e Bioética:

Alguns apontamentos espíritas

 

“[...] os direitos nascem quando aumenta o poder do homem

sobre o homem – que acompanha inevitavelmente o processo tecnológico (a capacidade do homem de dominar a natureza e os outros homens) – ou cria novas ameaças à liberdade do indivíduo, ou permite novos remédios para as suas indigências.”

Norberto BOBBIO.

 

A busca incessante por novas tecnologias e conhecimentos consiste na principal característica histórica do ser humano. É pela experimentação e produção científica que a Humanidade obtém as conquistas, que, não raro, promovem mudanças no comportamento ético e moral do homem e da própria Sociedade. Não é demais dizer que os avanços clínicos são egressos de experimentos com animais, em laboratórios de todo o mundo. O que parecia ser no passado utopia ou mera fantasia, no entanto, ganha corpo e, guardadas as devidas proporções, oferece ao homem novas perspectivas, sobretudo no campo da aventura humana sobre o planeta.

Tal evolução histórico-social da Humanidade é com muito esforço e atenção acompanhada pelos legisladores. O plano jurídico, assim, materializa as aspirações, os direitos e os deveres das pessoas, e, com base nos costumes vigentes – que derrogam os anteriores – influem decisivamente na vida individual e coletiva, com novas prescrições (obrigações de fazer ou não fazer).

No âmbito jurídico, afirma-se a existência de direitos de quarta e, até, quinta gerações, alcançando áreas, situações e relações que, antes, sequer eram previstas ou tuteladas. Nos últimos tempos, mereceram a proteção do Direito, de modo específico e particular, crianças e adolescentes, consumidores, idosos, relações homoafetivas e suas conseqüências, comércio, bens e interesses na Internet, meio-ambiente e bioética. Outros “direitos”, por certo, irão surgir, aperfeiçoando-se instituições e relações jurídicas, ampliando-se, cada vez mais o alcance do “guarda-chuva” do Direito, colocando sob sua proteção cada vez mais pessoas.

A Bioética e sua derivação, o Biodireito, visam, assim, prescrever os limites éticos no uso do conhecimento científico, o entrelaçamento necessário entre Ética e Ciência. Tratar das relações entre Direito e Bioética, à luz do conhecimento espírita-espiritual, sem, contudo, esgotar este amplo e incisivo tema, importa escolher alguns sub-temas que permitem uma abordagem clínico-jurídica e espírita, como: * Bioética, Biossegurança e Tecnologia (Novas conquistas biotecnológicas); * Células-tronco; * Clonagem e Armazenamento de Material Genético Humano e Manipulação genética; * Doação de Órgãos e Transplantes (entre vivos e post mortem); * Alimentos Transgênicos; * Projeto Genoma Humano; * Procriação (Reprodução) Assistida, Fertilização in vitro e Bancos de sêmen; * Transexualidade; * Aborto; e, * Manutenção da vida artificial (em contraponto à Eutanásia).

Em preliminar, qualquer digressão que se faça sobre a questão da permissão aos avanços científicos envolverá a necessidade do pesquisador/cientista estar adequadamente preparado (técnica e eticamente) para desenvolver seus trabalhos e, permeando toda a sua atuação, deverá estar o sentimento de contribuição à saúde, ao bem-estar e à promoção da felicidade humana.

Cumpre dizer, finalmente, que a Doutrina dos Espíritos em nenhum momento se posiciona contrária à pesquisa científica, por ser esta, a seu modo e, de acordo com as limitações da inteligência e compreensão humanos, também, “reveladora” por excelência. Assim, o conhecimento (científico) de per si não é bom nem mau, é neutro, e, em nossos tempos (tanto quanto nos idos e nos vindouros) o que valerá, sempre, é a utilização do conhecimento em prol do benefício da Humanidade, ou, em contrapartida, como instrumento de opressão, agressão e belicosidade. No entendimento espírita, então, sobressai a retórica de que existe e se mantém um forte vínculo entre os cientistas encarnados e os desencarnados – muitos dos quais já encarnaram na Terra com missões específicas em diversificados ramos científicos – para propiciar a adequada simbiose entre o conhecimento deste e de outros planos.

Todos os avanços da ciência material, não obstante secundados por Espíritos Superiores, interessados no progresso material e espiritual deste e de outros mundos habitados, não servirão, contudo, para construir, geneticamente, “personalidades saudáveis” ou “perfeitas”, as quais, efetivamente, serão a natural decorrência da evolução espiritual, como conquista individual intransferível, decorrente do constante comportamento social e espiritualmente correto do indivíduo.

Os avanços, então, conquistados pela Ética, Bioética, Medicina e Direito devem ser tomados como feitos humanos voltados ao interesse público, ao bem das coletividades, superando os meros interesses individuais e corporativistas, para abrir melhores perspectivas de futuro à Humanidade. Ao invés de tentarmos nos defender do progresso, em face de nossas idiossincrasias e crenças, melhor seria acompanharmos, de perto e com destacada atenção, a evolução técnico-científica de nossos dias, sem descurar da necessidade de justificação ética de experimentos e procedimentos médico-biológicos.

Entendemos que somente quando as descobertas e os resultados estiverem ao alcance de todos, sobretudo os mais necessitados, atingir-se-á o corolário ético, socializando-se as conquistas científico-culturais, na vivência plena do Amor incondicional, a caridade cristã, onde os homens são, verdadeiramente, irmãos. Trabalhar, cada qual, no sentido desse desiderato: eis a tarefa que nos cabe no presente.

 

Prof. Marcelo Henrique Pereira, MSc.

Presidente da Associação de Divulgadores do Espiritismo

de Santa Catarina (ADE-SC), membro do CPDoc e da CEPA

 

 

V Jornada Argentina do Pensamento Espírita: A Mediunidade nos Centros Espíritas

 

Rafaela sedia nos dias 25 e 26 deste mês a V Jornada Argentina do Pensamento Espírita. O evento, promovido pelo Conselho de Relações Espírita Argentino (CREAR), tem como temática central “A Sessão Mediúnica: objetivos e métodos”.

 

Um encontro entre espíritas argentinos e brasileiros

 

Espíritas argentinos de todos os segmentos e de diferentes regiões prestigiarão o evento. Uma das atividades reunirá em mesa-redonda o presidente da Confederação Espírita Argentina, Felix Renaud e o presidente da Confederação Espírita Pan-Americana, Milton Medran Moreira, como se pode ver da programação abaixo. O encontro tem o apoio do grupo UEA – Unificação Espírita Argentina.

Do Brasil, além do presidente da CEPA, estarão presentes seu 2º vice-presidente, Ademar Arthur Chioro dos Reis, que integrará um painel sobre “A Sessão Mediúnica nos Centros Espíritas” e um grupo de integrantes do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre aos quais se agregarão também espíritas das cidades de Santa Maria e Manuel Viana, do Rio Grande do Sul. Da cidade de Florianópolis, SC, Marcelo Henrique Pereira e Júlia Pereira também se integrarão à caravana.

Encontro de Jovens

O evento reunirá também jovens espíritas argentinos e brasileiros que desenvolverão uma programação especial, conforme notícia abaixo, enviada pela organização do evento. A “Agrupación Juvenil Joaquin Soriano”, da Sociedad Espiritismo Verdadero, de Rafaela, será a anfitriã dos jovens espíritas da Argentina e do Brasil. Da atividade juvenil participará também o brasileiro Marcelo Henrique Pereira, Secretário para Assuntos da Juventude da CEPA.

 

A programação

 

 

 

Encuentro de Jóvenes

 

Es para nosotros un placer poder saludarlos e invitarlos a la V Jornada Argentina de Pensamiento Espírita que se llevará a cabo los días 25 y 26 de mayo de 2007 en la ciudad de Rafaela. El tema central que se desarrollará es La Sesión Mediúmnica: objetivos y métodos”.

           

En el marco de esta Jornada, desde la Agrupación Juvenil de Rafaela “Joaquín Soriano”, hemos querido organizar un espacio para juntarnos los jóvenes espíritas. Dicho espacio se dividirá en dos actividades a realizarse los días viernes y sábado entre las 12:30 y las 15:30. En ambos días se dará inicio al encuentro con un almuerzo de camaradería a cargo de nuestra Agrupación.

 

El día viernes se realizará una reunión de representantes de las distintas agrupaciones y lo utilizaremos para tratar temas relacionados con la organización de un plan de acción tendiente a fortalecer la integración de las distintas agrupaciones juveniles espíritas.

 

El día sábado se llevará a cabo un taller de jóvenes para abordar la temática planteada en la Jornada.

II Semana Espírita da CEPA

 

Oito Centros Espíritas da Baixada Santista garantiram o êxito

Semana do Sesquicentenário de O Livro dos Espíritos foi marcada por intensa programação no Litoral Paulista, sob os auspícios da Associação de Delegados e Amigos da CEPA no Brasil.

 

GETA, o primeiro anfitrião

            A programação doutrinária iniciou na noite de 16 de abril, no GETA – Grupo Espírita Trabalho e Amor, entidade situada no Bairro Areia Branca, Santos/SP, com uma conferência do presidente da CEPA, Milton Medran Moreira, sobre o tema “Espiritismo – Ainda Atual?”. Mas, já no dia anterior, domingo, à tarde, o GETA, por seus dirigentes e colaboradores, recepcionou integrantes das oito casas espíritas envolvidas na organização do evento com um chá de confraternização.

            Conferências, mesas redondas e emoção

            A programação teve prosseguimento, na noite de 17 de abril, no C.E.Fraternidade, de Santos, com outra palestra pública do presidente da CEPA, com o tema “A Contribuição da CEPA para o Espiritismo do Século XXI”.

            Dia 18, data do sesquicentenário, foi marcado por conferência do médico santista e vice-presidente da CEPA, Ademar Arthur Chioro dos Reis, no Instituto Cultural Kardecista, com a temática “Os 150 Anos de O Livro dos Espíritos”.

            Com o tema “Espiritismo e Materialismo”, uma mesa redonda compartilhada por Jaci Regis, Reinaldo Di Lucia e Ricardo de Morais Nunes, deu prosseguimento à Semana da CEPA, na noite de 19/4, no CEAK – Centro Espírita Allan Kardec.

            “Pedagogia Espírita” foi o tema de mesa redonda com os pedagogos espíritas Roseli Regis dos Reis e Carlos Roberto Messias, na sede do C.E.Maria Emília da Motta Ferreira, em Vicente de Carvalho, Guarujá, na noite de 20 de abril.

            O encerramento da II Semana da CEPA aconteceu na noite de 20 de abril, no Centro Espírita Beneficente Ângelo Prado, de Santos, com o painel “Problemas Atuais sob a Ótica Espírita”, que se desdobrou através de dois temas: “A Violência”, a cargo de Jacira Jacinto da Silva, e “O Meio Ambiente”, com Pedro Luiz Beneti.

            A noite de encerramento teve também um toque de muita emoção com a participação do Coral IntegraSom, regido por Sandra Regis, Delegada da CEPA que está se despedindo de Santos para transferir-se à cidade de Salvador, na Bahia. Sandra foi homenageada pelos integrantes do Coral que criou e regeu por muitos anos, em emotiva despedida.

 

            Realização, apoios e repercussões

            Auspiciada pela Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA – CEPAmigos – que tem a presidência de Jacira Jacinto da Silva, a II Semana Espírita da CEPA, contou com o apoio decisivo de oito instituições espíritas da Baixada Santista, integradas ao pensamento e à ação da CEPA: GETA – Grupo Espírita Trabalho e Amor; C.E.Fraternidade; C.E.Missionários da Luz; C.E.B.Amor Fraterno Universal; C.E.B.Ângelo Prado; C.E.Allan Kardec; C.E.Maria Emília da Motta Ferreira e ICKS Instituto Cultural Kardecista de Santos.

            A programação espírita desenvolvida na Baixada Santista atraiu, sempre, público que lotou as casas espíritas onde foram realizadas. Também a imprensa local deu cobertura aos eventos. O jornal A Tribuna, de Santos, no dia 18 de abril publicou destacada reportagem com o título de “Obra literária de Allan Kardec faz aniversário”, entremeada de trechos de entrevista realizada com Milton Medran Moreira e Ademar Arthur Chioro dos Reis e complementada por artigo de Jaci Regis: “O Espiritismo como alternativa filosófica”.

            No dia 16, início das atividades doutrinárias, Ademar e Medran participaram do programa “Ação e Reação”, apresentado por Augusto Capodicasa, na TV Educativa Santa Cecília, com grande participação de telespectadores, por telefone.

            Bragança Paulista

            A participação do presidente da CEPA em atos comemorativos à Semana do Sesquicentenário do Espiritismo, em São Paulo, além da Semana da CEPA, em Santos, e das atividades na Capital paulista, noticiadas na pg.2 deste boletim, envolveu, igualmente, uma palestra dialogada, na noite de 18/4, no Grupo Espírita, coordenado por Jacira Jacinto da Silva e Mauro de Mesquita Spinola, na cidade de Bragança Paulista, reunido na “Casa da Bênção”, que cede suas instalações para a atividade semanal do Grupo.

 

Publicações Recebidas

 

Neste espaço, consignamos o recebimento de publicações espíritas enviadas a título de cortesia para a CEPA ou para o Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, sede de redação do boletim. Pela limitação de espaço, o registro obedece a rodízio que permita a citação alternada de todas as publicações eventual ou habitualmente enviadas.

 

O Código Penal dos Espíritos – A Justiça do Tribunal da Consciência – Obra do pedagogo e advogado espírita José Lázaro Bobeg (Jacarezinho/PR,Brasil), lançamento da Editora EME, 190 páginas. Comentando a monografia de Allan Kardec “Código Penal da Vida Futura”, inserida no livro “O Céu e o Inferno”, Boberg destaca, em seu livro, que “o julgamento divino não se dá mediante as interações entre os indivíduos, mas no foro íntimo de cada um”. Contatos com o autor: jlboberg@uol.com.br .

 

Harmonia – Revista Espírita Ano XV 151 – Órgão da Associação dos Divulgadores do Espiritismo de Santa Catarina. Nesse número: “Espiritismo 150 anos. O que há para comemorar e o que vislumbrar para o futuro”. Do editorial: “No ensejo (...) sesquicentenário da Filosofia Espírita, devemos nos esforçar por resgatar o lídimo pensamento e procedimento do Codificador em nossas atuações à luz do pensamento espiritista...”. Contatos: harmonia@floripa.com.br .

 

Correio Fraterno – Ano 39 – 414 – Março/Abril 2007. Publicação da Editora Espírita Correio Fraterno do ABC. Reportagem de capa: “Espiritismo completa 150 anos”. Na página central, interessante reportagem de David Ascenço: “As pesquisas espíritas de Monteiro Lobato”. E-mail: correiofraterno@correiofraterno.com.br .

 

GIEPTGA – Grupo de Investigaciones Espiritas Pablo Tomas Galindo Aguirre – Ano 10 - 112 – O boletim editado em Vera Cruz, México, segue publicando capítulo por capítulo a versão em espanhol da obra “Voltei” do Irmão Jacó, psicografia de Francisco Cândido Xavier. Contatos: aurelia_so@hotmail.com .

 

Ciencia Espírita – Boletim de Ciencia Espiritista Kardeciana. Miami, Flórida. Na capa, editorial comemorativo aos 150 anos de O Livro dos Espíritos. Do artigo: “Gracias le damos a Allan Kardec y a los espíritus que los inspiraron a llevar a cabo tan magnifica obra!”. Na secção “Actualidad”, uma reportagem transcrita de Le Journal Spirit, Nancy, França, sob o título de “Cuando um sueño se convierte em realidad”, sobre o ingresso da CEPA no Conselho Nacional de Saúde do Brasil. E-mail de Norberto Prieto, Editor do boletim: scherum@aol.com.

 

O Espírita Mineiro – Ano 98 – 296 – Órgão da União Espírita Mineira. Reportagem de capa: “Espiritismo: 150 anos de luz e paz!”: “Marco indelével na história da Humanidade, a data representa a ação da Providência Divina em favor da libertação dos homens, facultando-lhes a consciência da Vida Universal”. Contatos: uembh@uembh.org.br .

 

Jornal Espírita Ano XXVIII – 380 – Abril 2007. Órgão da Federação Espírita do Estado de São Paulo. Reportagem de capa: “FEESP realizou 139 tipos de trabalhos gratuitos com mais de 3 milhões de atendimentos em 2006, em suas 5 unidades”, com amplo relatório das atividades da entidade no último ano. E-mail: feesp@feesp.org.br .

 

Jornal Mundo Espírita – Ano LXXV – 1473 – Abril 2007. Órgão da Federação Espírita do Estado do Paraná. Destaque para a IX Conferência Estadual Espírita e a participação no evento de Cosme Massi, Raul Teixeira e Divaldo Franco. E-mail: fep@feperana.com.br .