América Espírita – Ano X -  103 – Abril 2007

A palavra da CEPA: Espíritas argentinos apostam na união   

Notícias: Ônibus especial levará gaúchos a Rafaela  -  LEPPLE cumpre roteiro  de estudos a partir de março   -   CREAR, com nova diretoria, reelege Raúl Drubrich na Presidência   

 

Coluna do CPDoc  

Publicações recebidas

A Palavra da CEPA

 

Espíritas argentinos apostam na união

 

Milton R. Medran Moreira, presidente da CEPA, que, na V Jornada Argentina do Pensamento Espírita, participará de mesa redonda sobre “Perspectivas Futuras do Espiritismo”, juntamente com o presidente da Confederação Espírita Argentina, destaca nesta mensagem a importância desse encontro que tem o apoio do movimento Unificação Espírita Argentina.

           

Se você prestar atenção no anúncio promocional da V Jornada Argentina do Pensamento Espírita que publicamos nesta página, observará ali a expressão “com o apoio do Grupo UEA”. A sigla significa “Unificação Espírita Argentina”. Ela remete a um movimento que vem acontecendo naquele país, com a participação de todos os segmentos do espiritismo.

            Tem sido possível, graças a esse movimento, a realização de eventos reunindo entidades ligadas ao CREAR (Conselho que congrega a maioria das instituições filiadas à CEPA) e CEA (Confederação Espírita Argentina, instituição que integra o Conselho Espírita Internacional).

            Somando-se a outros resultados concretos já obtidos, a V Jornada Argentina do Pensamento Espírita (Rafaela – 25 e 26 de maio) terá em sua programação uma Mesa Redonda sobre “Perspectivas Futuras do Espiritismo”.  Estou convidado para, como presidente da CEPA, integrar essa mesa que contará também com a participação do presidente da CEA, Dr. Feliz Renaud, e do pensador espírita Mario Molfino (Sociedad Espiritismo Verdadero, Rafaela), sob a coordenação de Jorge Close, Presidente da Sociedad Espírita La Fraternidad, de Buenos Aires.

            Em outros países, incluindo o Brasil, essas atividades conjuntas têm se mostrado inviáveis. Sedimentou-se a idéia de que existe um único movimento espírita e que entidades ou pessoas com algum pensamento diferente do “oficial” devem ser totalmente segregadas, não se admitindo qualquer debate de idéias e nem mesmo o diálogo. Faz-se de conta que elas não existem, mesmo para fins estatísticos.

            A Argentina, berço da CEPA, historicamente fundada a partir do esforço da CEA (embora hoje esta não mais integre nossos quadros) tem uma longa tradição de democracia, pluralismo e diálogo, dentro do movimento espírita. A CEPA é fruto dessa árvore generosa, cultivada na seiva do livre-pensamento.

            Pessoalmente, tenho defendido que a unificação (compreendida esta como a unidade institucional de todos os organismos espíritas) é apenas um sonho que não pode se concretizar antes de uma efetiva união, mesmo na diversidade e na pluralidade. Essa união passa, necessariamente, pelo diálogo. Pressupõe a assimilação de que, dentro da autêntica e genuína proposta espírita, são possíveis interpretações diversificadas que não comprometem a essencialidade doutrinária. Antes, enriquecem-na e fortalecem-na.

            Na Argentina, essa união está sendo, mais uma vez, construída. A CEPA, graças ao esforço do CREAR que organiza a V Jornada do Pensamento Espírita, orgulha-se de viver mais esse capítulo da história do movimento espírita da Argentina e da América.

 

Milton R. Medran Moreira

medran@pro.via-rs.com.br

 

Notícias da CEPA

 

Ônibus especial levará gaúchos a Rafaela

 

            Por iniciativa do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, um ônibus especialmente fretado deverá levar interessados a participar da V Jornada Argentina do Pensamento Espírita (Rafaela, Província de Santa Fé, Argentina). O evento, que acontece dias 25 e 26     de maio, terá como tema central “A Sessão Mediúnica – Objetivos e Métodos”.

            Ainda restam algumas vagas no ônibus. Maiores informações podem ser obtidas com Milton Lino Bittencourt, do CCEPA, pelo telefone (51) 32319752 ou pelo e-mail linoa@pop.com.br .

            Grupos jovens

            Por ocasião da Jornada, acontecerão também atividades específicas para jovens, por iniciativa da Agrupación Juvenil Joaquin Soriano, movimento que reúne a mocidade da Sociedad Espiritismo Verdadero, anfitriã do evento em Rafaela.

            Jovens espíritas argentinos pretendem, com a iniciativa, fomentar a participação de grupos jovens de diferentes países da América, gerando um âmbito de discussão de temas espíritas a partir do ponto de vista juvenil e estreitando relações entre os diversos grupos.

            Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail de Agrupación Juvenil Joaquín Soriano, S.E.V: jovenesespiritas@hotmail.com .

 

 

LEPPLE cumpre roteiro de estudos a partir de março

 A LEPPLE– Liga de Estudos Progressivos e Práticas à Luz do Espiritismo (Anápolis/GO) que, dias 13 e 14 deste mês, promove conferência com Ademar Arthur Chioro dos Reis, respectivamente em Goiânia e Anápolis, conforme noticiamos em nosso boletim anterior, também nos enviou seu roteiro de estudos, que estão sendo desenvolvidos em sua sede, desde o do mês de março. Confira abaixo.

(Reproduzir Estudos da LEPPLE)

 

 

CREAR, com nova Diretoria, reelege Raúl Drubrich na Presidência

Recebemos a seguinte correspondência

CREAR

Consejo de Relaciones Espírita Argentino

                                                                                                                                            

                                                                        Rafaela, 15 de Marzo de 2007.-

 

Renovación de Dirigentes en CREAR – Consejo de Relaciones Espírita Argentino

 

Dentro del marco que establece su Estatuto, el Consejo de Relaciones Espírita Argentino realizó el día  12/03/07, en horas de la mañana, la Asamblea General Ordinaria correspondiente al período 2005/06.

El acto tuvo lugar en la localidad de Rafaela, Santa , en la sede de la Sociedad Espírita “Espiritismo Verdadero”, donde en un marco de alegría y afectivo reencuentro pudieron reunirse una vez más compañeras y compañeros de las distintas instituciones del país.

La reunión se caracterizó por un profundo debate sobre las cuestiones principales del movimiento espírita y los proyectos que CREAR está llevando adelante tanto interna como externamente.

Cumpliendo con el orden del día establecido, tuvo lectura el Balance y Cierre económico del ejercicio por parte de Tesorería, como así también la Memoria Anual de actividades.

Acto seguido se realizó la elección de las nuevas autoridades que componen la Comisión Directiva del CREAR,  por el período 2007/2008, donde fue reelecto el presidente, quedando conformada de la siguiente manera:

 Presidente: Raúl DrubichSociedad Espiritismo Verdadero – Rafaela - Santa

VicePresidente 1º: Lilian Mercedes Pracilio – Asociación Luz de La Pampa – Santa Rosa – La Pampa

VicePresidente 2º: Eduardo TuñonSociedad Síntesis – Santa

Revisor de Cuentas:

            Pablo LaordenSociedad Espiritismo Verdadero – Rafaela -  Santa Fe.         

Tesorero: Maximiliano Oggero – Sociedad Demetrio Montú – Virginia – Santa

 Por falta de tiempo quedaron por designar los demás cargos que serán ocupados por los siguientes miembros electos:

Gustavo CulzoniSociedad Espiritismo Verdadero – Rafaela – Santa , Mabel Zanetti – Sociedad  Demetrio Montú – Virginia -  Santa , Gustavo Molfino Sociedad Espiritismo Verdadero – Rafaela – Santa , Vicky Zurbriggen – Sociedad El Vector – Rosario, Antonio Bruni – Sociedad FYME -  Buenos Aires, Claudio Gómez – Asociación Luz de La Pampa – Santa Rosa -  La Pampa

 La nueva Comisión Directiva agradece especialmente a los compañeros Juan Carlos Cenizo, Rodrigo Quintana y Fernando Novello, por su destacada participación durante 6 años de integrar la Comisión Directiva. Todos ellos seguirán estrechamente vinculados a Crear en los próximos períodos como activos dirigentes del espiritismo argentino.

Por la tarde,  se realizó una reunión mediúmnica para compartir con el estado espiritual proyectos e inquietudes de trabajo para el año 2007.

Por la noche disfrutamos de una reunión gastronómica donde unas 50 personas festejamos con entusiasmo un nuevo período de trabajo.

A través de este comunicado ponemos en conocimiento de todos nuestros amigos lo decidido en nuestra Asamblea General Ordinaria.

Raúl Drubich – Presidente

Dirigentes de CREAR – Asamblea General Marzo 2007.

 

Coluna do CPDoc

"O SONO - UMA ABORDAGEM MÉDICA E ESPIRITA"

            Considerando que dormimos aproximadamente 1/3 de nossa existência, indagações sobre o sono surgem naturalmente, tanto sob a ótica médica quanto a espírita.

            Para a medicina o sono é estado funcional, reversível e cíclico, altamente complexo e ativo, com fases e arquitetura próprias; que interfere profundamente nos outros processos fisiológicos e é por eles afetado, podendo seus distúrbios gerar doenças e alterações comportamentais.  Apresenta os seguintes estágios: Vigília, Sono REM e Sono NREM.  Destes, o mais interessante é o REM, onde ocorrem os movimentos oculares rápidos e surgem os sonhos mais organizados. Sua atividade cerebral é a que mais se assemelha à da vigília, embora seja ao mesmo tempo, o momento em que estamos mais desligados do meio externo. Em razão deste aparente conflito entre atividade cerebral semelhante à vigília e isolamento do meio externo, esta fase REM é também chamada de “Sono Paradoxal”, “Sono Ativo” ou “Sono dos Sonhos”. 

Para o conhecimento do século XIX, ao qual pertence Kardec, o sono era um processo passivo, interpretado basicamente como ausência de atividade corporal e o cessar da consciência, sendo o sono e os sonhos considerados quase que sinônimos.
Quando da pesquisa espírita sobre o sono encontramos dificuldades, pois os livros de Kardec e outros autores foram escritos quando o sono era considerado um estado passivo e inerte, o que torna compreensível a falta de comentários mais precisos por parte da maioria dos autores espíritas, já que a pesquisa médica surge na primeira metade do século XX.   Nesta pesquisa, observamos algumas divergências entre os livros de Kardec e entre este e outros autores espíritas, sendo necessário mais estudo.

Os textos mais recentes sobre como se processa o fenômeno (vide Jorge Andréa) já demonstram uma associação positiva com o conhecimento médico, onde se sabe que o processo é desencadeado por mudanças bioquímicas no sistema nervoso, utilizando áreas especificas do mesmo. Kardec também não se aprofunda nas questões de lucidez espiritual durante este processo, enquanto André Luis, através de Francisco Candido Xavier, nos relata a variabilidade da consciência como particularidade de cada espírito em razão de seus interesses e evolução espiritual. Todos dormem, mas nosso espírito se mostra mais ou menos lúcido dependendo das nossas conquistas espirituais, podendo inclusive ser nossa capacidade de compreensão potencializada por ação de amigos espirituais.

Embora Kardec gradue o desprendimento, para ele o espírito se afasta do corpo e parte em busca de seus interesses. Outros autores, como Leon Denis e André Luis (autor espiritual), graduam este afastamento durante o sono como fragmentário e variando desde a presença muito íntima do espírito junto ao corpo até o extremo afastamento, com progressivo aumento da lucidez e percepção espiritual. Seria possível então que este afastamento não seja constante, mas, ao contrário, fragmentado e intercalado por períodos de presença junto ao corpo, ocorrendo apenas quando nossos interesses ou as condições físicas o permitissem?

Especificamente André Luis nos mostra que as atividades espirituais nem sempre são prazerosas por também podemos encontrar desafetos que nos "invocam" ou confrontam.

Uma das questões que, a nosso ver, é das mais interessantes se relaciona com a existência de relatos de espíritos dormindo encontrados em vários autores espirituais, principalmente André Luis, quando para Kardec o fenômeno é totalmente físico e o espírito permanece sempre ativo.

Observamos que a maioria destes relatos se refere a um sono quase invencível durante ou após o desencarne; à perda progressiva de consciência durante o processo da encarnação chegando ao dormir; à indução magnética do sono em desencarnados e, finalmente, a espíritos sofredores encontrados nas chamadas "zonas inferiores" ou em instituições espirituais ali localizadas com o objetivo de auxiliá-los .

Como vemos, muita coisa ainda há por se pesquisar e esclarecer, pois desde Kardec, salvo honrosas exceções, muito pouco se tem investigado e observamos um hiato significativo entre os conceitos e conhecimentos espíritas e os da ciência contemporânea.

É preciso resgatar o interesse científico e de pesquisa, principalmente se pretendemos uma abordagem sistêmica e integradora da matéria e do espírito.

Para isso, muito mais que novos métodos, propomos o resgate das atividades de pesquisas praticadas por Kardec (pesquisa com indivíduos acordados e mediúnica,  com sonâmbulos e hipnose), em associação com métodos atuais, utilizando ainda o CUE - Controle Universal dos Espíritos, através de um estudo multi-institucional..

 

Maria Cristina Zaina, médica de imagem, membro do CPDoc em Curitiba (PR) e Delegada da CEPA.


Novo presidente da Federação Espírita do Ceará quer quebrar paradigmas

A Federação Espírita do Estado do Ceará (FEEC) passou por um processo eleitoral recentemente culminando com a eleição e posse, no dia 09 de dezembro de 2006, da nova Diretoria Executiva. Em função de modificações importantes na estrutura federativa, resolvemos entrevistar o presidente recém eleito, Alan Arrais. A entrevista, concedida ao Secretário de Comunicação Social da CEPA, Néventon Vargas, pode ser acessada, em sua íntegra, na home-page da CEPA – www.cepanet.org .

Neste espaço, queremos destacar que o novo presidente da FEEC, Alan Arrais, tem um perfil inteiramente livre-pensador e pluralista. Por várias gestões, presidiu o Grupo Espírita Meimei, de Fortaleza. Em duas vezes, em sua presidência, acolheu no Meimei, representantes da CEPA. A primeira, em setembro de 2002, quando esteve em Fortaleza o presidente da Confederação Espírita Pan-Americana, Milton Medran Moreira, que, naquela casa, coordenou um Seminário sobre A Evolução do Pensamento Espírita. Posteriormente, em março de 2006, uma delegação da CEPA foi acolhida na mesma instituição, onde Medran e o vice-presidente da CEPA, Ademar Arthur Chioro dos Reis, coordenaram um painel sobre bioética e espiritismo, enfocando e discutindo questões ligadas ao direito à vida e à saúde, com temas polêmicos como aborto e eutanásia. Em ambas as oportunidades, Arrais, que hoje preside a Federação Espírita do Estado do Ceará, manifestou seu apreço aos visitantes e sua disposição de diálogo e debate em torno de temas que comportam visões diferenciadas dentro do movimento espírita.

Relacionamento da FEEC com outras entidades

Na entrevista agora concedida a Néventon, perguntado sobre se existe alguma política estabelecida na FEEC de relacionamento com entidades não federadas, Alan Arrais assim se manifestou: “Com certeza. Temos a intenção de quebrar alguns paradigmas, tanto a nível estadual quanto federal, estabelecendo diálogo com todos, respeitando as diferenças. Ninguém é dono da verdade e cada segmento, cada grupo, tem o seu valor, tem suas idéias e nós vamos respeitar e dar a devida importância ao diálogo, pois todos teremos muito a aprender uns com os outros. Os pontos divergentes são muito poucos e nós precisamos priorizar as convergências”.

Questionado de como vê a participação dos espíritas nas políticas públicas e, em especial, da CEPA no Conselho Nacional de Saúde, o novo presidente da FEEC ressaltou: “Sempre considerei os espíritas muito tímidos na divulgação fora do movimento espírita. Internamente até conseguimos nos comunicar, mas é precária nossa comunicação externa. Estou certo que temos muito a contribuir com as políticas públicas para que haja um melhor entendimento e melhor penetração para beneficiar cada vez maior número de pessoas, com qualidade e eficiência”.

Alan Arrais integrou chapa que concorreu como alternativa a uma outra lançada pela anterior Diretoria Executiva da entidade, mas desde que assumiu a FEEC fez um apelo, ratificado nessa entrevista, no sentido de que “não haja mais oposição, mas todos trabalhem juntos para alavancar o movimento espírita cearense”.

 

            CIMA – Movimento Cultural Espírita – Venezuela

Do presidente do Movimento de Cultura CIMA, da Venezuela, Jon Aizpúrua, o editor deste boletim recebeu mensagem eletrônica, dando conta de algumas atividades da instituição. Escreveu Aizpúrua:

“Las actividades en el CIMA siguen su curso normalmente. El próximo sábado 24 de marzo se hará un acto en el CIMA para entregar diplomas de aprobación del Curso de nivel III, que abarca el estudio de El Libro de los Mediums durante un año.  Son 15 cursantes.  Y en mayo, comienza un nuevo Curso, nivel I, que se llama "Curso Teórico de Doctrina Espírita" para 30 nuevos miembros que se han inscrito en los últimos meses.  En Maracay también las actividades siguen su rumbo normal”.

Curso de Oratória e viagem à Flórida

Em sua mensagem, Jon Aizpúrua também informa que, nos próximos dias 26 e 27 28 de maio ministrará um Curso de Oratória, Comunicação e Crescimento Pessoal, no Ateneu de Caracas. O resultado financeiro do curso reverterá em favor do Movimento de Cultura CIMA que adquirirá moderno equipamento de gravação em CD de conferências e atividades lá desenvolvidas. A seguir, em 29 de maio, Jon Aizpúrua viajará ao Estado americano da Flórida, regiões de Miami e Orlando, em companhia de Yllanú Cordero, Juan e Teresa de Alvarez e do casal Juan e Milie Albino (de Porto Rico). Naquela região, o conferencista e escritor espírita venezuelano proferirá conferências e se entrevistará com Yvonne Limoges, líder espírita radicada em  Saint Petersburgo, que está empenhada na tradução para o inglês e divulgação da obra “Fundamentos do Espiritismo”, de autoria do ex-presidente da CEPA.

 

2ª Semana Espírita da CEPA homenageia O Livro dos Espíritos em Santos, SP

            Uma intensa programação, que se desenrola no período de 16 a 21 de abril, reunirá diversas lideranças e expositores espíritas no Litoral Paulista, homenageando os 150 anos de O Livro dos Espíritas.

               As atividades começam com uma conferência do presidente da CEPA, no GETA, Grupo Espírita Trabalho e Amor, em Areia Branca, na noite de 16. Jaci Regis, Ademar Arthur Chioro dos Reis, Jacira Jacinto da Silva, Ricardo Nunes, Reinaldo di Lucia, Roseli Regis dos Reis, Carlos Roberto Messias e Pedro Luiz Beneti serão expositores, como se pode ver da programação completa, organizada pela Associação de Delegados e Amigos da CEPA – CEPAmigos e que vai publicada nesta página.

 

Presidente da CEPA estará também em São Paulo, Guarulhos e Bragança Paulista

              

               Em Guarulhos, na noite de 14 de abril uma atividade especial com o presidente da CEPA, Milton Medran Moreira e a presidente da CEPAmigos, Jacira Jacinto da Silva, prestará uma homenagem póstuma ao líder espírita Amílcar del Chiaro Filho, em atividade versando sobre o Livro dos Espíritos, em seus 150 anos (veja programação nesta página).

               Medran também deverá visitar centros espíritas na capital paulista e Bragança Paulista em sua visita a São Paulo.

 

Publicações Recebidas

 

Neste espaço, consignamos o recebimento de publicações espíritas enviadas a título de cortesia para a CEPA ou para o Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, sede de redação do boletim. Pela limitação de espaço, o registro obedece a rodízio que permita a citação alternada de todas as publicações eventual ou habitualmente enviadas.

 

Pensador – Órgão informativo da ANESPB, Agência de Notícias Espíritas da Paraíba - Ano III – 21 – Março 2007. Destaque nesta edição para entrevista com o novo presidente da Federação Espírita do Estado do Ceará, Alan Arrais, eleito em chapa alternativa à anterior administração. Contatos: anespbarros@gmail.com .

 

Jornal Espírita – Órgão da Federação Espírita do Estado de S.Paulo – Ano XXVIII, 379 – Março 2007. Matéria de capa: “Reencarnação, a grande resposta com amor e sem castigos”. Da matéria de Eliana Ferrer Haddad: “a finalidade da reencarnação é o melhoramento progressivo da humanidade, Sem isto, não haveria justiça”. Site: www.feesp.org.br .

 

Flama Espírita – Boletim do Centro Barcelonês de Cultura Espírita, Barcelona, Espanha – Ano XXVI, 123, Jan/Março 07. Editorial publicado na capa “Faltaban três meses (enero 1857)”. Do texto: “Realmente, el nombre de Allan Kardec eclipsó totalmente al de Denizard Rivail. Tanto es asi que, en muchas ocasiones, se desconocia, por parte de algunos adeptos del Espiritismo que ambos eran la misma persona”. Contatos: cbce@terra.com .

 

Comunica Ação Espírita – Órgão da Associação de Divulgadores do Espiritismo do Estado do Paraná – Ano X, 59, Jan/Fev 07. Destaque: “Seis anos e mais de 300 programas na TV: o produtor Rubens Corrêa faz um balanço”, reportagem sobre o programa “Espiritismo na TV”, pela NET Curitiba. Site da ADE-PR: www.adepr.com.br .

 

Sei – Serviço Espírita de InformaçõesBoletim Semanal do Lar Fabiano de Cristo, Rio de Janeiro. 2032, 10.3.07. Destaque de capa para o artigo “Egoísmo”, assinado por D.Villela: “É preciso erradicar o egoísmo individual que, na verdade, está na base de todas as dificuldades.”. www.lfc.orb.br/sei .

 

Tribuna Espírita – Ano XXVI – 135 Jan/Fev 07 – João Pessoa/PB – Destaque para reprodução do artigo de Deolindo Amorim “Allan Kardec e a Unidade Doutrinária”. Da matéria: “Exatamente por deficiência de estudo regular ou metódico, e de mais penetração no âmago da Doutrina, é que estamos vendo, lamentavelmente, tantas distorções e tanta inoculação de idéias pessoais, em nome do Espiritismo...”. Contatos: joseafrazao@hs24.com.br .

 

Jornal Mundo Espírita – Ano LXXIV – 1472 – Março 07. – Órgão da Federação Espírita do Paraná – Curitiba/PR. Destaque para o artigo de Clayton Reis “As algemas do espírito”, concitando: “Sejamos livres, desatemos nossas algemas e alcemos vôo na construção do ser humano, desapegando-nos das âncoras que nos impedem navegar no imenso oceano da verdade”.

 

O Imortal – Ano 54 – 637, Março 2007. Jornal de divulgação espírita editado em Cambé/PR. Destaques: “As aparições de Nanda na novela apresentada pela Rede Globo”, entrevistando o produtor Manoel Carlos. Na página central: “A Rede Globo em parceria com os Espíritos”, artigo de Alamar Régis Carvalho. E-mail: limb@sercomtel.com.br .