América Espírita –
Ano VIII - Nº
100– Dezembro 2006
Todas as culturas têm seus mitos. Elas são importantes. São uma primeira tentativa de explicar uma realidade. Fundamentam o imaginário, as crenças, as tradições e os anseios dos povos.
A civilização judaico-cristã está repleta de mitos. A criação do mundo e do homem, obras de um deus pessoal e voluntarioso; a queda da criatura humana pelo pecado da desobediência; sua redenção, por meio de um messias, concebido sobrenaturalmente pelo espírito divino e nascido em uma manjedoura, são todos episódios que a História não registra nem poderia registrar e que não se enquadram num modelo de racionalidade e historicidade.
Atento a isso, Allan Kardec, o insigne pedagogo francês sistematizador do espiritismo, inovando no campo da espiritualidade, buscou o melhor da tradição cristã do Ocidente: o sentido autêntico da mensagem de Jesus de Nazaré, o homem. Com sensatez, separou-a totalmente dos tantos mitos, dogmas e ritos que construíram a religião cristã, para fazer dessa mensagem um referencial ético e moral compatível com a ordem natural, assectária e universal.
Quem, como ele, assim dimensionar a figura de Jesus não mais se extasiará com os mitos que o envolveram, a maioria dos quais, aliás, resultantes de um amplo sincretismo para cuja formação concorreram outros tantos mitos buscados nas tradições dos chamados povos pagãos. Valorizando o verbo, superará o mitológico e o ritualístico para assimilar o real significado da presença histórica de Jesus na Terra. Compreendendo-o como um verdadeiro homem, irmão mais velho e de maior experiência, mais facilidade encontrará para tê-lo como verdadeiro guia e modelo, esforçando-se para seguir seu exemplo.
Dentro deste espírito, a presença do Mestre Jesus em nossa cultura será permanente e eficiente. Ele nascerá todos os dias em nosso coração, em espírito e verdade. Há de ser uma constante celebração a se desdobrar pela vida.
Assim mesmo, e porque isto é da necessidade humana, é natural que elejamos um ou mais dias no nosso calendário social, para, com ênfase especial, celebrarmos a vida e os afetos, com eles confraternizando. O nascimento de Jesus é celebrado, na nossa tradição, justamente ao fim de cada ano do calendário ocidental. Por isso mesmo, o momento é oportuno para a confraternização, a reafirmação de nossos sentimentos de fé, de esperança, de amizade e de renovação de sonhos e projetos.
Nesse contexto, é também momento propício para externamos o agradecimento, renovando nossos laços de afeto a todos aqueles que estão conosco, que integram nosso projeto e que, como nós, reservam boa parte de suas vidas e de seus esforços em favor do aprimoramento ético do homem, a partir do dinamismo do espírito e de sua capacidade criadora.
A todos, pois, neste fim de ano, época de confraternização, a expressão mais carinhosa de nosso afeto e de nossa gratidão. E, no novo período que se avizinha, sejamos capazes de avançar juntos e juntos continuarmos derrubando os obstáculos que se antepõem à realização da história que, em conjunto, estamos escrevendo.
Milton R. Medran Moreira
Exposición
sobre Espiritismo y Paranormalidad
Buenos Aires
En el Museo Roca de la ciudad de Buenos Aires se
desarrolló una Exposición Fotográfica de Espiritismo, Esoterismo y
lo Paranormal, titulada
“Imágenes de lo oculto”, que fuera organizada por el Museo Roca - Instituto
de Investigaciones Históricas y el Instituto de Psicología Paranormal de Buenos
Aires.
La misma
se desarrolló con total éxito entre los días 8 al 20 de noviembre pasados,
contando con una asistencia diaria de 200 personas.
En la
muestra se podían observar fotografías de fenómenos de materializaciones,
ectoplasmas, mesas “danzantes”, fantasmas en fotografías, etc, como también una
muestra de moldes ectoplásmicos en cera. Todo estaba correctamente señalizado
con referencias históricas al desarrollo del espiritismo en el mundo y en
Un ciclo
de conferencias referentes al tema acompañaban la muestra y las mismas se
desarrollaban a partir de las
El día 17,
presentó su conferencia Raúl Drubich, representando a CREAR y a CEPA, titulada
“Transcomunicación Instrumental: las mesas parlantes del Siglo XXI ?”, que
despertó mucho interés en una sala colmada de público. A continuación el mismo
integró un panel junto a Daniel Gómez Montanelli, de
El panel
titulado El “juego
de la copa”, la mediumnidad, y la comunicación con los muertos: ¿Peligro
o ilusión inocua?, fue desarrollado desde distintos ángulos por los
expositores, desde lo fenomenológico, lo psicológico y lo espiritual,
convergiendo todos en conceptos precisos acerca de lo que el espiritismo
recomienda hacia estas prácticas.
Para
finalizar una ronda de preguntas y respuestas fueron realizadas hacia los
expositores y una nutrida concurrencia luego requirió el diálogo personal de
los mismos.
Fue este
evento, de una importante jerarquía pública, avalado por instituciones
gubernamentales, un punto de inflexión en la cultura espírita hacia la
comunidad y una apertura hacia nuevos canales de difusión de la doctrina en
ámbitos serios y respetuosos, rara vez presentes en
El
Espiritismo Argentino apoyó con su presencia y con material histórico a los
organizadores y quedaron abiertas las puertas para nuevos emprendimientos de
esta característica.
Coluna do CPDoc
MECANISMOS DA MEDIUNIDADE
Ademar Arthur Chioro dos Reis*
A prática da mediunidade desenvolveu-se no Brasil à margem do método e dos referenciais instituídos por Kardec em sua vasta obra (em particular, n’O Livro dos Médiuns). Após quase 150 anos de disseminação da mediunidade, temos a convicção de que a compreensão de seus mecanismos ainda é muito incipiente.
No início da década de 1970, um grupo de estudiosos ligados ao Centro Espírita “Luz Eterna”, de Curitiba-PR, elaborou e difundiu nacionalmente o COEM – Centro de Orientação e Educação Mediúnica, formando médiuns e dirigentes de reuniões e reformulando a prática mediúnica, sem o escopo de instituir um processo de investigação e ampliação do conhecimento sobre os temas relacionados à mediunidade. Deve-se destacar, ainda, o trabalho de formulação teórica desenvolvido por J. Herculano Pires, em especial em sua excelente obra “Mediunidade (Vida e Comunicação)”, em que trata das questões conceituais relacionadas à comunicabilidade entre os mundos material e espiritual e alguns aspectos práticos envolvidos nesta relação. De uma maneira geral, os autores que se propuseram a investigar o processo de comunicação mediúnica (PCM), em número reduzidíssimo, restringiram-se a reproduzir as reportagens e análises (de inegável qualidade e profundidade) que compõem a obra do espírito André Luiz, por meio da mediunidade de Chico Xavier.
O livro “Processo de Comunicação Mediúnica: Mecanismos da Mediunidade”, de nossa autoria, publicado pela Editora CPDoc, é fruto da pesquisa mediúnica que desenvolvemos por um longo período no Centro Espírita Allan Kardec (Santos), procurando retomar o método de investigação formulado por Kardec. Nele apresentamos as conclusões a que pudemos chegar no sentido de decifrar os mecanismos envolvidos no PCM.
O PCM trata-se, em essência, de uma transmissão de pensamentos, emoções e/ou sensações mente a mente, entre um espírito desencarnado e um encarnado, o médium. Contudo, não é um processo meramente mecânico; ao contrário, é fortemente afetivo. Uma operação de ajustamento entre aquele que quer comunicar-se e o canal que se oferece para fazê-lo. Tal ajuste se faz necessário, uma vez que o Espírito comunicante se serve do sistema físico e psíquico do médium, inserindo-se em seu campo energético, contando com o consentimento dele. O PCM desencadeia uma série de reações e defesas, envolvendo mecanismos mentais, afetivos, cognitivos e somáticos, caracterizando-se fundamentalmente pela vontade do médium em representar uma outra personalidade que não a sua, a representação de uma personalidade real, extracorporal.
Discutimos no livro diversos temas que de alguma forma permanecem obscuros do ponto de vista teórico, muito embora condicionem diversas práticas – e algumas distorções – no entendimento e trato da mediunidade. Entre estes, destacamos: o papel do perispírito, a participação ativa do médium e o conjunto de repercussões que nele ocorrem, a relação comunicante-médium e as alterações resultantes do processo de justaposição que se forma, os diferentes tipos de transmissão pesquisados, os resultados obtidos e as limitações do PCM, a concretização do processo, a influência, o preparo e a proteção do ambiente e as dificuldades e limitações do processo de comunicação mediúnica.
Condicionamos as conclusões e resultados obtidos ao desenvolvimento de estudos e pesquisas realizadas por outros grupos. Não propugnamos uma versão pronta e acabada. Não temos uma “verdade” para oferecer ao leitor que por comodidade espera que alguém apresente um ponto final sobre o assunto. Oferecemos, com a maior clareza e honestidade possível, os resultados de anos de pesquisa, que nos fizeram confirmar convicções, formular novas hipóteses e admitir a possibilidade de que nosso juízo sobre o tema pudesse ser modificado a partir da investigação desenvolvida.
Um dos objetivos explícitos do livro é fomentar o debate, a análise crítica e o estudo sobre o tema. Caso este trabalho consiga estimular ou induzir de alguma forma outros grupos espíritas a desenvolverem pesquisas mediúnicas, intercambiar resultados e retomar a perspectiva epistemológica do método kardeciano, teremos atingido plenamente nossos objetivos.
Esperamos receber críticas construídas a partir do estudo e do manejo da mediunidade que tenham sido acumuladas em anos de experiência no intercâmbio com os espíritos e, em particular, fruto de pesquisa com outros espíritos e grupos mediúnicos.
Esse livro
se destina àqueles que praticam e estudam a mediunidade, interessados em
compreender o fenômeno mediúnico e seus mecanismos. Para aqueles que se dedicam
ao desenvolvimento, estudo e formação de médiuns. Aos dirigentes de reuniões
mediúnicas. É também um trabalho de reflexão e aprofundamento para os que já
conhecem a melhor e mais completa obra básica sobre a mediunidade experimental
e a prática mediúnica cotidiana: O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec. Para adquirir o livro
acesse:
www.candeianet.com.br. Aguardamos suas críticas e sugestões.
Maiores informações, ou contribuições para esta pesquisa, favor entrar em contato com o CPDOC: http://br.geocities.com/cpdocespirita/ ou pelo e-mail alcionem@uol.com.br.
Ademar Arthur Chioro dos Reis,
médico sanitarista e professos universitário; 2º
vice-presidente da CEPA e membro do CPDoc.
arthur@iron.com.br
Notícias da CEPA
CPDoc e CEPAmigos fecham o
(Por Carol Regis)
O
No
Às
16
A presidente da Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA, CEPAmigos, Jacira Jacinto da Silva, fez uma apreciação muito positiva do trabalho do Prof. José Luiz. Relata que este falou de suas pesquisas, nos cursos que fez (PHD, em Londres), onde o foco inicial de seu interesse foi a homeopatia, que ele imaginava estar ligada ao Espiritismo, pelo fato de muitos homeopatas serem espíritas. Terminou por concluir que não havia uma efetiva ligação entre homeopatia e Espiritismo. Como sua pesquisa era sobre cura, em um determinado momento passou a pesquisar esse assunto sob a ótica espírita. Segundo Jacira, José Luiz, que não é espírita, mostrou um conhecimento muito grande sobre o Espiritismo, pois “contou detalhes da história do Espiritismo, trazendo informações preciosas de como ele entrou no Brasil, quem lia as obras espíritas no país e como surgiu o interesse pela tradução de livros, etc., até o episódio do Pacto Áureo que fixou os contornos do atual movimento espírita brasileiro”
Outros trabalhos e o churrasco de
confraternização
No
Evento em Anápolis/GO, homenageou os 60 anos
da CEPA
Por Luiz Antônio de Sá – Delegado da CEPA em Anápolis
Foi realizada com
sucesso a Conferência Espírita em Anápolis com o desenvolvimento do assunto:
"O Espiritismo diante dos desafios do mundo moderno", com o
conferencista Ademar Arthur Chioro dos Reis, 2º vice-presidente da CEPA, dia 11
de novembro (sábado), às
Na oportunidade
foram comemorados os 60 anos da Confederação Espírita Pan-Americana. Ademar,
antes de abordar o tema da noite, apresentou parte da história da CEPA, seus
princípios, sua extensão de ações pelo mundo e seus objetivos.
Participaram da
conferência mais de 100 pessoas e o encontro ainda foi abrilhantado com
apresentações musicais com o Coral Espírita de Anápolis.
Carta de
Cuba – Sociedad Espiritista Enrique Carbonell – ao presidente da CEPA
Recebemos de Cuba a mensagem, por e-mail que, a seguir, transcrevemos. Aproveitamos
para solicitar a todos que colaborem com nossos companheiros cubanos,
enviando-lhes livros e publicações espíritas ao endereço referido na
correspondência:
“Carisimo Milton:
Es
una alegría comunicarnos de nuevo con ustedes. Por motivos de estar
cerrado nuestro centro de trabajo algún tiempo y por haber perdido el lugar
donde nos reuníamos hemos dejado de comunicarnos, pero nos mantenemos activos y
deseamos ingresar de nuevo en la lista de
Las correspondencia que ustedes nos
envían pienso que se queda en la casa que era de Quiroga donde ahora viven
otras personas que no son familiares ni espiritistas, es porque ahí estaba
antes la sede de la asociación.
Nos
mantenemos activos y le enviamos correspondencia a los grupos del Oriente del
país, con conferencias recibidas de
Ya
nos encontramos en proceso de oficialización, cosa que ya UD. conoce por el
correo que le envió Norberto. Enseguida que seamos aprobados
jurídicamente se lo haremos saber y pienso que podremos venir personalidades
espiritas afines a brindarnos sus conocimientos y conferencias, vamos a tratar
que vengan como académicos y no como religiosos porque en realidad no lo somos.
En
resumen les agradeceremos que nos activen en la lista de discusión de
La
nueva dirección de
Maria del Carmen Feo Ragues
Calle 40 No. 157, apto. 19, 4to. piso
entre 36 y Ave. del Zoológico
Nuevo Vedado
Plaza de
CP 10600 – CUBA
Muchisimas gracias por la ayuda que
nos puedan brindar y siempre será un honor para nosotros estar adheridos o
afiliados si pudiéramos a
Un abrazo usted, para su familia, Salomão, en
fin para todos.
Amalia Durand
Sociedad Espiritista Enrique Carbonell”.
E-mail: ecarbonell@hotmail.com
Fundada
“Asociación Internacional para el Progreso del Espiritismo”
Recebimos de Sevilla,
España:
“Mi nombre es Dévora Viña
Carrascoso, soy residente en Sevilla (España) y miembro de
En calidad de presidenta de
En primer lugar, consideramos
conveniente aclarar, que la idea de crear esta institución surge teniendo en
cuenta la gran afinidad existente entre diferentes agrupaciones españolas como
Asociación de ámbito internacional
Por otro
lado, queremos comentar que se trata de una entidad de naturaleza asociativa y
de carácter civil, ya que esta figura jurídica nos permite integrar como socios
tanto a personas independientes como a otras instituciones en general (grupos,
asociaciones, federaciones...).
Además, se
constituye como una asociación de ámbito internacional, teniendo en cuenta que
diferentes personas residentes en otros países han mostrado interés en sumarse
a este proyecto de trabajo, ¿para qué limitarnos, si el Espiritismo es
Universal y trasciende fronteras?
Objectivos
de A.I.P.E.
Los
objetivos que establecemos, de forma muy clara están recogidos en nuestros
estatutos:
- El
estudio, práctica y divulgación del Espiritismo, buscando la mejora integral de
los seres humanos en su dimensión moral, intelectual y espiritual.
-
Favorecer el entendimiento y unión entre los Grupos, Centros y Personas
individuales, procurando la consecución de los objetivos que ayuden a la mejor
difusión del Espiritismo.
-
Impulsar, a través del estudio, los valores conscientes, morales e
intelectuales del Ser Humano, hasta el más alto nivel de responsabilidad moral
y espiritual sobre
-
Colaborar con Instituciones, Asociaciones y Organismos que persigan objetivos
análogos.
- Velar
por los principios fundamentales del Espiritismo, en base a las enseñanzas de
su fundador Allan Kardec, pero sin olvidar las aportaciones que podamos obtener
de otras filosofías o ciencias, ni las conclusiones novedosas que se puedan
extraer de todo esto, ya que el carácter renovador del Espiritismo es una
cualidad intrínseca en él mismo.
Primer evento: abril/2007
El primer evento que estamos
programando, va a tener lugar el jueves
Esta actividad, Jornada-Debate, en
la que se trate algún tema de gran interés para el Movimiento Espiritista,
debates de los que pretendemos extraer por escrito una serie de conclusiones,
se va a consolidar como una actividad anual promovida por esta asociación.
Cualquier persona interesada en
entrar en contacto con nosotros puede hacerlo a través de la dirección de
correo electrónico:
progresoespiritismo@hotmail.com, donde estaré encantada de
atenderles personalmente.
Actualmente estamos trabajando en la
creación de una página web que se llamará: progresoespiritismo.org, pero aún no
está terminada.
Agradeciendo de antemano su interés y atención,
Dévora Viña Carrascoso
Presidenta de
Neste espaço, consignamos o recebimento de publicações espíritas
enviadas a título de cortesia para a CEPA ou para o Centro Cultural Espírita de
Porto Alegre, sede de redação do boletim. Pela limitação de espaço, o registro
obedece a rodízio que permita a citação alternada de todas as publicações
eventual ou habitualmente enviadas.
Brasília Espírita – Ano XXXIV Nº 143 – Nov/dez 2006 – Órgão do Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima, Brasília, DF. Destaque para “Crônica de Natal”, psicografia de Francisco Cândido Xavier, autor espiritual Irmão X, do livro “Cartas e Crônicas”, matéria de capa desta edição: “E porque as vozes dos Céus se fazem ouvir, cristalinas e jubilosas, cantam elas também; Glória a Deus nas alturas, paz na Terra, boa vontade para com os homens...”. brasiliaespirita@uol.com.br .
Revista ICESP – Ano 5 – Nº 19 – 3º trimestre de 2006. Publicação do Instituto de Cultural Espírita de São Paulo. Da série A História do Espiritismo – Os grandes vultos da Doutrina, a revista publica nesta edição biografia de Victorien Sardou: “Membro da Academia francesa desde 1877 e fecundo dramaturgo francês; médium psicógrafo, que trabalhou com Allan Kardec”. . www.frontier.com.br/Icesp .
Sei – Serviço Espírita de Informações – Boletim semanal do Lar
Fabiano de Cristo, Rio de Janeiro – RJ. Matéria de capa da edição de
Palavra Espírita – Ano X – Nº 108 – Taubaté/SP, Setembro 2006. Na capa, chamada para o editorial “O espiritismo é uma religião?”. O texto encerra fazendo citação de Leon Denis: “O espiritismo será o que dele fizerem os homens”. www.palavraespirita.com.br .
Mundo Espirita – Ano LXXIV – Nº 1468 – Novembro 2006 - Curitiba/PR – Órgão de divulgação da Federação Espírita do Estado do Paraná. A edição destaca: “Cascavel entrega título de cidadão honorário a Divaldo Franco – www.mundoespirita.com.br .
GIEPTGA – Grupo de Investigaciones Espíritas Pablo Tomas Galindo Aguirre – Ano 10. Nº 112 – Janeiro 2006. O boletim editado pelo grupo espírita mexicano segue transcrevendo capítulos da obra “Voltei” de Irmão Jacó, em tradução para o espanhol. E-mail da Dilretora Aurélia Sácnchez de O: aurélia_so@hotmail.com .
Harmonia – Ano XV – Nº 146 – Órgão da Associação dos Divulgadores do Espiritismo de Santa Catarina. Matéria de capa: “Morte de Crianças e Jovens em acidentes: a orientação espírita”, trabalho do editor chefe da revista, Marcelo Henrique Pereira. E-mail: harmonia@floripa.com.br .
Vox Revista – Nº 20 -Out/Nov/06 – Boletim do Centro Espírita Allan Kardec, Santos?SP. A edição é comemorativa ao 62º aniversário do CEAK e, no editorial, sua presidente, Sandra Regis, repercute também a visita do presidente da CEPA a Santos, oportunidade em que a CEPAmigos promoveu a Semana da CEPA, com movimentada programação. E-mail do editor, Gláucio Coelho Grijó: gcgrijo@uol.com.br .