América Espírita – Ano IX -  98 – Outubro 2006 

A palavra da CEPA: A CEPA no Conselho de Saúde

Notícias:  VI jornadas Andaluzas de Espiritismo  -   Coluna do CPDoc   -   CEPAmigos agitou outubro em São Paulo  -  Em Anápolis à CEPA 60anos -  Grupo Espírita Nueva Generación-Guatemala_ -  Le Journal Spirite” em Espanhol, em PDF     -    Dirigentes da CEPA participam de Seminário em Itajaí, SC    -   ICKS promove curso sobre amor e sexualidade   

 Publicações recebidas

 

==============================================================================================

 

A Palavra da CEPA

 

Ademar Arthur Chioro dos Reis, médico sanitarista, 2º vice-presidente da CEPA, noticia e comenta, neste espaço, a escolha da Confederação Espírita Pan-Americana para participar do Conselho Nacional de Saúde, como representante da sociedade civil. O movimento espírita tem, agora, voz junto à mais importante instância que define políticas públicas de saúde no Brasil: “Em Brasília, defenderemos um conceito ampliado de saúde, que leve em consideração a dimensão bio-psico-social, acrescida da natureza energética e espiritual do ser humano”, escreve o vice-presidente da CEPA.

 

A CEPA NO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

 

 

Os espíritas e a participação social

            A Constituição Federal e a nossa legislação infraconstitucional definem direitos e deveres do cidadão e prevêem vários mecanismos de controle social, tais como o Ministério Público, o mandato de segurança, de injunção, habeas-data, ação popular, Ação Direta de Inconstitucionalidade, as Comissões do Poder Legislativo, o Código de Defesa do Consumidor, etc.

Existem, entretanto, outras formas que permitem o exercício direto da democracia participativa, oportunizando que grupos organizados de uma sociedade, interessados por políticas públicas, tenham o direito de discutir e acompanhar o que está sendo feito.

Há muito tempo, temos discutido a necessidade de maior participação social dos espíritas, exercendo o direito de cidadania e ofertando à sociedade uma visão de homem e de mundo baseada em preceitos filosóficos fundamentados em uma nova concepção de Deus, na imortalidade e evolução infinita da alma, na reencarnação, na mediunidade e na pluralidade dos mundos habitados. Infelizmente, somos forçados a admitir que do plano teórico às ações concretas observa-se um enorme abismo.

O movimento espírita, em praticamente todo o planeta, raramente se envolve e toma partido no que diz respeito às discussões sobre os determinantes dos problemas sociais e menos ainda na proposição de soluções. Há uma aparente alienação das coisas do mundo, como se vivêssemos em função dos espíritos e da vida espiritual, concepção que se coloca em absoluto contra-senso à filosofia espírita, que nos aponta o papel de co-construtores do universo, nos dizeres de Herculano Pires. Ou seja, o aperfeiçoamento material, intelectual e moral da sociedade é função dos encarnados, a quem cabe promover o desenvolvimento, a paz e a justiça social.

A CEPA no Conselho Nacional de Saúde

            A CEPA, entretanto, começa a fazer história, demonstrando na prática que as coisas podem ser diferentes. No fim de agosto, quando já nos preparávamos para a XV Conferência Regional Espírita, realizada em Miami, recebemos o convite do Ministério da Saúde do Brasil para participarmos do processo eleitoral que definiria a escolha de representantes da sociedade civil, entre outros segmentos, para comporem o Conselho Nacional de Saúde (CNS).

            O CNS é a instância máxima de deliberação das políticas de saúde em nosso país, previsto na Constituição Federal e regulamentado pela Lei Orgânica da Saúde (Leis federais n° 8.080 e 8.142/91). É formado por 48 membros, sendo que destes, 50% são representantes dos usuários (entidades de aposentados, de familiares e portadores de patologias, religiosas, centrais sindicais, movimento de mulheres, aposentados, negros, estudantes, homossexuais etc); 25% são representantes dos trabalhadores da saúde (conselhos de classe, sindicatos e associações de trabalhadores da saúde do setor público e privado); e outros 25% representam os gestores municipais, estaduais, o Ministério da Saúde, outros órgãos do governo federal, prestadores públicos, privados, órgãos de formação de recursos humanos, de ensino e pesquisa na área da saúde.

            Segundo relatos da Secretaria Executiva do CNS, a CEPA foi “descoberta” por meio da internet, após uma pesquisa por entidades espíritas de caráter nacional e internacional que atuam no país. A CEPA foi representada no processo eleitoral pelo nosso delegado em Anápolis e dirigente da Liga para Estudos Progressivos à Luz do Espiritismo, Luiz Antônio de Sá.

            Para nossa agradável surpresa, a CEPA foi eleita para representar a sociedade civil brasileira para um mandato de 3 anos, ao lado da CNBB, entidade que congrega os bispos e autoridades eclesiásticas brasileiras e que até então era a única representante das entidades religiosas e movimentos sociais no CNS.

            A CEPA será representada por seu secretário de Comunicação Social, Néventon Vargas (João Pessoa-PB), como membro titular. Nosso delegado em Anápolis, Luiz Antonio de Sá será o primeiro suplente e Salomão Benchaya, nosso secretário geral, de Porto Alegre, o segundo suplente. Os espíritas que atuam como profissionais de saúde, gestores, prestadores ou mesmo usuários do SUS terão, a partir de agora, um canal permanente para reivindicar e interferir nas políticas de saúde. Mais do que isso, a responsabilidade de subsidiar nossos representantes para que sua atuação possa interferir na qualidade de vida da população brasileira.

            O que é controle social?

Controle social deve ser entendido como o controle sobre o Estado pelo conjunto da sociedade organizada, objetivando o benefício de todos. É o direito de interferir nos rumos da gestão pública, a forma de participarão conquistada para garantir poder de interferência real na formulação e implementação da política e das ações de saúde.

Qualquer política a ser implementada no âmbito do SUS deve obrigatoriamente ser submetida à apreciação e deliberação do CNS que tem, portanto, papel fundamental na garantia do controle social e democratização do Estado brasileiro.

            A cada 4 anos é realizada em Brasília a Conferência Nacional de Saúde, com a participação de entidades e delegados eleitos em todos os estados. Em dezembro de 2003 foi realizada a 12ª Conferência Nacional, traçando as diretrizes mais gerais para o sistema nacional de saúde. A partir das deliberações da conferência, o CNS atua na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde. Os conselhos de saúde, assim como as conferências, são obrigatórios nas três esferas de governo e são deliberativos, ou sejam, tomam decisões nos assuntos de saúde.

            O CNS reúne-se ordinariamente todos os meses em Brasília, na sede do Ministério da Saúde. Tem diversas funções, entre as quais podemos destacar, apreciar e aprovar a política nacional de saúde, acompanhar sua implementação, bem como fiscalizar e controlar a utilização de recursos orçamentários e financeiros.

            É um fórum também de permanente acompanhamento da execução das políticas, ações, programas prioritários do SUS, entre outros. Um espaço plural, onde diferentes visões de mundo se expressam, que exige o estabelecimento do diálogo alteritário de forma permanente.

            A participação da CEPA

            No CNS serão discutidas as prioridades para a saúde no país. Vários temas serão debatidos ou tangenciarão as discussões que serão encetadas no CNS, em particular os temas relacionados à bioética (direito ao acesso à saúde, incorporação de tecnologias, uso ético dos recursos, legalização do aborto, eutanásia, pesquisas genéticas e com células embrionárias, pesquisas com seres humanos, políticas para grupos específicos, etc) que sempre ensejam uma carga de polêmica intensa.

            Defendemos que os especialistas não devem ser os únicos a se manifestarem ou a terem a última palavra sobre esses temas. Acreditamos que a sociedade civil (e os espíritas, em particular) tem o direito de manifestar suas opiniões, seja nas questões relacionadas à ciência ou nas que envolvem as políticas públicas.

            Em Brasília, defenderemos um conceito ampliado de saúde, que leve em consideração a dimensão bio-psico-social, acrescida da natureza energética e espiritual do ser humano. Pauta-nos-emos pela defesa da saúde como qualidade de vida que depende não apenas de acesso às ações e serviços de saúde, mas também de justiça, emprego, moradia, saneamento, alimentação, educação, segurança, lazer e garantia de acesso.

            Entendemos que a saúde deve ser encarada como direito social universal, um direito de cidadania que se confunde com o direito à vida e que deve ser assegurado pelo Estado. Exigiremos que as ações e serviços de saúde sejam caracterizados como de relevância pública e, baseados em princípios republicanos, defenderemos transparência e ética na utilização dos mais de R$ 45 bilhões aplicados anualmente em saúde diretamente pelo governo federal ou transferidos para estados e municípios.

            A CEPA está fazendo a sua parte. Contamos com o apoio de todos para tornar realidade esse momento histórico em que, finalmente, os espíritas se inserem ativamente no processo de participação social e apresentam à sociedade a visão espírita genuinamente kardecista, laica, livre-pensadora e progressista, encarnada pela CEPA.

            Afinal, saúde é um direito de todos e um dever do Estado, mas é também um direito que se conquista por meio da participação cotidiana de cada um de nós.

Ademar Arthur Chioro dos Reis

arthur@iron.com.br

Notícias da CEPA

 

VI JORNADAS ANDALUZAS DE ESPIRITISMO

Córdoba – España - 3, 4 y 5 de noviembre de 2006

Mercedes Garcia de la Torre, presidenta de Asociación Espirita Andaluza Amalia Domingo Soler.

 

 

Aun cuando la doctrina espiritista no fuera más que una ilusión (lo que yo no puedo admitir), es una doctrina demasiadooriginal y demasiado bella como para no llamar la atención de los pensadores y merecer una seria discusión”.

Dr. Gustave Geley

Queridos amigos:

Las VI Jornadas Andaluzas de Espiritismo, organizadas por la Asociación Espirita Andaluza Amalia Domingo Soler, ya se están

organizando. Y para ello, os requerimos nuevamente para que nos acompañéis en tal evento, el cual se celebrará en la ciudad de

Córdoba durante los días 3, 4 y 5 de noviembre de 2006.

El programa consta de conferencias, mesas redondas y una actuación musical, en las que, como siempre, volvemos a poner en

primer plano asuntos trascendentales que interesan a la humanidad.

Las Jornadas, como de costumbre, están dirigidas no sólo a especialistas en el tema: espiritualistas y espiritistas, sino también, y

muy especialmente, a una generalidad ávida de conocimientos.

Sin otro particular, sólo nos queda desearos una feliz estancia en la Ciudad de los Califas.

Un abrazo fraterno,

la Comisión Organizadora

Este año el lema que se ha escogido para las Jornadas es el siguiente: El Espiritismo en la cultura actual. Y la programación ha

quedado conformada de la siguiente manera:

 

 

VIERNES, 3 DE NOVIEMBRE

TARDE

16:00 Inscripción y entrega de credenciales

16:45 Apertura de las Jornadas: A cargo de la presidenta de la Asociación Espírita Andaluza, Mercedes García de la Torre.

17:00 Conferencia: “La cultura en el Espiritismo y sus más célebres representantes”, a cargo de Dévora Viña Carrascoso

(Licenciada en Historia del Arte).

18:15 Conferencia: “Vida espiritual en la Naturaleza, a cargo de Carmen María Requena García (Estudiante de IngenieríaSuperior de Agrónomos).

19:30 Mesa Redonda: Compuesta por los conferenciantes de la tarde y coordinada por Milagros Merino Santamaría.

20:30 Cena

22:00 Mesa Redonda: “Actualidad del Movimiento Espiritista”, coordinada por Mercedes García de la Torre y compuesta por los representantes de los centros asistentes a las Jornadas.

SÁBADO, 4 DE NOVIEMBRE

MAÑANA

9:30 Conferencia: “El periodismo espiritista en España”, a cargo de Oscar García Rodríguez (Técnico ONG Proyectos de Desarrollo, de La Palma. Islas Canarias).

10:45Conferencia: “Geografía de la Reencarnación, a cargo de Pilar Doménech (Profesora de Historia).

12:00 Conferencia: “Búsqueda interior: Psicología-espiritualidad”, a cargo de Mauro Barreto Rodríguez (Profesor de Matemáticas, de la Palma, Islas Canarias).

13:15 Mesa Redonda: Compuesta por los ponentes de la mañana y coordinada por Manuel Bernal Parodi.

14:15 Almuerzo.

TARDE

16:30 Conferencia: “Visión espiritista de la enfermedad”. A cargo de Teresa Vázquez (Informática).

17:45Conferencia: “Influencia cultural del Espiritismo en la Medicina, a cargo de Ligia Bittencourt (Médica cardióloga geriátrica).

19:00 Mesa Redonda: compuesta por los ponentes de la tarde y coordinada por Dévora Viña Carrascoso.

20:00 Concierto musical del grupo: “Utopía”. Música y letra de Justo Gámez y voz de Alicia Ocete.

21:00 Cena

DOMINGO, 5 DE NOVIEMBRE

MAÑANA

10:00 Conferencia: “El Espiritismo y sus corrientes”, a cargo de Manuel Bernal Parodi (Vicepresidente de la Asociación Espírita Andaluza “Amalia Domingo Soler”)

11:15 Conferencia: “El amor como energía curativa”, a cargo de Rosario Carrascoso (Auxiliar de enfermería).

12:30 Mesa Redonda: Compuesta por los ponentes de la mañana y coordinada por Rosa Campos Medina.

13:30 Clausura de las Jornadas y despedida.

14:00 Almuerzo.

CELEBRACIÓN

Las Jornadas se celebrarán durante los días, 3, 4 y 5 de noviembre de 2006 según el programa adjunto, en el:

“HOTEL OASIS”

C/ Avda. de Cádiz, 78

14013 Córdoba

Tel.: 957 298311

Fax: 957 291311

 

 

COLUNA DO CPDoc

 

Células Tronco – Um estudo à luz do Espiritismo

 

Este é um tema polêmico sujeito a muitas controvérsias. Escrevi um trabalho que foi discutido no CPDoc e, posteriormente, apresentado no IX S.B.P.E.( o texto completo está nos anais do Simpósio).

Neste artigo gostaria de ressaltar alguns tópicos para esclarecimento.

A definição de células tronco:

Célula (do latim cellula, quarto pequeno) é a menor unidade de um ser vivo. Tronco equivale a ponto que origina ramificações. Assim, célula-tronco é aquela capaz de produzir células-filha idênticas. As células-tronco são células indiferenciadas, ou seja, com potencialidade de se transformar em qualquer tipo de célula especializada do organismo. Por exemplo, células hematopoiéticas – são as encontradas no sangue, células musculares, as encontradas nos músculos e etc.

 

 

 

 

As células podem ser classificadas da seguinte forma:

 

1 - Totipotentes ou embrionárias: células-tronco precursoras são as que conseguem se diferenciar em todos os 75 trilhões de células existentes nos 216 tipos de tecidos que formam o corpo humano;

2 - pluripotentes ou multipotentes são aquelas que conseguem se diferenciar em quase todos os tecidos humanos (menos a placenta e anexos embrionários);

3 - oligopotentes, as que conseguem. se diferenciar em poucos tecidos;

4 - unipotentes, as que se diferenciam em um único tecido.

 

Temos quatro opções para coletar as células tronco.

 Através de Tecido Adulto (tecidos são um conjunto de células) - Podem ser isolados de vários tecidos do organismo, como medula óssea e coração. São compatíveis com o  próprio paciente, mas são oligopotentes ou unipotentes, isto é, têm um poder de diferenciação muito menor do que as embrionárias –. Não servem para tratamento de doenças genéticas.

 

Outra técnica de coleta é através de embriões clonados. Esta técnica é altamente experimental, muito difícil de ser realizada. São produzidos a partir de células do próprio paciente o que elimina o risco de rejeição para transplante.

 

Coleta através do sangue de cordão umbilical é a mais utilizada. No momento do parto, após o nascimento do bebê, corta-se o cordão e se coleta o sangue.   As células tronco são compatíveis com o doador, podendo ser usadas também em outros pacientes. Podem dar origem a células do sangue, mas não há certeza quanto a outros tipos de tecido. Não servem para o tratamento de doenças genéticas, pois terão o mesmo “defeito” do paciente. Existem vários centros de coleta de sangue tanto da rede privada, como também da pública.

 ( Brasilcor) com banco de sangue de cordão no Brasil.

 

 A mais polêmica é a obtenção de células tronco através de “embriões congelados.  A coleta de células tronco neste caso ocorre em pré-embriões congelados há mais de três anos.Pela lei brasileira apenas com a permissão dos pais, e em excesso nas clínicas de fertilização.

 

Estes pré-embriões são obtidos a partir da concepção realizada em laboratório. Em placas, sob os cuidados de médicos e biomédicos se unem espermatozóide e óvulo. Observa-se a fecundação, as divisões celulares, até que estejam numa forma e número de células adequadas, que recebem o nome de blástula ou blastócitos, para finalmente serem inseridas no útero, sem a garantia de que o embrião se  desenvolverá . Apenas em 55% das tentativas isto ocorre. Abaixo segue esquema da divisão celular realizada em laboratório

 

Blástula

 

 

As células tronco são utilizadas no tratamento de algumas doenças hematológicas malignas e não-malignas, por exemplo, a Talassemia major, Leucemias e Linfomas.

Em Neoplasias, como o Mieloma Múltiplo, Doença de Hodgkin, Tumores de células germinativas, etc.

As principais pesquisas hoje em dia, são no tratamento de pacientes portadores de Cardiopatias, Diabetes Mellitus, AVC (conhecido como derrame), Lúpus, Lesão Raqui-medular, Adrenoleucodistrofia, Esclerose Múltipla etc.

 

Com o olhar espírita veremos em Kardec no Livro dos Espíritos, respostas que nos orientam quanto ao momento em que a alma se une ao corpo, pois creio que esta é a maior preocupação dos espíritas. Kardec nos diz:

 

“A alma ou espírito se une ao corpo no momento em que a criança vê a luz e respira. Antes do nascimento a criança só tem vida orgânica sem alma. Ela vive como as plantas, tendo apenas o instinto cego de conservação, comum em todos os seres vivos”. (1ª edição).

 

“Existem natimortos que não foram destinados à encarnação de um Espírito?”.

Sim, há os que jamais tiveram um Espírito designado para os seus corpos: nada deviam realizar por eles. É, então, somente pelos pais que essa criança veio ““.

 

As fertilizações in vitro acontecem há mais de 30 anos. Estes pré-embriões sempre foram descartados, só que agora existe uma pesquisa que torna útil este material.

 

Muitos espíritas se preocupam com a utilização destes pré-embriões, alegando que o espírito destinado a estes “punhadinhos” de células ficaria ao lado da geladeira esperando a possibilidade de ser colocado dentro de um útero. E torcendo para estar dentro dos 55% dos blastócitos que conseguirão continuar seu desenvolvimento e se tornar um feto.

 

As células tronco são uma promissora via de tratamento para muitos doentes até o momento sem nenhuma expectativa. Temos muito a pesquisar. Este é apenas um dos caminhos de tratamento, mas que poderá ajudar muito a humanidade.

 

O Espiritismo, seguindo os preceitos de seu fundador, acompanha a ciência em suas descobertas e avanços. Kardec sempre nos ensinou que o Espiritismo deve marchar passo a passo com o progresso, os espíritas, a meu ver deveriam fazer o mesmo.

 

Drª Alcione Moreno, Ginecologista e Obstetra, secretária do CPDoc, delegada da CEPA.

 

 

CEPAmigos AGITOU OUTUBRO EM SÃO PAULO

 

Intensa programação, com a participação do presidente da CEPA, marcam o mês do aniversário de Kardec e da Confederação Espírita Pan-Americana (60 anos), em São Paulo.

 

Roteiro começou em Guarulhos: conferência de Medran e mensagem de Cairbar

            Com a conferência “Cinco Conceitos de Allan Kardec”, o presidente da CEPA, Milton Medran Moreira, iniciou no CE Cairbar Schutel, na noite de 2 de outubro, roteiro de atividades envolvendo entidades e delegados da CEPA, em São Paulo.

            Uma enternecedora mensagem mediúnica, psicografada por Denise de Assis Ribeiro, durante a conferência de Medran, em Guarulhos, conferiu toque de extrema sensibilidade à noite que antecedia o aniversário de Kardec. Eis a íntegra da mensagem:

            “Meu querido, estimado amigo de tantas outras épocas. É bom estar contigo mais uma vez e poder abraçá-lo.

            Tenho participado do movimento espírita de Guarulhos, cidade esta que aprendemos a amar pelo seu rimo de estudos do Espiritismo. Muitas presenças aqui, hoje, certamente para poder compartilhar contigo esta noite. Quero também dizer o quanto precisamos de Espíritos, na Terra, como você, que é um dos que levam a mensagem tão gratificante do Professor Rivail.

            Uma vez mais, leva contigo meu abraço e de outros amigos teus também aqui presentes. Teu irmão de sempre Cairbar.

            Semana de Herculano e palestra no Barroso

            Na capital paulista, o presidente da CEPA esteve presente, na noite de 3 de outubro, à palestra de abertura da Semana Herculano Pires, promoção do Centro de Estudos Herculano Pires (Alicante, 389, Penha). A atividade de abertura esteve a cargo de Milton Silva Calciolari, diretor da Fundação Maria Virgínia e José Herculano Pires com o tema "Herculano Pires, suas obras e sua história". Na noite de 5/10, o palestrante do evento foi o presidente da CEPA, que proferiu a palestra “Superando Ritos e Palavras”, a partir de conceitos extraídos da obra “Agonia das Religiões”, de J.Herculano Pires.

            Na noite de 6/10, Medran esteve no C.E.José Barroso (Inácio de Araújo, 255, Brás), proferindo conferência:“Filosofia Espírita – Uma contribuição à ética e à política”

 

            Bragança Paulista – Um grupo que promete

            O que seria um bate-papo informal com um pequeno grupo de estudos em Bragança Paulista/SP terminou se constituindo numa concorrida reunião de espíritas interessados na mensagem e no trabalho da CEPA.

            A presença do presidente da CEPA na cidade, programada por Jacira Jacinto da Silva, presidente da Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA – CEPAmigos, atraiu ao grupo que se reúne semanalmente na “Casa da Bênção” espíritas de várias instituições da cidade. Uma mesa-redonda da qual participaram Medran, Jacira e Mauro de Mesquita Spinola (Secretário Adjunto e Delegado da CEPA em São Paulo), na noite de 4 de outubro, abordou inúmeras questões doutrinárias e esclareceu sobre as posições da CEPA e sua atuação no Brasil e nas Américas.

            O grupo coordenado por Jacira, de perfil inteiramente livre-pensador, reúne pessoas de diferentes crenças que, no entanto, abordam as propostas espíritas com isenção e racionalidade, a partir das obras de Allan Kardec.

            Na Baixada Santista, muito trabalho e bastante confraternização

            Começou com um movimentado e alegre Café da Manhã a “Semana Espírita da CEPA” na Baixada Santista. O encontro, reunindo todas as instituições filiadas e adesas à CEPA da região, aconteceu na manhã do dia 7 (sábado), no Centro Espírita Beneficente Amor Fraterno Universal. Naquele mesmo ato, o CEBAFU, por seu presidente, Bernardino Filho, recebeu do presidente Medran o certificado de adesão à CEPA daquela instituição sediada em Santos/SP. Presentes ao evento, dirigentes e colaboradores da casa e também do C.E.Allan Kardec, Instituto Cultural Kardecista de Santos, C.E.Missionários da Luz, C.E.Ângelo Prado, C.E.Maria Emília (Vicente de Carvalho, Guarujá) e C.E.Fraternidade. Diversos temas ligados à atuação da CEPA na região foram tratados pelo encontro coordenado pela CEPAmigos.

 

            Atividades culturais e doutrinárias marcaram a semana

            Ainda na noite de sábado (7), no C.E.Allan Kardec, com seu auditório totalmente lotado, foi encenada pela mocidade da instituição a comédia “O Espírito Familiar”, escrita por Victor Regis de Almeida. O ato, coordenado pelo presidente do MEEV, Cavour Chrispim Neto, assinalou os 59 anos de existência daquele movimento que, com sua intensa participação do CEAK, contribui para o dinamismo e a permanente renovação daquela importante instituição filiada à CEPA, em Santos.

            Na segunda feira (9), em ato abrilhantado pelo Coral IntegraSom, regido por Sandra Regis, o presidente da CEPA proferiu conferência sob o título “Espiritismo, uma questão de justiça”, no C.E. Maria Emília, de Vicente de Carvalho, Guarujá. A temática da conferência partiu do livro “Direito e Justiça, um olhar espírita”, de Milton Medran, seguindo-se sessão de autógrafos do respectivo livro.

            Na noite de 10, no C.E.Allan Kardec, ocorreu o debate “A Influência do Mundo dos Espíritos nas Decisões Judiciais”, tendo como expositores os advogados espíritas Jailson Lima de Mendoça e Denis Domingues Hermida, e como debatedores Milton Medran Moreira, Carlos Augusto Pariziani e Ricardo de Morais Nunes, todos bacharéis em Direito e espíritas. A noite foi abrilhantada por apresentação artística a cargo do centro anfitrião.

            A Semana da CEPA na Baixada Santista encerrou-se na noite de 11 (quarta-feira), com uma mesa redonda a cargo de Reinaldo Di Lucia e Milton Medran Moreira sobre “A CEPA e a ética espírita”, no C.E.Ângelo Prado.

            Entrevistas no rádio e televisão

            O presidente da CEPA, em sua estada em São Paulo, foi entrevistado no programa Diálogos Espíritas, da Rádio Boa Nova, de Guarulhos, apresentado por Éder Favaro e Américo Sucena. O programa, com uma hora de duração, versou sobre a história, o pensamento e as atividades da CEPA. Diálogos Espíritas vai ao ar às 9 h dos domingos e pode ser ouvido pela internet – www.radioboanova.com.br . A audição em que Medran foi entrevistado foi ao ar no dia 8 de outubro e permanece disponível no site, podendo ser acessada na grade de programação da emissora.

            Medran também foi entrevistado na TV Mundo Maior – novo canal de televisão digital espírita – www.tvmundomaior.com.br , no programa Nova Consciência, apresentado por Jether Jacominni. Também com uma hora de duração, o programa versou inteiramente sobre o livro Direito e Justiça – um Olhar Espírita, do entrevistado.

 

 

EM ANÁPOLIS, HOMENAGEM À CEPA 60 ANOS

            A LEPPLE - Liga de Estudos Progressivos e Práticas à Luz do Espiritismo, com sede em Anápolis – GO, Brasil, está promovendo um evento com a participação do 2º vice-presidente da CEPA, Ademar Arthur Chioro dos Reis, que falará sobre o tema: “O Espiritismo Diante dos Desafios do Mundo Moderno”, dia 11 de novembro (sábado), às 19:30 horas, no Auditório Espírita José Diniz, no Hospital Espírita de Psiquiatria, daquela cidade do Estado de Goiás.

            Com o evento, a LEPPLE, por seu dirigente Luiz Antônio de Sá, Delegado da CEPA, em Anápolis, homenageia os 60 anos da CEPA.

 

GRUPO ESPIRITA NUEVA GENERACIÓN – Guatemala

Recebemos por e-mail:

“Es un gusto poder saludarlos.Nos es grato poder informales que estamos implementando también la distribución de nuestro Periódico Espírita Nueva Generación por vía electrónica.

            En esta ocasión, el tema a tratarse es: Allan Kardec un Verdadero Ejemplo.

            En él encontrará los subtemas siguientes:

- De la Idolatría  al Reconocimiento hay una gran diferencia.

- ¿Kardecismo o Espiritismo?

- Kardec y su entrega en la Elaboración y Desarrollo del Espiritismo

- Accionar de Kardec en el trato con los Espíritus

- Máximas que ratifican la actualidad del pensamiento de Kardec.

Para leer el periódico, basta tener instalado el programa Adobe Acrobat 7.0, el cual si no lo posee puede descargarlo a través de internet.

            Agradeciendo la atención prestada y en espera de sus comentarios, nos despedimos fraternalmente.

            Atte, Daniel Torres - Director

Grupo Espírita Nueva Generación

Apartado Postal 907

Ciudad de Guatemala, Guatemala

E-Mail:g_nuevag@yahoo.com”

 

“LE JOURNAL SPIRITE” EM ESPANHOL, EM PDF

            Recebemos também de Jacques Peccatte, França, comunicado de que a versão em espanhol de “Le Journal Spirite”, editado por Cercle Spirite Allan Kardec, está sendo feita, a partir de agora, por via eletrônica.

            Interessados que não estejam recebendo aquela excelente publicação espírita francesa poderão solicitar a Peccatte, pelo e-mail: j.peccatte@free.fr .

 

DIRIGENTES DA CEPA PARTICIPAM DE SEMINÁRIO EM ITAJAÍ, SC.

 

            Os dirigentes da CEPA, Milton Medran Moreira (Presidente) e Marcelo Henrique Pereira (Secretário para a Promoção da Juventude e Delegado em Santa Catarina), juntamente com outros pensadores espíritas brasileiros, participam, como expositores,  da programação do Mês de Kardec, importante promoção cultural e doutrinária do Centro Espírita Anjo da Guarda, de Itajaí, SC.

            Confira a programação que está se desenvolvendo este mês, naquela cidade do Litoral do Estado de Santa Catarina, Brasil, sob a coordenação da Sra. Maria Salete da Silva Silva, Presidente do C.E.Anjo da Guarda que, anualmente, tem levado a cabo o Mês de Kardec, em outubro:

 

Centro Espírita Anjo da Guarda - Rua XV de novembro, 405 – Itajaí (SC)

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DE ALLAN   KARDEC –Outubro/ 2006

DATA

HORÁRIO

TEMA

EXPOSITOR

 

 

Seminário

07/10

sábado

 

15:00 às18:00

horas

 

FILOSOFIA E ESPIRITISMO

-Teoria Espírita do Conhecimento

NEY PAULO DE MEIRA ALBACH

Pedagogo, Pensador, Membro do Grupo de

Estudos Integrados de Espiritismo

Ponta Grossa - PR

20:00 às 21:30

horas

 

ESPÍRITO E MATÉRIA

 

08/10

Domingo

 

09:30 às 12:00

horas

CONCEITO DÍNAMO-GENÉTICO DA VIDA

- Cosmovisão Elementar

- Evolução Universal

- O Mal e o Bem: Sua Relatividade

 

09/10

2ªfeira

 

20:00 às 21:30

horas

 

SOCIALISMO E ESPIRITISMO

IVONIR SODRE VARGAS

Pedagoga, Presidente  do Grupo Espírita

A Caminho da Luz

Biguaçú  -SC

 

13/10

6ªfeira

 

20:00 às 21:30

horas

 

JUVENTUDE E AS QUESTÕES: DROGAS, MASSIFICAÇÃO E

GLOBALIZAÇÃO

MARCELO HENRIQUE PEREIRA

Mestre em Ciências Jurídicas, Presidente  do

 C.E. José Herculano Pires

São José  - SC

 

Seminário

21/10

Sábado

 

18:00 às 20:00

horas

O DETERMINISMO HISTÓRICO E A LEI DE CAUSALIDADE ESPÍRITA

-Relações Humanas, A Lei de Causalidade e sua Engrenagem na

Sociedade, O Materialismo Histórico, Determinismo Individual

e Histórico-Social, Fatores de Progresso Social

MILTON MEDRAN MOREIRA

Procurador da Justiça Apos.,Advogado,Jornalista, Radialista,Escritor, Presidente da Confederação  Espírita Pan-americana - CEPA

Porto Alegre-RS

 

 

Seminário

28/10

Sábado

 

 

18:00 às 19:30

horas

 

ORIGEM DA VIDA NA TERRA/ORIGEM DAS ESPÉCIES

-Informação e Evolução Genética

-Evolução Anímica

CARLOS AUGUSTO PARCHEN

Mestre em Solo e Doutorando em Floresta,

Membro do C. E. Luz Eterna

Curitiba - PR

 

20:00 às 21:30

horas

A EVOLUÇÃO DO CÉREBRO

- Desenvolvimento dos Sistemas e Funções Cerebrais

- Reconhecendo a Mente/Surgimento da Razão

- A Soberania do Livre Arbítrio

 

29/10

Domingo

 

09:30 às 12:00

horas

ESPIRITUALIDADE E CIÊNCIA

- Grau de Consciência das Partículas Atômicas

- Teoria das Super Cordas

- Universos Paralelos

- Pré-cognição e “Espaço Transcendência”

 

30/10

2ªfeira

 

20:00 às 21:30

horas

 

A PROPRIEDADE É UM ROUBO?

JOÃO ALBERTO VENDRANI DONHA

Licenciado em Letras, Membro do C.E. Luz Eterna

Curitiba-PR

OBS: Os últimos 30 minutos de cada Palestra / Seminário serão utilizados para DEBATE

 -----------

 

ICKS PROMOVE CURSO SOBRE AMOR E SEXUALIDADE

Confira

 

Publicações recebidas

Neste espaço, consignamos o recebimento de publicações espíritas, enviadas a título de cortesia para a CEPA ou para o Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, sede da redação deste boletim. Pela limitação de espaço, o registro obedece a um rodízio que permita a citação alternada de todas as publicações eventual ou habitualmente enviadas.

GIEPTGA – Grupo de Investigaciones Espíritas Pablo Tomas Galindo Aguirre  Vera Cruz, México - Ano 10 – 109 – Nov.2005 -  Órgão de difusão mensal. Na capa do número que acabamos de receber, a transcrição de versão em espanhol do livro “Voltei” (Volvi) do espírito Jacó, por Chico Xavier, capítulo: “El Reposo mas allá de la muerte”. Contatos: H.Veracruz Ver., Mex, Apdo.Postal 688.

 

Mundo Espírita – Ano LXXIV – 1467 – Out.06 – Órgão da Federação Espírita do Paraná. Destaque para a matéria de capa: “Federação Espírita do Paraná 104 anos semeando a Boa Nova por um mundo melhor”, assinalando os atos comemorativos do aniversário da entidade. Contatos: fep@feparana.com.br .

 

O Semeador – Órgão da Federação Espírita do Estado de São Paulo – Out.2006 – 837. Destaque: “O Espiritismo está no ar, no espaço, na natureza”, matéria de capa, reproduzindo e comentando afirmações de um espírito que se assina “Um filósofo do outro mundo”, Revista Espírita, 1862. Contatos: feesp@feesp.org.br .

 

Harmonia – Revista espírita da ADE – Associação de Divulgadores do Espiritismo de Santa Catarina. Ano XV – 142. Destaque para a matéria da página central: “Racismo e Espiritismo”, de Eugênio Lara: “A visão kardequiana do negro tem de ser considerada segundo o contexto histórico em que foi formulada”. Contatos: harmonia@floripa.com.br .

 

Sei – Serviço Espírita de Informações – Boletim semanal do Lar Fabiano de Cristo, Rio de Janeiro. 2008, de 23.9.06. Na capa, artigo de D.villelanvelhecimento e Morte”: “Quanto à visão negativa da Quarta Idade, decorre ela do desconhecimento da realidade espiritual, pois, na verdade, o progresso continua...”

 

Dirigente Espírita – Veículo de Comunicação da USE – União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – Ano XVII – 96. Chamada de capa para as atividades do Departamento de Infância: “Departamento de Infância busca informações para aprimorar atividades no setor”. E-mail: use@use-sp.com.br .