América Espírita – Ano VIII -  82 – Maio 2005

A palavra da CEPA:  CEPAmigos, a anfitriã do Encontro

Notícias: Dois novos Delegados em GOIÁS  -  Programa radiofônico em Santa Maria   - Gupo Espírita” Os mensageiros”   -  Marcelo enfoca Temas de atualidade em Santa Catarina   -  Exitoso Seminário Jurídico-Espírita do Ministério Público e AJERS  -  ASSEPE manifesta-se através de carta ao Movimento Espírita   

Opinando: Raúl Drubich

Publicações recebidas

====================================================================================

 

A Palavra da CEPA

                                              

 

Rui Paulo Nazário de Oliveira, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Delegados e Amigos da CEPA – CEPAmigos – faz, neste artigo, um breve histórico daquela instituição criada para dar apoio à ação da CEPA no Brasil e convida para o Encontro dos Amigos da CEPA, dias 26, 27 e 28 deste mês

 

Durante o VIII Simpósio do Pensamento Espírita, realizado na Cidade de Santos-SP, em outubro de 2003, foi criada a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DELEGADOS E AMIGOS DA CONFEDERAÇÃO ESPÍRITA PAN-AMERICANA, sob a sigla CEPAmigos. A entidade veio para congregar, no Brasil, pessoas que, afinizadas com o pensamento da CEPA, integram o movimento espírita liderado por esta Instituição, que se faz presente em vários países americanos, através de casas espíritas filiadas ou adesas.

 Os inspiradores e fundadores da CEPAmigos tiveram em mente propiciar uma forma de organizar e aglutinar esforços, sobretudo dos Delegados da CEPA, mas também de todos aqueles espíritas engajados neste movimento laico, progressista e livre pensador, com vistas a apoiar, concretamente, a ação da CEPA no Brasil, desenvolvendo ações no sentido da difusão e implemento do seu pensamento, fins e objetivos.

 Entendíamos que, para dar consecução a este objetivo, era necessária e salutar a criação de uma entidade autônoma, como qualquer instituição filiada ou adesa à CEPA, em nível nacional, que reunisse todos os Delegados e amigos da CEPA,  para complementar os esforços já desenvolvidos pelas instituições espíritas ligadas à CEPA.

Optou-se por uma associação brasileira, por entendermos que em cada país onde a CEPA se fizesse presente poder-se-ia criar uma entidade nacional congênere à CEPAmigos, porquanto em todos estes países haveria, além das casas espíritas filiadas e adesas, Delegados nomeados pela CEPA.

 Hoje, verifica-se que o projeto deu certo, ainda que deva ser melhor implementado. Mas já se realizaram eventos organizados pela CEPAmigos, em que os resultados foram alvissareiros.

 Pois bem. Agora chegou a vez de realizarmos, aqui em Porto Alegre, o nosso Encontro CEPAmigos. Este evento, como já vem sendo anunciado,  realizar-se-á de 26 a 28 de maio de 2005, na sede do CCEPA-Centro Cultural Espírita de Porto Alegre, instituição filiada à CEPA e que, a exemplo do ocorrido quando da realização do XVIII Congresso Espírita Pan-americano, no ano de 2000, em Porto Alegre, assumiu a responsabilidade pela organização e realização do evento.

 A programação já está concluída e anunciada. Apesar do caráter regional que tais eventos têm assumido, obviamente companheiros de todos os lugares são convidados e bem-vindos, inclusive do exterior. É a oportunidade para que apresentemos a CEPAmigos e a própria CEPA para aqueles que ainda não as conhecem e para que nós, trabalhadores deste movimento, debatamos e avaliemos a atuação e os rumos destas instituições.

Rui Paulo Nazário de Oliveira

ruipaulo@terra.com.br

 

DIRIGENTES ESPÍRITAS ARGENTINOS CONFIRMAM PRESENÇA

            Uma caravana de espíritas argentinos, dirigentes da CEPA e CREAR, confirmaram presença no Encontro de Delegados e Amigos da CEPA, , dias 26 a 28 de maio.

            Estarão em Porto Alegre: Dante López, 1º Vice-Presidente da CEPA, e esposa Mônica; Gustavo Molfino, dirigente de Sociedad Espiritismo Verdadero, de Rafaela, e esposa Carina; Raúl Drubich, Presidente do Conselho de Relações Espírita da Argentina – CREAR e, também, Coordenador da Secretaria de Estudos Científicos da CEPA; Cláudio Drubich, do Conselho Fiscal da CEPA; e Juan Carlo Cenizo, coordenador da Secretaria Editorial da CEPA.

            Por ocasião do Encontro, também será realizada uma reunião do Conselho Executivo da CEPA.

 

Notícias da CEPA

 

DOIS NOVOS DELEGADOS EM GOIÁS

            Em sua visita a Goiás, nos dias 22 e 23 de abril, o presidente da CEPA, Milton R. Medran Moreira, convidou os companheiros Luiz Antônio de Sá e Welber Borges Carneiro, da LEPPLE, Liga de Estudos Progressivos e Práticas à Luz do Espiritismo, para atuarem como Delegados da CEPA em sua cidade, Anápolis, e região.

            Juntamente com Luiz Signates (Delegado da CEPA em Goiânia), Luiz Antônio e Welber realizam, no Estado brasileiro de Goiás, importante trabalho de difusão dos ideais espíritas, numa perspectiva progressista e livre-pensadora. A convite dos mesmos, o presidente da CEPA, esteve, inicialmente, em Goiânia, onde, na noite de 22/4, proferiu conferência no Centro Espírita Paz e Amor, autografando, depois, seu livro “Direito e Justiça – um Olhar Espírita” para os interessados.

 

            Conferência em Anápolis

            A conferência de Medran e posterior lançamento de seu livro em Anápolis, na noite de 23 de abril, teve como local o Auditório Espírita José Diniz, do Hospital Espírita de Psiquiatria.

            A instituição anfitriã, Sanatório Espírita de Anápolis, completava exatamente naquele dia 55 anos de existência. A conferência do presidente da CEPA integrou, assim, os atos comemorativos do aniversário daquela importante obra social espírita da cidade.

            As comemorações foram abertas com um pronunciamento do Sr. Roberto Diniz, Presidente do Sanatório Espírita de Anápolis, que fez um retrospecto da história da instituição e considerações sobre o trabalho que ali se realiza. Seguiu-se apresentação artística a cargo do Coral Espírita da cidade, para depois usar da palavra o orador convidado que discorreu sobre “Direito Natural e Espiritismo”. Após foram servidos refrigerantes, doces e salgados em comemoração ao aniversário.

            Mais de 200 pessoas participaram do evento.

            Simpósio sobre Questões Sociais

            Em comunicação à Lista da CEPA na Internet, Luiz Antônio de Sá informou a realização de um Simpósio, promovido pela LEPPLE, programado para o dia 7 de maio, sábado, com o tema "O Espiritismo diante das questões socais" com o expositor Elias Inácio de Goiânia.

           

PROGRAMA RADIOFÔNICO EM SANTA MARIA

            O Instituto Cultural Espírita de Santa Maria, entidade adesa à CEPA da cidade de Santa Maria (RS-Brasil), inaugurou programa radiofônico semanal, na Rádio Caraí-FM (106.3 MHz).

            O programa “O homem e seu destino”, vai ao ar todas as quartas-feiras, às 9h30min, desde o dia 16 de março, e tem a direção do Presidente do ICESM, Prof. Hélio Ribas, que também é Delegado da CEPA naquela cidade.

            Colaboram com Hélio na apresentação e produção do programa Carla Flores Giacomini e Elísia Kersten de Bem. Em cada audição é enfocado um tema filosófico-moral à luz do espiritismo. O primeiro programa tratou da Intervenção dos Espíritos no mundo corporal”. Seguiram-se temas como: “A morte como fenômeno da natureza”, “Por que há tanto sofrimento na Terra?, “A ciência, a filosofia e a moral na obra de Kardec”, “Simpatia, antipatia e esquecimento do passado”, “O sono e os sonhos” e, dia 30 de abril, encerrando o mês do livro espírita: “A monumental obra de Kardec”.

            Os temas são enfocados de forma a que os ouvintes possam interagir com a produção e apresentadores do programa, através de questionamentos que são respondidos na hora.

 

 

GRUPO ESPIRITA  “OS MENSAGEIROS”

 

      Recebemos, via Internet, a seguinte mensagem que retransmitimos aos nossos leitores de língua espanhola:

 “Estimados Señores:

 El grupo Espiritualista “Los Mensajeros”, institución Espiritualista Kardecista distribuye desde 1953, SIN NINGUN COSTE, pequeños trabajos conteniendo partes de los libros de Allan Kardec y de Francisco Cândido Xavier, siendo que hastá hoy, ya se hicieron mas de 1 mil millones de folletos, los quales fueron repartidos en los Centros Espiritualistas de todo Brasil, asi como en calles, plazas, etc.

 Estos folletos tienen el objetivo de llegar donde no llegan los libros y despertar el interés de aquellos que no conocen la Doctrina Espiritualista, además de llevar un mensaje de optimismo y esperanza a los que estean sufriendo.

A partir de ahora tenemos una nueva propuesta de cruzar fronteras y ofrecer, SIN NINGUN COSTE, estos trabajos a las personas de otros países que demuestren interés en recibirlos.

Podemos ofrecer estos mensajenes en seis idiomas: Portugués, Inglés, Español, italiano, Francés y Esperanto.

 Estamos también suscribiendo Instituciones y personas que tengan interés en hacer la distribución de dicho material. Para tanto hay que conectarse en www.mensageiros.org.br, o enviar una carta directamente al Apartado de Correo Nº 522  CEP 01059-970    Sâo Paulo   Brasil.

Natalino Pereira

Voluntário

natalino1949@uol.com.br

 

MARCELO ENFOCA TEMAS DE ATUALIDADE EM SANTA CATARINA

            Cumprindo calendário tradicional, o Secretário para a Promoção da Juventude Espírita e Delegado Regional da CEPA, Marcelo Henrique, esteve, neste mês de abril, proferindo Conferências para numeroso público nas cidades catarinenses de Itajaí e Laguna, em Santa Catarina. Na primeira, dia 25, no Centro Espírita Anjo da Guarda, expôs acerca de “Direito e Bioética: Alguns apontamentos espíritas”, enfocando, sob o viés médico-jurídico-espírita, assuntos como Bioética, Biossegurança e Tecnologia; Clonagem e Manipulação Genética; Doação de Órgãos e Transplantes; Alimentos Transgênicos; Reprodução Assistida; Transexualidade; Aborto; e, Eutanásia. Na segunda, dia 30, no Centro Espírita Seara dos Pobres, palestrou acerca de “O Significado da Dor: Contingências materiais e espirituais”, enfocando a Natureza e seus reinos, bem como a função espiritual da dor, com anteparo das obras da codificação e no livro “O problema do ser, do destino e da dor”, de Leon Denis, um dos “clássicos” do Espiritismo.

            O delegado da CEPA, bimestralmente, visita estas localidades, com o intuito de realizar intercâmbio com os espíritas de tais instituições e cidades e abordar temas da atualidade planetária.

 

 

EXITOSO SEMINÁRIO JURÍDICO-ESPÍRITA DO MINISTÉRIO PÚBLICO E AJERS

            Uma inédita iniciativa conjunta do Ministério Público gaúcho e da Associação Jurídico-Espírita do Rio Grande do Sul aconteceu no último dia 16 de abril. O Seminário Infância e Juventude numa Visão Jurídico-Espírita teve lugar no auditório do Palácio do Ministério Público do Estado, prestigiado por autoridades daquele órgão, promotores, magistrados, advogados e estudantes de direito interessados em temas jurídico-espíritas ligados à problemática da infância e juventude.

            A abertura do Seminário foi feita pelo presidente da AJERS, Dr. João Alessando Muller,que destacou o ineditismo da iniciativa que se seguia a outra importante promoção da Associação que preside, o I Encontro Jurídico-Espírita, realizado em 5 de junho de 2004, no Auditório do Fórum da Justiça Federal de Porto Alegre, com ampla participação dos meios jurídicos da capital do Rio Grande do Sul.

            O Seminário Infância e Juventude numa Visão Jurídico-Espírita constou da exposição de quatro temas com os expositores especialmente convidados, na seguinte ordem:

- Delinqüência Juvenil – com Gládis Pedersen de Oliveira, Educadora.

- Adolescência e Drogadição – com Gilson Luís Roberto, Médico.

- Reencarnação e Exercício do Pátrio Podercom Hélio Ribeiro Loureiro, Advogado.

- Direitos Humanos, Juventude e a Proposta Espírita – Com Milton Medran Moreira, Procurador de Justiça.

            A Presença da CEPA no evento

            Além de seu presidente, Medran, que encerrou o seminário com a conferência “Direitos Humanos, Juventude e a Proposta Espírita, autografando, após, vários exemplares de seu livro “Direito e Justiça – Um Olhar Espírita”, compareceram ao evento: Rui Paulo Nazário de Oliveira, promotor de Justiça, presidente do Centro Cultural Espírita de Porto Alegre; Salomão Jacob  Benchaya, Secretário Geral da CEPA e Bianca Medran Moreira, integrante de um grupo de estudos do CCEPA.

            No encerramento, o Procurador-Geral de Justiça, Dr.Roberto Bandeira Pereira, usou da palavra para salientar a importância de um enfoque espiritualista para as questões jurídicas que envolvem a infância e a juventude, afirmando que o Ministério Público do Rio Grande do Sul sentia-se honrado em poder ter promovido aquele evento juntamente com a AJERS.           

 

ASSEPE MANIFESTA-SE ATRAVÉS DE CARTA AO MOVIMENTO ESPÍRITA

 

            A Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas da Paraíba, entidade sediada em João Pessoa, PB, e presidida pelo Delegado e Assessor de Comunicação Social da CEPA, Néventon Vargas, acaba de dirigir carta ao movimento espírita, destacando as características que identificam aquela instituição: humanista, livre-pensadora, pluralista e progressista.

            Na mensagem, a ASSEPE ratifica os propósitos que deram origem ao seu nascimento, quais sejam de se somar ao movimento espírita, inclusive federativo e  ”preencher uma lacuna inexplorada na área da divulgação, tendo como público alvo quem não procura a casa espírita nem conhece o Espiritismo, mas se interessa em adquirir maiores esclarecimentos da sua Ciência e Filosofia”.

            Transcrevemos, a seguir, a íntegra da carta, que também é uma defesa à Confederação Espírita Pan-Americana, a qual, segundo o documento, “tem sido vítima de repetidos ataques de conteúdos escusos que distorcem a verdade”.

 

 

Carta ao Movimento Espírita

"A dificuldade, ainda grande, de reunir crescido número de elementos homogêneos deste ponto de vista, nos leva a dizer que, no interesse dos estudos e por bem da causa mesma, as reuniões espíritas devem tender antes à multiplicação de pequenos grupos, do que à constituição de grandes aglomerações”. (Allan Kardec, em O Livro dos Médiuns, item 334)

A frase acima é uma das mais lúcidas expressões de Kardec ao se preocupar com os rumos do Espiritismo, indicando que o mais seguro e produtivo para a sólida divulgação seria a formação do que hoje chamaríamos multiplicadores.

Acreditamos firmemente na proposição em que individualidades oriundas de diferentes setores, reunindo-se, por afinidade de idéias, em pequenos grupos, pesquisam, estudam, experimentam, perseguindo a preparação ideal para agir e interagir com parcelas da sociedade que reivindicam aprofundamento no conhecimento espírita.

Assim nasceu a ASSEPE.

Pessoas que se reuniam desde 2001 com o objetivo comum de estudar mais detalhadamente as obras de Allan Kardec, questionando cada detalhe, ampliando entendimentos e, principalmente, transpondo para o nosso tempo as idéias divulgadas no século XIX, a partir de 18 de abril de 1857, entenderam que a síntese conquistada precisa novamente ser transformada em tese, encontrar a antítese, buscar nova síntese e assim consecutivamente, num processo contínuo e progressivo por tempo indeterminado. Para tanto se tornou imprescindível ampliar horizontes de atuação não só no Movimento Espírita, mas também fora dele. Assim sendo, a personalização do grupo se apresentou como conseqüência natural, definindo sua organização, princípios e fins.

Associação de Estudos e Pesquisas Espíritas de João Pessoa – ASSEPE: parece maior do que realmente é, mas o nome a define com exatidão. A data de fundação — 03 de outubro de 2004 — é uma justa homenagem àquele que é o pilar mestre da Doutrina Espírita, no qual nos espelhamos e que naquela data completou o bicentenário de seu nascimento: Allan Kardec.  Estudo e pesquisa são seus objetivos primordiais, tendo a divulgação como uma conseqüência natural para quem não pretende guardar para si os conhecimentos adquiridos.

Para a consecução dos nossos objetivos entendemos que precisamos nos manter fiéis à identidade assumida até mesmo estatutariamente: “a fundamentação de sua linha de trabalho na visão humanista, livre-pensadora, progressista e pluralista do Espiritismo, a partir do pensamento de Allan Kardec”. Tal postura vem ao encontro dos interesses de muitos espíritas e simpatizantes que preferem desvincular suas atividades de quaisquer organizações centralizadoras e diretivas do Movimento Espírita uma vez que se mostrem refratárias à livre determinação e autonomia dos grupos a elas ligados.

Cabe ressaltar que mantemos a coerência aos nossos princípios no que se refere ao relacionamento com as mais diversas instituições. Não há qualquer restrição para aderirmos ao sistema federativo, bem como a outras instituições, organizações ou movimentos, desde que aceitos sem a descaracterização da identidade original.

Nossa ligação intestina com a CEPA (Confederação Espírita Pan-Americana), da qual somos Assessor de Comunicação Social e Delegado em João Pessoa, identifica nossas origens e nossa Filosofia ao mesmo tempo que ratifica os princípios comuns à ASSEPE que foram acima exarados. Tal ligação indica perspectivas de desmistificação a respeito da CEPA que tem sido vítima de repetidos ataques de conteúdos escusos que distorcem a verdade.

A ASSEPE veio para somar e multiplicar e, no nosso entendimento, preencher uma lacuna inexplorada na área da divulgação, tendo como público alvo quem não procura a casa espírita nem conhece o Espiritismo, mas se interessa em adquirir maiores esclarecimentos da sua Ciência e Filosofia. Além disso, nos propomos receber colaboradores afinados com nossos princípios, assim como estender às diversas instituições e grupos, organizados ou não, nossos trabalhos de exposição doutrinária.

Abrem-se, portanto, a partir de agora, canais de diálogo alteritário, com tácita aceitação dos princípios espíritas como referência mínima, visando acima de tudo a causa espírita e o propósito maior de troca de experiências e estudo de parcerias.

João Pessoa, PB, 30 de abril de 2005.

 

Néventon  Vargas

Presidente da ASSEPE

 

Opinando

 

Raúl Drubich, Presidente do Consejo de Relaciones Espírita de Argentina, faz relato de importante reunião das entidades espíritas coordenadas pelo CREAR, realizada na Sociedad Espiritismo Verdadero, de Rafaela, AR. O ato integra projeto concebido para este e o próximo ano, qualificado por Raúl como “uma mirada hacia adentro de cada institución, estableciendo compromisos soolidarios entre todos”.

 

TALLER PROBLEMÁTICAS INSTITUCIONALES DE CREAR

 

 

            Se desarrolló el sábado 9 de Abril, en las instalaciones de la Sociedad Espiritismo Verdadero, de Rafaela, el primer encuentro de instituciones del CREAR, del presente año.   El objetivo principal de esta jornada estuvo centrado en una actividad que inicia un ciclo de debate y análisis referido a los problemas internos de las instituciones espíritas, buscando realizar diagnósticos generales y particulares, a partir de los cuales establecer las posibles soluciones prácticas.

            Se ha establecido como prioridad para este año y el próximo una “mirada hacia adentro” de cada institución, estableciendo compromisos solidarios entre todos, que nos ayuden a luchar por mejorar, a seguir con la tarea y a comprender con paciencia aquello que no podemos cambiar. Las instituciones espíritas tienen muchos puntos en común sobre los cuales trabajar, conocerlos, analizarlos y establecer prioridades es un primer paso para proyectar acciones futuras.

            Se dividió a la asistencia en dos grupos de aproximadamente 20 personas cada uno, con representantes de todas las instituciones, y se debatieron los principales puntos de preocupación. Algunos de ellos son los siguientes:

Es preocupación general la problemática de participación de los jóvenes en las instituciones. Se observa un estado de apatía hacia los compromisos directivos y el asumir responsabilidades concretas. Se plantea cuál es la responsabilidad de los dirigentes en esta promoción, si se les niega el lugar, si no se los motiva convenientemente, etc.

            Por otro lado hay coincidencias en que estamos frente a una generación “atrapada” por otras cuestiones mas placenteras o menos comprometidas. En cierta manera se coincide que ambos grupos –mayores y jóvenes- tienen partes iguales de incidencia. Muchos mayores plantean la posibilidad de ceder ciertos puestos para que los jóvenes lo ocupen, aún haciéndolo “a su manera”. Esto es una apertura a que se hagan las cosas de otra manera, a pesar de no ser como “uno quisiera” o “como se hicieron siempre”.

            También hay mayores que plantearon que en su experiencia esto ya fue realizado y por la apatía y falta de compromiso de los jóvenes fracasó.

            También se plantea que los jóvenes asisten al centro espírita cuando tienen necesidades concretas, es decir buscan ayuda solidaria que no siempre retribuyen después con trabajo y responsabilidad.

            Se planteó el tema de “des dogmatizar” todas las áreas de trabajo de la institución, planteando abiertamente y sin prejuicios, distintas alternativas de soluciones y metodologías. Que la prueba no sea un desafío cuyo resultado deba estar asegurado, sino que también se puede probar y errar, y aún así la experiencia es válida. Aún estamos sujetos a muchos dogmas de funcionamiento y creencias, por lo que el reconocerlos es la primer vía de su corrección.

            Un punto final para el análisis lo constituyó el planteo de flexibilizar las estructuras institucionales, que a decir de muchos en ocasiones, es mas importante la forma y el cumplimiento de determinadas disciplinas, que el contenido que estas estructuras tienen. Si bien es un tema para debatir extensamente es preocupación general que existe poca discusión de contenidos o que los contenidos están desactualizados y no le prestamos suficiente atención. En general tener en claro que la estructura o la forma no es un fin en sí mismo.

            Como conclusión general, manifestamos la satisfacción por haber obtenido un debate abierto, sincero, respetuoso entre todos, donde imperó la preocupación constante de todos los presentes por mejorar la institución espírita en todos sus estamentos, incorporando jóvenes y  personas nuevas a las responsabilidades directivas con el objetivo de crecer en número y calidad y que el conocimiento espírita no se estanque y se difunda en la comunidad.

            La continuidad de estos debates seguramente generará las propuestas concretas que todos necesitamos para dar seguridad a nuestra tarea diaria como idealistas espíritas.

Raúl Drubich

rhdrubich@arnet.com.ar

Publicações Recebidas

 

Registramos e agradecemos o recebimento das seguintes publicações

 

Revista ICESP – Publicação do Instituto de Cultura Espírita de São Paulo, Ano 4, 13, 1º trimestre 2005. Prosseguindo na série “A História do Espiritismo – Os Grandes Vultos da Doutrina”, esta edição destaca a figura de Leon Denis, apóstolo e consolidador do Espiritismo. Contatos: Icesp@frontier.com.brwww.frontier.com.br/Icesp .

 

O Trevo – Publicação da Aliança Espírita Evangélica – Fraternidade dos Discípulos de Jesus – Difusão do Espiritismo Religioso – Ano XXXII, 365, Março/2005. Nesta edição, destaque para a matéria de capa, “Nós somos a Aliança”, com amplas informações institucionais da entidade responsável pela publicação. Contatos: trevo@aliança.org.br e www.alianca.org.br .

 

Le Journal Spirite – órgão do Cercle Spirite Allan Kardec (3, ter, rue Jules Ferry – 54770 Dommartin sous Amance – e-mail: jpeccatte@free.fr ). A edição 60, abril 2005, versão em espanhol (tradução de Ruth Neumann, Caracas, Venezuela), tem como destaque “La vida de los espíritus em el más allá”, com artigos doutrinários e relatos de experiências mediúnicas realizadas naquela importante instituição espírita francesa.

 

Jornal Espírita – órgão da Federação Espírita do Estado de São Paulo – Abril 2005 – 356 – Ano XXVIII. Nesta edição, destaque para a matéria de capa “O despertar do homem para a Verdade”, matéria comemorativa aos 148 anos do lançamento de O Livro dos Espíritos.  Contatos: feesp@feesp.org.br e www.feesp.org.br .

 

Jornal Espírita de Pernambuco – Órgão do Centro Espírita Leon Denis, Recife – Número 95 – Ano VIII.. Destaque para a matéria de capa “Centenário do Nascimento de Peixotinho, o médium do Amor”. Contatos: ldenis@elogica.com.br .

 

Andalucía Espiritista – Boletín de Difusión de la Asociación Espírita Andaluza Amalia Domingo Soler – N. 12. Ano III – Abril/Jun.2005. Nesta edição, a parte primeira do relato “El Fantasma del Monje”, de Robert Tocquet e amplo noticiário das atividades da Asociación Andaluza, entidade adesa à CEPA, com sede em Córdoba. Contatos: andaluciaespiritista@latinmail.com