Da Redação - Junho de 2001

Chico Xavier se recupera de Pneumonia

O médium Chico Xavier está internado desde 26 de junho, no hospital Hélio Angotti, em Uberaba, Triângulo Mineiro. O médium se recupera de uma pneumonia dupla e foi internado às pressas depois de estar com quase 40 graus de febre. O clínico-geral Eurípedes Vieira, médico de Chico há 25 anos, disse que seu estado de saúde ainda inspira cuidados, em razão da idade avançada. Segundo o médico, a infecção pulmonar regrediu cerca de 70% em relação ao quadro clínico do dia da internação.
O médium já está se alimentando por via oral e não precisa mais da máscara de oxigênio para respirar.
Familiares do médium convocaram a Imprensa para fazer um apelo aos seus admiradores, espalhados pelo País. ‘‘Pedimos a todos que orem por ele neste momento’’, disse o filho adotivo de Xavier, Eurípedes Reis, 49. Chico, que completou 91 anos no dia 2 de abril, sofre, desde a segunda metade dos anos 90, de uma série de problemas de saúde, como cegueira no olho esquerdo e dificuldades para se locomover e se comunicar. (Agência Estado e Folha de S. Paulo)

Fato e Comentário
Até onde irá a Deformação ?

A igrejificação do movimento espírita brasileiro é notória e bem antiga. Muito provavelmente começou com a introdução do Culto a Maria e o Cristo Fluídico, alimentados por Bezerra de Menezes, Bittencourt Sampaio e outros, com grande respaldo no Rio de Janeiro, principalmente.
Mas até que ponto irá essa deformação do pensamento de Allan Kardec?
A foto que estampamos é da capa do Evangelho segundo o Espiritismo, lançado por Salvador Gentile na sua Editora Espírita Cristã, de Araras-SP.
Até agora os livros de Allan Kardec traziam, geralmente, sua foto na capa. Gentile colocou uma foto de Jesus com espinhos, aflito e vencido..
Aliás, além do entusiasmo de certos espíritas pela tolerância e fraternidade de padres, bispos e pastores para com o Espiritismo, publicações chamadas de “espíritas” mostram muitas vezes fotos de santinhos católicos em capas de revistas e agora de um livro de Kardec.
A deformação é ainda maior, porque o Evangelho Segundo o Espiritismo não é bíblia, não é , finalmente, um livro religioso. É um estudo de relação entre alguns trechos do Novo Testamento e os principios doutrinários.
A transformação do livro em catecismo e bíblia é de responsabilidade de pessoas desinformadas com o verdadeiro sentido da doutrina. Chega a ser piegas e ridícula a chamada “abertura ao acaso” do livro com a intenção de ser esse ato voluntário comandado por Espíritos.
Enfim, o Espiritismo cristão propagado no Brasil deixou de ser kardecista há muito tempo.

Cartas Abertas
Dúvidas e Elogios

O que é ser Kardecista?
Gostaria de saber o que vem a ser Kardecista. Seria, a meu ver, a pessoa que segue o Codificador da Doutrina Espirita Allan Kardec ?
Sendo assim seria uma nova corrente de pensamento, distinta do Espiritismo ?
Grato
Alexis - Belo Horizonte-MG

Prezado Alexis,
Kardecista é todo aquele que segue a doutrina kardecista, ou seja, o Espiritismo. Não se trata de uma nova doutrina, mas da doutrina espírita em si mesma, que é, como é provado, uma obra de Allan Kardec. O fato da “iniciativa” ser dos Espíritos, não invalida, nem diminui, ao contrário, a “elaboração” realizada pelo professor Denizard Rivail. Assim, kardecista pode, até certo ponto, ser um sinônimo para espírita, na medida em que esta palavra se enquadre perfeitamente no pensamento de Allan Kardec, acima e fora dos modismo, infiltrações e desvios perpetrados no movimento espírita brasileiro.
Jaci Regis (por e-mail).
Parabéns dr. Regis pelo artigo Deus não mudou do Abertura de abril. Seu estilo lembra-me o saudoso filósofo Herculano Pires, incisivo em suas colocações. Cícero Guedes de Moura, São Paulo-SP.
Aproveito também para dar parabéns pelo Abertura, ao meu ver um dos melhores, senão o melhor jornal espírita que dispomos. Jomar T. Gontijo - Divinópilos-MG (por e-mail).

Notícias

ary lex morre aos 85 anos

O médico Dr. Ary Lex desencarnou no dia 12 de junho, aos 85 anos, na cidade de São Paulo. O enterro foi no cemitério da Consolação. Autor de diversos livros na área da medicina, Ary Lex também escreveu as obras espíritas Pureza Doutrinária, Do Sistema Nervoso à Mediunidade, 60 anos de Espiritismo no Estado de São Paulo (Nossa Vivência), tendo sido articulista e colunista de diversos periódicos espíritas. Foi um dos fundadores da Associação Médico-Espírita de São Paulo e exerceu, por 40 anos, o cargo de conselheiro da USE.

feb tem novo presidente

Nestor João Masotti foi eleito pelo Conselho Superior da Federação Espírita Brasileira, em 24 de março último, presidente da entidade, com mandato de um ano. Ele sucede a Juvanir Borges de Souza, que se retira após 10 anos dirigindo a FEB.

PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS

De 6 a 8 de julho de 2001, será realizado em São Paulo, Capital, o VII Encontro Sobre os Portadores de Deficiências, sob a coordenação geral do Nosso Lar. O evento será no Nosso Lar – Espaço Fonte Viva, Pça. Florence Nightingale, 57 São Paulo. Telefax: (0-xx-11) 6163-8681.

dia dos espíritas

No dia 20 de abril último, às 10 horas, realizou-se cerimônia comemorativa do Dia dos Espíritas, instituído por lei estadual no dia 18 de abril de cada ano. A cerimônia deu-se no plenário da Assembléia Legislativa. A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE) esteve representada pela sua vice-presidente, Júlia Nezu. Segundo o jornal O Dirigente Espírita, apenas 60 pessoas estavam no plenário, presidido pelo deputado Calvo, autor do projeto que instituiu O Dia dos Espíritas.

Nova diretoria da ade-sp

Em 3 de fevereiro foi eleita a nova diretoria executiva da Associação dos Divulgadores Espíritas - SP. Ivan Franzolim será o presidente para o triênio 2001/2004.

comunicação social

Das 7 e 8 de setembro, a ADE-SP vai realizar o IV Simpósio de Comunicação Social, abordando o tema Espiritismo, Comunicação e Sociedade. A inscrição pode ser feita pelos telefones (0-xx-11) 6952-1582 e 6262-7309.

Pelotas realiza II Simpósio do Pensamento

No dia 7 a 9 de setembro, às 20 horas, será realizado em Pelotas-RS, o II Simpósio do Pensamento Espírita, no auditório do Centro Federal da Educação Tecnológico, antiga Escola Técnica Federal de Pelotas, Av. Praça 20 de setembro, 455. A taxa de inscrição é de R$15,00.
Dia 7, abertura com Milton Medran; dia 8, palestra com Henrique Rodrigues. E no dia 9, das 9 às 11 horas, painel de debates com Milton Medran, Henrique Rodrigues, Octaviano e José Budó.
Serão apresentados trabalhos no dia 8, das 8 às 12 horas e das 13h30 até 17h30, com 50 minutos para cada apresentação em intervalos de 10 minutos.
No painel do dia 9 o ingresso para pessoas não inscritas no simpósio será de 1 kg de alimento não perecível.
Os resumos dos trabalhos podem ser apresentados até 15 de agosto.
Para se inscrever é só entrar em contato com Homero Ward, presidente da Casa da Prece e um dos coordenadores da comissão organizadora pelo telefone 0-xx-53.9828177. Mais informações na Internet, www.casadaprece.com.br ou na Sociedade Espírita Casa da Prece, R. Benjamin Contant,1251 – Pelotas-RS.

Revista Protestante afirma: Quem é Espírita não é Cristão

A revista Ultimato, “órgão de imprensa destinado à evangelização e edificação, sem cor denominal “ lançou uma edição, relativa a maio e junho de 2.001, dedicada ao Espiritismo e a reencarnação.
Com tom moderado, ela combate o Espiritismo e a reencarnação, como doutrinas contrárias ao cristianismo.
Na capa, publica dois trechos contrários à Lei das vidas sucessivas:
“A reencarnação deixa o fardo todo nas costas do devedor. Ele que se vire. Na salvação transfere o fardo para os ombros de Jesus Cristo”
“A reencarnação transfere o devedor de cadeia em cadeia neste e em outros mundos. A salvação retira o pecador da cadeia antes que ele morra”.
No editorial afirma: “Não há a menor possibilidade de alguém professar o cristianismo e ao mesmo tempo professar o Espiritismo. É uma coisa ou outra. Porque cristianismo e Espiritismo são religiões antagônicas.
O Espiritismo derruba todos os pilares que sustentam o cristianismo. Não é cristã a religião que nega a autoridade das Sagradas Escrituras, que nega a divindade de Jesus, que nega o nascimento virginal de Jesus, que nega o sacrifício expiatório de Jesus, que nega o perdão dos pecados, que nega as penas eternas. Não é cristã a religião que prega a salvação por meio das obras e não por meio da graça de Deus. Não é cristã a religião que blasfema contra Jesus e ensina que Ele era o resultado de uma longa cadeia de reencarnações”
E mais adiante “Precisamos acabar com essa história de católico-espírita, protestante-espírita e judeu-espírita. Na tradição judáico-cristã não há lugar para a reencarnação nem para o Espiritismo. Semelhantemente. É preciso considerar fora de sentido e fora da realidade esta outra expressão espírita-cristão. Quem é espírita não é cristão”
O Que Eles Pensam
Nosso propósito não é analisar as opiniões da revista e dos autores de artigos. O periódico foi distribuído a mão cheia para entidades espíritas, dentro do programa de “salvação de espíritas” que sempre é uma intenção das igrejas cristãs. A esse propósito, são transcritos depoimentos de pessoas que se diziam espíritas, algumas médiuns, outras umbandistas, tudo misturado, que deixaram o Espiritismo para ser tornar evangélicos.
O que ressalta nessa iniciativa da revista protestante é separar o joio do trigo, deixar claro que o Espiritismo não é cristão, no que aliás ela têm razão, uma vez que, realmente, a doutrina kardecista “derruba todos os pilares que sustentam o cristianismo”.
Outro detalhe é que os editores do órgão evangélico repudiam a expressão “espírita cristão” que muitos espíritas gostam de usar.
A reencarnação que é reconhecida como princípio ancestral, derruba todo o processo de salvação, da graça divina, do perdão dos pecados. “Sob o ponto de vista cristão, a reencarnação é uma mentira” é uma afirmativa inserida na página 27. No texto extraímos : “Existe uma mentira chamada reencarnação que desvia definitivamente o homem da cruz de Cristo. Ela é muito antiga. É muito mais velha do que o cristianismo...(...) A reencarnação é uma mentira porque exclui impiedosamente o perdão de Deus, aqui e agora, desde que haja convicção de pecado, arrependimento e “conversão, tudo por causa do sacrifício expiatório de Jesus Cristo. No lugar da mensagem da maravilhosa graça, coloca-se a impiedosa mensagem, de que cada um deve expiar seus próprios pecados por meio de vidas sucessivas....
Tudo isso mostra a distância de entendimento da divindade, da pessoa humana, do futuro e da Justiça, que separam os princípios do cristianismo e do Espiritismo.
A Cristolatria
Os protestantes se apoiam no valor inquestionável dos textos bíblicos , na força de satanás e no poder de Jesus Cristo. No Espiritismo, existem grande afeição pelas escrituras, principalmente no Novo Testamento citado e explicado a exaustão, como se faz nos cultos evangélicos dos protestantes. A figura de satanás é substituída pelo obsessor, mas a cristolatria é real.
Desde que Roustaing e depois Emmanuel se firmaram no movimento espírita, dando respaldo ao sentimento católico e evangélico da população, a idolatria de Jesus foi triunfal. Não podendo negar a lei da reencarnação que é universal, Emmanuel e outros, contornaram o problema afirmando que ele foi o único que cresceu em linha reta, sem jamais ter errado, é o idealizador, construtor, dirigente, enfim, o perfeito, que corresponde ao símbolo cristão do Filho Unigênito, uma contradição do amor de Deus.
A revista ataca o Espiritismo que, segundo ela, retira de Jesus sua divindade e afirma “Jesus não é a reencarnação de alguém. Mas entrou dentro do tempo e tornou-se visível, palpável e audível para tornar possível a salvação daqueles que crêem”.
“Os cristão entendem que Jesus é aquele de quem fala o Evangelho segundo João:
No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, sem ele, nada do que foi feito se fez. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai ”(Jo 1.1.3.14)
Em outras palavras isso também é dito no Espiritismo.
Também está ali escrito que “Jesus é o Agnus Dei ( o Cordeiro de Deus) que tira o pecado do mundo, como muito bem se expressou João Batista (Jo 1.29) Ele é o Servo do Senhor que toma sobre sai a iniquidade de nós todos”(Is.53.0) Ele se faz pecado por nós e carrega em seu próprio corpo os nossos pecados )I Pe. 2.24) Ele paga a dívida que o pecador não pode pagar (Cl 2.14) “ e assim por diante.
Os cristolatras espíritas estão bem próximo desse pensamento cristão, porque também acreditam que Jesus de Nazaré, transformado em Jesus Cristo pela Igreja, como o Messias universalizado do povo judeu, é o único, é o filho unigênito, representante de Deus, governador e criador do planeta Terra, etc..
Aqui no Espiritismo, também se referem a ele como Nosso Senhor e outros apelidos usados pelos cristãos de todas as igrejas e denominações.
A realidade é que existem princípios no Espiritismo que ofendem a estrutura básica do cristianismo e a contradição precisa ser encarada de frente e não disfarçada com a cristolatria e a fé nas escrituras sagradas, tão difundida entre os espíritas-cristãos.
Quem não puder suportar essa divisão de critérios na análise da vida e da divindade, está no nebuloso transição de não ser uma coisa, nem outra coisa.
Como dizem os evangélicos “Precisamos acabar com essa história de católico-espírita, protestante-espírita e judeu-espírita. Na tradição judáico-cristã não há lugar para a reencarnação nem para o Espiritismo. Semelhantemente. É preciso considerar fora de sentido e fora da realidade esta outra expressão espírita-cristão. Quem é espírita não é cristão”
A Saída é a Espiritização
É evidente que o Espiritismo como pensado por Allan Kardec tem um sentido estrito de doutrina filosófica e não de religião.
Esse fato foi descartado pelos espírita brasileiros. E na medida que criaram uma mistura de cristianismo e Espiritismo desenvolveram uma doutrina híbrida e que como tal, com perda substancial de sua identidade.
Graças a Francisco Cândido Xavier e seu guia Emmanuel, o Espiritismo brasileiro tornou-se finalmente uma religião e mesmo aí entrou num conflito: quer ser cristão, quando todo o corpo doutrinário derruba os critérios cristãos, não quer ter culto, cerimônias, nem dogmas que são básicos em qualquer religião, embora os tenha de maneira estilizada.
Certamente o que se diz é que o Espiritismo apoia-se na mensagem cristã, daí o apego à figura do Mestre, a busca da verdade no Novo Testamento, a “evangelização espírita”. Mas aí tem que haver uma clara distinção. O Espiritismo apoia-se na doutrina pregada e vivida em parte por Jesus de Nazaré e não no sistema doutrinário, filosófico, religioso e corporativo das igrejas cristãs e elas são, quer se queira ou não, o cristianismo.
Talvez a única saída para nós seja a espiritização.

A Verdadeira Face de Cristo

A partir de um crânio com cerca de 2.000 anos, achado na região de Israel onde viveu Jesus de Nazaré, o Cristo, cientistas ingleses reconstituíram um presumível rosto que seria a verdadeira face do Nazareno.
Como a fisionomia reconstituída é totalmente diferente das que foram pintadas pelos artistas de todos os tempos, retratando um rosto europeu, de olhos azuis e cabelos ondulados, imediatamente os cristãos reagiram, negando que aquela face fosse a do seu Messias.
O assunto tem seu interesse reduzido, mas toca no âmago estético dos cristãos que sempre imaginaram Jesus Cristo como um homem belo, alto, louro. Tanto quanto dos espíritas-cristãos que além das imagens cristãs, têm descrição atribuída ao Espírito Emmanuel que teria sido o senador romano Públio Lêntulus, contemporâneo de Jesus e retratos mediúnicos que, na verdade, apenas reproduziram os quadros dos artistas encarnados.
Publicamos artigo enviado pelo escritor e conferencista Henrique Rodrigues e trechos de artigos, do cardeal- arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, publicado no jornal O Estado de São Paulo de 18 de abril de 2001 e o do prof. Fausto De Vito, publicado no jornal Flama Espírita, de Uberaba-MG.
Dom Cláudio Humme, no seu artigo, intitulado O rosto de Jesus diz “Com efeito o rosto apresentado pelos referidos cientistas nada mais é do que o presumível rosto da pessoa a quem pertenceu o crânio usado. Mas certamente aquele crânio, não é o crânio de Jesus e, portanto, certamente não é o rosto de Jesus. Que Jesus tinha uma fisionomia semita e, portanto, traços semitas todos já sabiam. Que os semitas de Israel no tempo de Jesus eram provavelmente de pele mais amorenada e tinham olhos comumente escuros também se sabia. Portanto, sabíamos já que a probabilidade de Jesus ser um homem de pele clara, como um nórdico europeu, de cabelos louros e olhos azuis era praticamente nula. (...) Saber como era o rosto histórico, real, de Jesus de Nazaré nunca constituiu questão relevante para a Igreja.(...) Causou certamente alvoroço entre muitos quando, pela primeira vez na história do cristianismo, se começou a falar da existência de “vero ícone”(daí “Verônica”?) de Jesus, como por exemplo, a imagem que Jesus teria deixado impressa num pano com que uma mulher lhe havia enxugado o rosto ensangüentado durante o caminho do calvário ou do rosto que faz parte do corpo impresso em seu sudário, como se pode ver no conhecido sudário de Turim. Seriam imagens não feitas por mão humana, ou, como se diz em grego, um “acheiropoieto”, que trariam impressa a verdade fisionomia de Jesus. Mas sobre a autenticidade delas ainda hoje há discussões, principalmente científicas”.
Já o prof. Fausto De Vito, intitula seu artigo de Entre o grotesco e o sublime e publica duas figuras, uma da “reconstituição” feita pelos cientistas que qualifica de “isto” e a tradicional gravura cristã, com legenda “ou este?” O articulista comenta “A mais recente dessas proezas da ciência dos aventureiros de laboratório conseguiu provocar surpresas e indignação tanto no público em geral quanto nos teólogos e nos dirigentes religiosos, assim como nos estudiosos espíritas de todo o mundo. Tudo começou quando o prof. Richard Neave, da Universidade de Manchester, na Inglaterra, partiu do crânio de um judeu vivente no século I da Era Cristã, encontrado em antigo cemitério perto de Jerusalém. Submetido o achado à tomografia pelo especialista em reconstituição facial, resultou em grotesca fisionomia que lembra, exatamente, as habituais montagens referentes a homens primitivos, conforme ilustração exibida pela mídia mundial (...) No presente caso, o sensacionalismo talvez tão especulativo quão materialista, afronta — sem o perdão da complacência — mas com o castigo do repúdio — a sublimidade daquele que foi considerado o Modelo e o Guia da Humanidade, por isso mesmo, perfeito em todos os aspectos. Finalmente, em face da infeliz invencionice do cientista britânico e seu grotesco desrespeito, lancemos, nós, os espíritas esclarecidos, nosso desafio público: — quem está certo, o Prof. Richard Neave ou senador Públio Lêntulus (Emmanuel) que esteve conversando com o próprio Jesus, em “Há Dois Mil Anos” ao escrever-lhe a nobre e bela figura, na carta que dirigiu ao Imperador Tibério?.
Em seguida De Vito reproduz a descrição emmanuelina, da qual transcrevemos o seguinte trecho: “é um homem e justa estatura e é muito belo no aspecto. Há tanta majestade no rosto, que aqueles que o vêem são forçados a amá-lo ou temê-lo. Tem os cabelos cor de amêndoa bem madura, distendidos até as orelhas e daí às espáduas; são da cor da terra, porém mais reluzentes. Tem no meio da fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso nos nazarenos; o seu rosto é cheio, o aspecto é muito sereno; nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face, de uma cor moderada; o nariz e a boca são irrepreensíveis. A barba é espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa e separada pelo meio; seu olhar é muito especioso e grave; tem os olhos graciosos e claros. O que surpreende é que resplandecem no seu rosto como raios de Sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque, quando resplende apavora e, quando ameniza, faz chorar“.

A Eleição de Masoti

Nestor João Masotti foi eleito e empossado presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB). Natural de São Paulo, foi presidente da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo (USE). Mudou-se para Brasília e passou a integrar o esquema febiano e a conviver com a cúpula da entidade. Coordenou as reuniões setoriais do Conselho Federativo Nacional (CFN) e o Conselho Espírita Internacional (CEI).
Sua ascensão ao cargo mais importante na religião espírita foi saudado por alguns como uma possibilidade de haver algumas mudança na postura da entidade federativa nacional. Em nosso modo de ver, Masotti foi guindado ao posto por não oferecer qualquer perspectiva de mudança na entidade, controlada pelo seu Conselho Superior. Seu mandato é de um ano, junto com Altivo Ferreira, outro ex-useano que se integrou às hostes febianas.
Devemos recordar que os estatutos da FEB só admitem a eleição para sua diretoria quem aceitar o roustainguismo, raiz das desavenças entre os espíritas cristãos. Logo ele, provavelmente, aceita a tese fluidista ou em termos mais sofisticados, o docetismo e, popularmente, o roustainguismo. A FEB gosta de dizer rustenismo.
Além disso, não obstante certa revolta de alguns espíritas-cristãos, a entidade federativa nacional da religião espírita não tem a menor intenção de mudar seus critérios, de resto já bastante difundido na religião espírita, graças ao apoio do Espírito Emmanuel. Resta apenas a questão do corpo de Jesus, que uns querem fluídico, outros carnal. Uns acreditam que ele não “nasceu”, mas materializou-se. Outros, ao contrário, crêem que ele nasceu do ventre de Maria e fruto da relação sexual dela com seu marido, José.
Enfim, firulas.
No jogo político-doutrinário da religião espírita, Antônio Cesar Perry, também ex-presidente da USE, deve ocupar o lugar de Masotti na CEI, controlado que é pela FEB.
Como se diz, “tudo como antes no quartel de abrantes....”