Da Redação - Junho de 2001
Chico Xavier se recupera de Pneumonia
O médium Chico Xavier está internado desde 26
de junho, no hospital Hélio Angotti, em Uberaba, Triângulo
Mineiro. O médium se recupera de uma pneumonia dupla e foi
internado às pressas depois de estar com quase 40 graus de
febre. O clínico-geral Eurípedes Vieira, médico de Chico há
25 anos, disse que seu estado de saúde ainda inspira cuidados,
em razão da idade avançada. Segundo o médico, a infecção
pulmonar regrediu cerca de 70% em relação ao quadro clínico do
dia da internação.
O médium já está se alimentando por via oral e não precisa
mais da máscara de oxigênio para respirar.
Familiares do médium convocaram a Imprensa para fazer um apelo
aos seus admiradores, espalhados pelo País. Pedimos
a todos que orem por ele neste momento, disse o filho
adotivo de Xavier, Eurípedes Reis, 49. Chico, que completou 91
anos no dia 2 de abril, sofre, desde a segunda metade dos anos
90, de uma série de problemas de saúde, como cegueira no olho
esquerdo e dificuldades para se locomover e se comunicar. (Agência
Estado e Folha de S. Paulo)
Fato e
Comentário
Até onde irá a
Deformação ?
A igrejificação do movimento espírita
brasileiro é notória e bem antiga. Muito provavelmente começou
com a introdução do Culto a Maria e o Cristo Fluídico,
alimentados por Bezerra de Menezes, Bittencourt Sampaio e outros,
com grande respaldo no Rio de Janeiro, principalmente.
Mas até que ponto irá essa deformação do pensamento de Allan
Kardec?
A foto que estampamos é da capa do Evangelho segundo o
Espiritismo, lançado por Salvador Gentile na sua Editora Espírita
Cristã, de Araras-SP.
Até agora os livros de Allan Kardec traziam, geralmente, sua
foto na capa. Gentile colocou uma foto de Jesus com espinhos,
aflito e vencido..
Aliás, além do entusiasmo de certos espíritas pela tolerância
e fraternidade de padres, bispos e pastores para com o
Espiritismo, publicações chamadas de espíritas
mostram muitas vezes fotos de santinhos católicos em capas de
revistas e agora de um livro de Kardec.
A deformação é ainda maior, porque o Evangelho Segundo o
Espiritismo não é bíblia, não é , finalmente, um livro
religioso. É um estudo de relação entre alguns trechos do Novo
Testamento e os principios doutrinários.
A transformação do livro em catecismo e bíblia é de
responsabilidade de pessoas desinformadas com o verdadeiro
sentido da doutrina. Chega a ser piegas e ridícula a chamada
abertura ao acaso do livro com a intenção de ser
esse ato voluntário comandado por Espíritos.
Enfim, o Espiritismo cristão propagado no Brasil deixou de ser
kardecista há muito tempo.
Cartas Abertas
Dúvidas e Elogios
O que é ser Kardecista?
Gostaria de saber o que vem a ser Kardecista. Seria, a meu ver, a
pessoa que segue o Codificador da Doutrina Espirita Allan Kardec
?
Sendo assim seria uma nova corrente de pensamento, distinta do
Espiritismo ?
Grato
Alexis - Belo Horizonte-MG
Prezado Alexis,
Kardecista é todo aquele que segue a doutrina kardecista, ou
seja, o Espiritismo. Não se trata de uma nova doutrina, mas da
doutrina espírita em si mesma, que é, como é provado, uma obra
de Allan Kardec. O fato da iniciativa ser dos Espíritos,
não invalida, nem diminui, ao contrário, a elaboração
realizada pelo professor Denizard Rivail. Assim, kardecista pode,
até certo ponto, ser um sinônimo para espírita, na medida em
que esta palavra se enquadre perfeitamente no pensamento de Allan
Kardec, acima e fora dos modismo, infiltrações e desvios
perpetrados no movimento espírita brasileiro.
Jaci Regis (por e-mail).
Parabéns dr. Regis pelo artigo Deus não mudou do Abertura de
abril. Seu estilo lembra-me o saudoso filósofo Herculano Pires,
incisivo em suas colocações. Cícero Guedes de Moura, São
Paulo-SP.
Aproveito também para dar parabéns pelo Abertura, ao meu ver um
dos melhores, senão o melhor jornal espírita que dispomos.
Jomar T. Gontijo - Divinópilos-MG (por e-mail).
Notícias
ary lex morre aos 85 anos
O médico Dr. Ary Lex desencarnou no dia 12 de junho, aos 85
anos, na cidade de São Paulo. O enterro foi no cemitério da
Consolação. Autor de diversos livros na área da medicina, Ary
Lex também escreveu as obras espíritas Pureza Doutrinária, Do
Sistema Nervoso à Mediunidade, 60 anos de Espiritismo no Estado
de São Paulo (Nossa Vivência), tendo sido articulista e
colunista de diversos periódicos espíritas. Foi um dos
fundadores da Associação Médico-Espírita de São Paulo e
exerceu, por 40 anos, o cargo de conselheiro da USE.
feb tem novo presidente
Nestor João Masotti foi eleito pelo Conselho Superior da Federação
Espírita Brasileira, em 24 de março último, presidente da
entidade, com mandato de um ano. Ele sucede a Juvanir Borges de
Souza, que se retira após 10 anos dirigindo a FEB.
PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS
De 6 a 8 de julho de 2001, será realizado em São Paulo,
Capital, o VII Encontro Sobre os Portadores de Deficiências, sob
a coordenação geral do Nosso Lar. O evento será no Nosso Lar
Espaço Fonte Viva, Pça. Florence Nightingale, 57 São
Paulo. Telefax: (0-xx-11) 6163-8681.
dia dos espíritas
No dia 20 de abril último, às 10 horas, realizou-se cerimônia
comemorativa do Dia dos Espíritas, instituído por lei estadual
no dia 18 de abril de cada ano. A cerimônia deu-se no plenário
da Assembléia Legislativa. A União das Sociedades Espíritas do
Estado de São Paulo (USE) esteve representada pela sua
vice-presidente, Júlia Nezu. Segundo o jornal O Dirigente Espírita,
apenas 60 pessoas estavam no plenário, presidido pelo deputado
Calvo, autor do projeto que instituiu O Dia dos Espíritas.
Nova diretoria da ade-sp
Em 3 de fevereiro foi eleita a nova diretoria executiva da
Associação dos Divulgadores Espíritas - SP. Ivan Franzolim será
o presidente para o triênio 2001/2004.
comunicação social
Das 7 e 8 de setembro, a ADE-SP vai realizar o IV Simpósio de
Comunicação Social, abordando o tema Espiritismo, Comunicação
e Sociedade. A inscrição pode ser feita pelos telefones
(0-xx-11) 6952-1582 e 6262-7309.
Pelotas realiza II Simpósio do Pensamento
No dia 7 a 9 de setembro, às 20 horas, será
realizado em Pelotas-RS, o II Simpósio do Pensamento Espírita,
no auditório do Centro Federal da Educação Tecnológico,
antiga Escola Técnica Federal de Pelotas, Av. Praça 20 de
setembro, 455. A taxa de inscrição é de R$15,00.
Dia 7, abertura com Milton Medran; dia 8, palestra com Henrique
Rodrigues. E no dia 9, das 9 às 11 horas, painel de debates com
Milton Medran, Henrique Rodrigues, Octaviano e José Budó.
Serão apresentados trabalhos no dia 8, das 8 às 12 horas e das
13h30 até 17h30, com 50 minutos para cada apresentação em
intervalos de 10 minutos.
No painel do dia 9 o ingresso para pessoas não inscritas no simpósio
será de 1 kg de alimento não perecível.
Os resumos dos trabalhos podem ser apresentados até 15 de
agosto.
Para se inscrever é só entrar em contato com Homero Ward,
presidente da Casa da Prece e um dos coordenadores da comissão
organizadora pelo telefone 0-xx-53.9828177. Mais informações na
Internet, www.casadaprece.com.br ou na Sociedade Espírita Casa
da Prece, R. Benjamin Contant,1251 Pelotas-RS.
Revista Protestante afirma: Quem é Espírita não é Cristão
A revista Ultimato, órgão de imprensa
destinado à evangelização e edificação, sem cor denominal
lançou uma edição, relativa a maio e junho de 2.001,
dedicada ao Espiritismo e a reencarnação.
Com tom moderado, ela combate o Espiritismo e a reencarnação,
como doutrinas contrárias ao cristianismo.
Na capa, publica dois trechos contrários à Lei das vidas
sucessivas:
A reencarnação deixa o fardo todo nas costas do devedor.
Ele que se vire. Na salvação transfere o fardo para os ombros
de Jesus Cristo
A reencarnação transfere o devedor de cadeia em cadeia
neste e em outros mundos. A salvação retira o pecador da cadeia
antes que ele morra.
No editorial afirma: Não há a menor possibilidade de alguém
professar o cristianismo e ao mesmo tempo professar o
Espiritismo. É uma coisa ou outra. Porque cristianismo e
Espiritismo são religiões antagônicas.
O Espiritismo derruba todos os pilares que sustentam o
cristianismo. Não é cristã a religião que nega a autoridade
das Sagradas Escrituras, que nega a divindade de Jesus, que nega
o nascimento virginal de Jesus, que nega o sacrifício expiatório
de Jesus, que nega o perdão dos pecados, que nega as penas
eternas. Não é cristã a religião que prega a salvação por
meio das obras e não por meio da graça de Deus. Não é cristã
a religião que blasfema contra Jesus e ensina que Ele era o
resultado de uma longa cadeia de reencarnações
E mais adiante Precisamos acabar com essa história de católico-espírita,
protestante-espírita e judeu-espírita. Na tradição judáico-cristã
não há lugar para a reencarnação nem para o Espiritismo.
Semelhantemente. É preciso considerar fora de sentido e fora da
realidade esta outra expressão espírita-cristão. Quem é espírita
não é cristão
O Que Eles Pensam
Nosso propósito não é analisar as opiniões da revista e dos
autores de artigos. O periódico foi distribuído a mão cheia
para entidades espíritas, dentro do programa de salvação
de espíritas que sempre é uma intenção das igrejas
cristãs. A esse propósito, são transcritos depoimentos de
pessoas que se diziam espíritas, algumas médiuns, outras
umbandistas, tudo misturado, que deixaram o Espiritismo para ser
tornar evangélicos.
O que ressalta nessa iniciativa da revista protestante é separar
o joio do trigo, deixar claro que o Espiritismo não é cristão,
no que aliás ela têm razão, uma vez que, realmente, a doutrina
kardecista derruba todos os pilares que sustentam o
cristianismo.
Outro detalhe é que os editores do órgão evangélico repudiam
a expressão espírita cristão que muitos espíritas
gostam de usar.
A reencarnação que é reconhecida como princípio ancestral,
derruba todo o processo de salvação, da graça divina, do perdão
dos pecados. Sob o ponto de vista cristão, a reencarnação
é uma mentira é uma afirmativa inserida na página 27. No
texto extraímos : Existe uma mentira chamada reencarnação
que desvia definitivamente o homem da cruz de Cristo. Ela é
muito antiga. É muito mais velha do que o cristianismo...(...) A
reencarnação é uma mentira porque exclui impiedosamente o perdão
de Deus, aqui e agora, desde que haja convicção de pecado,
arrependimento e conversão, tudo por causa do sacrifício
expiatório de Jesus Cristo. No lugar da mensagem da maravilhosa
graça, coloca-se a impiedosa mensagem, de que cada um deve
expiar seus próprios pecados por meio de vidas sucessivas....
Tudo isso mostra a distância de entendimento da divindade, da
pessoa humana, do futuro e da Justiça, que separam os princípios
do cristianismo e do Espiritismo.
A Cristolatria
Os protestantes se apoiam no valor inquestionável dos textos bíblicos
, na força de satanás e no poder de Jesus Cristo. No
Espiritismo, existem grande afeição pelas escrituras,
principalmente no Novo Testamento citado e explicado a exaustão,
como se faz nos cultos evangélicos dos protestantes. A figura de
satanás é substituída pelo obsessor, mas a cristolatria é
real.
Desde que Roustaing e depois Emmanuel se firmaram no movimento
espírita, dando respaldo ao sentimento católico e evangélico
da população, a idolatria de Jesus foi triunfal. Não podendo
negar a lei da reencarnação que é universal, Emmanuel e
outros, contornaram o problema afirmando que ele foi o único que
cresceu em linha reta, sem jamais ter errado, é o idealizador,
construtor, dirigente, enfim, o perfeito, que corresponde ao símbolo
cristão do Filho Unigênito, uma contradição do amor de Deus.
A revista ataca o Espiritismo que, segundo ela, retira de Jesus
sua divindade e afirma Jesus não é a reencarnação de
alguém. Mas entrou dentro do tempo e tornou-se visível, palpável
e audível para tornar possível a salvação daqueles que crêem.
Os cristão entendem que Jesus é aquele de quem fala o
Evangelho segundo João:
No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era
Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, sem ele,
nada do que foi feito se fez. E o Verbo se fez carne e habitou
entre nós, cheio de graça e de verdade e vimos a sua glória,
glória como do unigênito do Pai (Jo 1.1.3.14)
Em outras palavras isso também é dito no Espiritismo.
Também está ali escrito que Jesus é o Agnus Dei ( o
Cordeiro de Deus) que tira o pecado do mundo, como muito bem se
expressou João Batista (Jo 1.29) Ele é o Servo do Senhor que
toma sobre sai a iniquidade de nós todos(Is.53.0) Ele se
faz pecado por nós e carrega em seu próprio corpo os nossos
pecados )I Pe. 2.24) Ele paga a dívida que o pecador não pode
pagar (Cl 2.14) e assim por diante.
Os cristolatras espíritas estão bem próximo desse pensamento
cristão, porque também acreditam que Jesus de Nazaré,
transformado em Jesus Cristo pela Igreja, como o Messias
universalizado do povo judeu, é o único, é o filho unigênito,
representante de Deus, governador e criador do planeta Terra,
etc..
Aqui no Espiritismo, também se referem a ele como Nosso Senhor e
outros apelidos usados pelos cristãos de todas as igrejas e
denominações.
A realidade é que existem princípios no Espiritismo que ofendem
a estrutura básica do cristianismo e a contradição precisa ser
encarada de frente e não disfarçada com a cristolatria e a fé
nas escrituras sagradas, tão difundida entre os espíritas-cristãos.
Quem não puder suportar essa divisão de critérios na análise
da vida e da divindade, está no nebuloso transição de não ser
uma coisa, nem outra coisa.
Como dizem os evangélicos Precisamos acabar com essa história
de católico-espírita, protestante-espírita e judeu-espírita.
Na tradição judáico-cristã não há lugar para a reencarnação
nem para o Espiritismo. Semelhantemente. É preciso considerar
fora de sentido e fora da realidade esta outra expressão espírita-cristão.
Quem é espírita não é cristão
A Saída é a Espiritização
É evidente que o Espiritismo como pensado por Allan Kardec tem
um sentido estrito de doutrina filosófica e não de religião.
Esse fato foi descartado pelos espírita brasileiros. E na medida
que criaram uma mistura de cristianismo e Espiritismo
desenvolveram uma doutrina híbrida e que como tal, com perda
substancial de sua identidade.
Graças a Francisco Cândido Xavier e seu guia Emmanuel, o
Espiritismo brasileiro tornou-se finalmente uma religião e mesmo
aí entrou num conflito: quer ser cristão, quando todo o corpo
doutrinário derruba os critérios cristãos, não quer ter
culto, cerimônias, nem dogmas que são básicos em qualquer
religião, embora os tenha de maneira estilizada.
Certamente o que se diz é que o Espiritismo apoia-se na mensagem
cristã, daí o apego à figura do Mestre, a busca da verdade no
Novo Testamento, a evangelização espírita. Mas aí
tem que haver uma clara distinção. O Espiritismo apoia-se na
doutrina pregada e vivida em parte por Jesus de Nazaré e não no
sistema doutrinário, filosófico, religioso e corporativo das
igrejas cristãs e elas são, quer se queira ou não, o
cristianismo.
Talvez a única saída para nós seja a espiritização.
A Verdadeira Face de Cristo
A partir de um crânio com cerca de 2.000 anos,
achado na região de Israel onde viveu Jesus de Nazaré, o
Cristo, cientistas ingleses reconstituíram um presumível rosto
que seria a verdadeira face do Nazareno.
Como a fisionomia reconstituída é totalmente diferente das que
foram pintadas pelos artistas de todos os tempos, retratando um
rosto europeu, de olhos azuis e cabelos ondulados, imediatamente
os cristãos reagiram, negando que aquela face fosse a do seu
Messias.
O assunto tem seu interesse reduzido, mas toca no âmago estético
dos cristãos que sempre imaginaram Jesus Cristo como um homem
belo, alto, louro. Tanto quanto dos espíritas-cristãos que além
das imagens cristãs, têm descrição atribuída ao Espírito
Emmanuel que teria sido o senador romano Públio Lêntulus,
contemporâneo de Jesus e retratos mediúnicos que, na verdade,
apenas reproduziram os quadros dos artistas encarnados.
Publicamos artigo enviado pelo escritor e conferencista Henrique
Rodrigues e trechos de artigos, do cardeal- arcebispo de São
Paulo, Dom Cláudio Hummes, publicado no jornal O Estado de São
Paulo de 18 de abril de 2001 e o do prof. Fausto De Vito,
publicado no jornal Flama Espírita, de Uberaba-MG.
Dom Cláudio Humme, no seu artigo, intitulado O rosto de Jesus
diz Com efeito o rosto apresentado pelos referidos
cientistas nada mais é do que o presumível rosto da pessoa a
quem pertenceu o crânio usado. Mas certamente aquele crânio, não
é o crânio de Jesus e, portanto, certamente não é o rosto de
Jesus. Que Jesus tinha uma fisionomia semita e, portanto, traços
semitas todos já sabiam. Que os semitas de Israel no tempo de
Jesus eram provavelmente de pele mais amorenada e tinham olhos
comumente escuros também se sabia. Portanto, sabíamos já que a
probabilidade de Jesus ser um homem de pele clara, como um nórdico
europeu, de cabelos louros e olhos azuis era praticamente nula.
(...) Saber como era o rosto histórico, real, de Jesus de Nazaré
nunca constituiu questão relevante para a Igreja.(...) Causou
certamente alvoroço entre muitos quando, pela primeira vez na
história do cristianismo, se começou a falar da existência de
vero ícone(daí Verônica?) de Jesus,
como por exemplo, a imagem que Jesus teria deixado impressa num
pano com que uma mulher lhe havia enxugado o rosto ensangüentado
durante o caminho do calvário ou do rosto que faz parte do corpo
impresso em seu sudário, como se pode ver no conhecido sudário
de Turim. Seriam imagens não feitas por mão humana, ou, como se
diz em grego, um acheiropoieto, que trariam impressa
a verdade fisionomia de Jesus. Mas sobre a autenticidade delas
ainda hoje há discussões, principalmente científicas.
Já o prof. Fausto De Vito, intitula seu artigo de Entre o
grotesco e o sublime e publica duas figuras, uma da reconstituição
feita pelos cientistas que qualifica de isto e a
tradicional gravura cristã, com legenda ou este? O
articulista comenta A mais recente dessas proezas da ciência
dos aventureiros de laboratório conseguiu provocar surpresas e
indignação tanto no público em geral quanto nos teólogos e
nos dirigentes religiosos, assim como nos estudiosos espíritas
de todo o mundo. Tudo começou quando o prof. Richard Neave, da
Universidade de Manchester, na Inglaterra, partiu do crânio de
um judeu vivente no século I da Era Cristã, encontrado em
antigo cemitério perto de Jerusalém. Submetido o achado à
tomografia pelo especialista em reconstituição facial, resultou
em grotesca fisionomia que lembra, exatamente, as habituais
montagens referentes a homens primitivos, conforme ilustração
exibida pela mídia mundial (...) No presente caso, o
sensacionalismo talvez tão especulativo quão materialista,
afronta sem o perdão da complacência mas com o
castigo do repúdio a sublimidade daquele que foi
considerado o Modelo e o Guia da Humanidade, por isso mesmo,
perfeito em todos os aspectos. Finalmente, em face da infeliz
invencionice do cientista britânico e seu grotesco desrespeito,
lancemos, nós, os espíritas esclarecidos, nosso desafio público:
quem está certo, o Prof. Richard Neave ou senador Públio
Lêntulus (Emmanuel) que esteve conversando com o próprio Jesus,
em Há Dois Mil Anos ao escrever-lhe a nobre e bela
figura, na carta que dirigiu ao Imperador Tibério?.
Em seguida De Vito reproduz a descrição emmanuelina, da qual
transcrevemos o seguinte trecho: é um homem e justa
estatura e é muito belo no aspecto. Há tanta majestade no
rosto, que aqueles que o vêem são forçados a amá-lo ou temê-lo.
Tem os cabelos cor de amêndoa bem madura, distendidos até as
orelhas e daí às espáduas; são da cor da terra, porém mais
reluzentes. Tem no meio da fronte uma linha separando os cabelos,
na forma em uso nos nazarenos; o seu rosto é cheio, o aspecto é
muito sereno; nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face, de uma
cor moderada; o nariz e a boca são irrepreensíveis. A barba é
espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa e separada
pelo meio; seu olhar é muito especioso e grave; tem os olhos
graciosos e claros. O que surpreende é que resplandecem no seu
rosto como raios de Sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu
semblante, porque, quando resplende apavora e, quando ameniza,
faz chorar.
A Eleição de Masoti
Nestor João Masotti foi eleito e empossado
presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB). Natural de
São Paulo, foi presidente da União das Sociedades Espíritas do
Estado de São Paulo (USE). Mudou-se para Brasília e passou a
integrar o esquema febiano e a conviver com a cúpula da
entidade. Coordenou as reuniões setoriais do Conselho Federativo
Nacional (CFN) e o Conselho Espírita Internacional (CEI).
Sua ascensão ao cargo mais importante na religião espírita foi
saudado por alguns como uma possibilidade de haver algumas mudança
na postura da entidade federativa nacional. Em nosso modo de ver,
Masotti foi guindado ao posto por não oferecer qualquer
perspectiva de mudança na entidade, controlada pelo seu Conselho
Superior. Seu mandato é de um ano, junto com Altivo Ferreira,
outro ex-useano que se integrou às hostes febianas.
Devemos recordar que os estatutos da FEB só admitem a eleição
para sua diretoria quem aceitar o roustainguismo, raiz das
desavenças entre os espíritas cristãos. Logo ele,
provavelmente, aceita a tese fluidista ou em termos mais
sofisticados, o docetismo e, popularmente, o roustainguismo. A
FEB gosta de dizer rustenismo.
Além disso, não obstante certa revolta de alguns espíritas-cristãos,
a entidade federativa nacional da religião espírita não tem a
menor intenção de mudar seus critérios, de resto já bastante
difundido na religião espírita, graças ao apoio do Espírito
Emmanuel. Resta apenas a questão do corpo de Jesus, que uns
querem fluídico, outros carnal. Uns acreditam que ele não
nasceu, mas materializou-se. Outros, ao contrário,
crêem que ele nasceu do ventre de Maria e fruto da relação
sexual dela com seu marido, José.
Enfim, firulas.
No jogo político-doutrinário da religião espírita, Antônio
Cesar Perry, também ex-presidente da USE, deve ocupar o lugar de
Masotti na CEI, controlado que é pela FEB.
Como se diz, tudo como antes no quartel de abrantes....