Da Redação - Agosto de 2001
O "Espiritismo em Atualização" é tema de Simpósio Gaúcho
De 7 a 9 de setembro será realizado em
Pelotas-RS, o II Simpósio Gaúcho do Pensamento Espírita, no
auditório do Centro Federal de Educação Tecnológica, Praça
20 de Setembro, 455. Confira abaixo a programação:
20 horas Espiritismo: Um Diálogo Sempre Atual, palestra
de Milton Rubens Medran Moreira (presidente da Confederação Espírita
Pan-Americana-Cepa).
Obs. Palestra pública, ingresso mediante entrega de
1 quilo de alimento não perecível, a ser doado a famílias
carentes.
Dia 8 - 8h30 às 12h30 Apresentação de Trabalhos.
14h30 às 18h30 Uma Visão Atualizada da Mediunidade, com
Carlos Grossini (Centro Cultural Espírita - C.C.E.P.A
Porto Alegre-RS).
A Ciência do Espírito, Sua Natureza, a Matéria e o Homem, Hélio
Ribas (Sociedade de Estudos Espíritas Roberto Barbosa Ribas
Santa Maria-RS).
Atualizar ou Atualizar-se? Reflexões Acerca da Ética e da Moral
Espírita, Luiz Gonzaga Jr. (Centro Espírita Fé, Esperança e
Caridade Pelotas-RS).
Projeto Grupos Autônomos de Espiritismo (GAE), Salomão Jacob
Benchaya (Centro Cultural Espírita - C.C.E.P.A Porto
Alegre-RS).
Exposição de José Budó (Sociedade Espírita Estudo e Caridade
- Santa Maria-RS), com tema a ser definido.
Uma Concepção Atualizada da Ação de Deus, Rui Paulo Nazário
de Oliveira (Centro Cultural Espírita - C.C.E.P.A Porto
Alegre-RS).
20 horas A Natureza Essencial do Ser Humano, Henrique
Rodrigues (Belo Horizonte-MG).
Obs. Palestra pública com ingresso mediante entrega de 1 quilo
de alimento não perecível, a ser doado a famílias carentes.
Dia 9 - 8h30 às 11h30 Painel: A Atualidade do Espiritismo
Painelistas: Milton Rubens Medran Moreira (presidente da Cepa),
Henrique Rodrigues (escritor e psicobiofísico), Mauro Spínola
(2º secretário da Cepa), José Budó (dirigente espírita de
Santa Maria-RS), Octaviano Pereira das Neves (dirigente espírita
de Pelotas-RS), Conceição Advaz da Silva (delegado da Cepa em
Pelotas-RS)
Fato e
Comentário
A Ilusão Religiosa
As Igrejas, ao menos no Brasil, disputam a mídia,
promovendo manifestações grandiosas de fé, devidamente
televisionadas, exprimindo um certo espírito de concorrência.
Pastores pentecostais mobilizam públicos expressivos, padres
cantores e carismáticos organizam cerimônias que atraem
centenas de milhares de pessoas.
Esses espetáculos promocionais seriam, à primeira vista, uma
forte reação da sociedade à onda de materialismo e
desmoronamento moral, com a vitória da religião e do
espiritualismo.
Todavia, essa movimentação não parece se refletir de forma
ponderada no tecido social, dominado pela mídia e pelo egoísmo.
O que existe é o desespero diante do medo e da fragilidade
humanas, que a ciência não consegue suprir com o arsenal de remédios,
terapias e formas medicinais que prolongam a vida terrena, mas
que não conseguem dar um sentido à existência.
Como a filosofia recolheu-se aos aposentos de alguns pensadores
sem maior expressão, restam, no conjunto social, as medidas políticas,
as reivindicações de prosperidade, de trabalho, de distribuição
da riqueza, certamente requisitos básicos para uma sociedade
relativamente justa.
O Espírito, contudo, encontra-se isolado, medroso. A grande
massa prossegue atrás de mitos, símbolos e transforma a fé na
romaria de pedidos de soluções para suas doenças, seus medos
e, egoisticamente, propõe soluções que, na linguagem
pentecostal, obrigariam Deus a prover os desejos e
necessidades.
Estes, aliás, avançam destemidos e agora estão promovendo
sessões de descarrego para afastar Espíritos maus,
além de prometer saúde, paz e prosperidade.
Será que os discurso comuns dos centros espíritas, o passe e o
consultório mediúnico são capazes de oferecer mais do que as
promessas das igrejas ?
USE - Santos debate o Novo Milênio com Semana de Palestras
De 14 a 20 de outubro a União das Sociedades EspíritasSantos
estará promovendo a 49ª Semana Espírita de Santos com o tema
central Alvorada para um Novo Milênio, no Segundo Século de
Espiritismo. As palestras serão sempre às 20 horas, com
apresentação artística em algumas instituições. Veja abaixo
a programação:
Dia 14 - Fisiologia Transdimencional, Décio Iândoli Junior, CE
Ismênia de Jesus, R. Campos Melo, 312; Dia 15 - Espiritismo:
Precisão e Clareza no Objetivo Existencial, Jaime Togores, GE
União Fraterna, R. João Guerra, 289; Dia 16 - Segundo Século
de Espiritismo. Como estamos?, Altivo Ferreira, LE Fraternidade,
Av. Carvalho de Mendonça, 79; Dia 17 - O Espiritismo no Século
21. Qual o nosso papel? Mauro de Mesquita Spínola, AE Anjo
Gabriel, R. José de Alencar, 9; Dia 18 - Relações Familiares e
Obsessão, Suely Abujadi, CEB 30 de Julho, Av. Senador Feijó,
513; Dia 19 - A Espiritualidade Superior Traça Rumos para o
Amanhã, Pedro Cavalheiro, LE Maria Máximo, R. Manoel Tourinho,
410; Dia 20 - Mecanismo de Realização da Justiça Divina,
Eduardo Ferreira Valério, GE Jesus e a Caridade, R. Pará, 33.
Cartas Abertas: Inquietações Filosóficas
Recibe un fraternal saludo. En el ámbito de
nuestro grupo se ha presentado unas inquietudes, las cuales
considero que tu nos podrías ayudar a resolver. Las inquietudes
son:
¿Cuántos y cuales son los fundamentos del Espiritismo? ¿Quién
los definió y cuándo?
Resposta: Os princípios básicos do Espiritismo são: Deus, Espírito,
Imortalidade, Reencarnação, Mediunidade, Evolução do Espírito,
Pluralidade dos Mundos Habitados. Quem os definiu foi Allan
Kardec, na elaboração do Espiritismo.
El Libro de los Espíritus apareció inicialmente con 501
preguntas, y luego se publicó con 1018. Hubo omisión en el
inicial, o fue una revisión posterior efectuada por otras
personas?
Resposta - Não houve omissão, mas uma circunstância. Allan
Kardec elaborou O Livro dos Espíritos em 1856 e o publicou em
abril de 1857 com 501 perguntas, como uma prévia da estrutura do
seu pensamento. Em l860 lançou a 2ª edição, ampliada,
reformulada, acumulando as experiências adquiridas.
El Libro de los Mediuns se llamó inicialmente de otra forma,
igual que el Evangelio Según El Espiritismo. ¿A qué
obedecieron estos cambios? Hubo omisión u error por parte de
Kardec o fue de los Espíritus que inicialmente dictaron los
nombres?
Resposta - O Livro dos Médiuns nasceu com esse título, em 1861
e em 1862 uma 2ª edição, melhorada e definitiva.
Anteriormente, em 1858, Kardec publicou um pequeno livro Instruções
Práticas sobre as Manifestações dos Espíritos, que
continua sendo editada.
Hay hermanos que ahora están aseverando que el Espíritu está
fuera del cuerpo. Esta nueva opinión de donde surge? ¿Cuál es
tu opinión?
Resposta -Allan Kardec jamais disse que o Espírito estava dentro
do corpo. Ele está ligado ao organismo por um processo de
energia e vibração, e estreitamente interligado através do cérebro
que é a manifestação da mente espiritual e em conjunto com o
perispírito que o identifica quando está parcialmente desligado
do corpo.
Si el espíritu está afuera, consideramos que habría que
modificar una gran parte de la terminología usada en El Libro De
Los Espíritus, ya que ella está adecuada a que en él se afirma
que está dentro.
Resposta - Não encontramos em O Livro dos Espíritos essa
afirmativa de que o Espírito está dentro do corpo, mas ligado a
ele. Portanto, não há o que mudar nessa terminologia.
Jorge Abadia Cali Colômbia. E-mail:
bartolomeus82@hotmail.com
O Debate no Espiritismo
Os espíritas-cristãos, quando defendem a religião
espírita, costumam afirmar que ela é diferente. Não teria
dogmas, rituais, cerimônias. Uma religião light.
Entretanto, os fatos desmentem essas afirmações. Um deles é o
dogmatismo próprio de qualquer religião, que não aceita
discutir suas idéias, princípios e sistemas. Falar em debate
nos meios espíritas é causar repúdio.
Debater o quê? perguntarão. Para a religião espírita
como para qualquer religião tudo está definido. O que
compete ao adepto é tentar salvar a si mesmo, cumprindo os
ditames estabelecidos. Os processos evolutivos da sociedade, as
novas demandas sociais, a loucura generalizada diante do vazio da
vida, o avanço da ciência e da tecnologia, são assuntos
extramuros dos centros e da imprensa espírita.
Aqui como nas religiões cristãs, o que importa é aceitar
Jesus. Ele é o alfa e ômega, o princípio, o verbo, o que
salva, o cordeiro de Deus. Nosso Senhor, eufemisticamente chamado
de irmão maior, uma expressão meramente retórica.
Não importam as diretrizes que Kardec estabeleceu para que o
Espiritismo continuasse atual. Para contraditar, diz-se que
o Espiritismo está muito na frente... A ciência há de um
dia alcançá-lo. Sobre atualização, respondem: como
atualizar se ainda não sabemos tudo da obra de Kardec? Essa
confissão de ignorância é tomada como defesa contra novidades.
O debate de idéias não é apenas salutar, é imprescindível.
Mas, fecham-se as portas, tampam-se os ouvidos. Horrorizam-se,
curiosamente, contra a inteligência e apontam os que contrariam
seus dogmas e sectarismos, como representantes do Diabo, ou
melhor, das Trevas. Persegue-se um objetivo claramente
salvacionista e, de alguma maneira irresponsável, apoiando-se em
clichês moralistas e respostas prontas para todos os males.
Afinal, o que é básico na análise da pessoa humana é que ela
é culpada e, portanto, deve conformar-se.
Longe de nós propor o tumulto de confrontações que, aliás,
existem entre as facções espíritas-cristãs, que questionam o
poder da Federação Espírita Brasileira. O que sempre quisemos
foi um canal aberto para debater o papel, a estrutura e o
objetivo do Espiritismo. Em parte, conseguimos esse espaço no
Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita que, entretanto, não
é acolhido pelos espíritas-cristãos, mais interessados em
discursos laudativos, grandiloqüentes, palavras infalíveis de médiuns
e seus Espíritos-guia, a repetição ad nauseum dos
mesmos temas, sobre a missão consoladora do Espiritismo, a
implantação da Terceira Revelação, a influência dos
obsessores e daí por diante.
A Verdade do Espírito não pode se limitar ao Meio Espírita - Entrevista com Sônia Rinaldi, Transcomunicadora
Quem olha para Sonia Rinaldi não imagina que por
trás de sua simpatia e entusiasmo contagiantes existe uma
pesquisadora séria, comprometida com a comprovação da sobrevivência
pós-morte, da Transcomunicação Instrumental, a chamada TCI,
que consiste no intercâmbio entre o mundo físico e o extra-físico
através de uma sofisticada aparelhagem eletrônica, que inclui
computadores, gravadores, telefone, todos ajustados e preparados
para o diálogo entre duas esferas aparentemente incomunicáveis.
Nessa entrevista, concedida por e-mail ao redator do Abertura,
Eugenio Lara, Sonia Rinaldi abrange um amplo espectro de temas
relacionados à TCI. Segundo ela, é chegada a hora de os
espíritas levarem a verdade do Espírito para toda a Humanidade.
Mas, devem lembrar que o caminho da fé dificilmente conseguirá
tal intento.
Abertura Você concorda com a classificação TCI e TCM (a
Transcomunicação Mediúnica seria aquela comunicação obtida
através de um médium e a Transcomunicação Instrumental, através
de aparelhos eletrônicos)?
Sonia Rinaldi Sim, essa classificação apontada
principalmente pelo Dr. Hernani Guimarães Andrade é totalmente
coerente. Entre um tipo e outro, na história há ocorrências de
contatos de um tipo intermediário, quando, mesmo usando
aparelhos, era ainda necessária a cooperação de médiuns para
a efetivação do contato. Um exemplo clássico disto são os
telefonemas recebidos por Oscar DArgonell por volta de
1920, em que textualmente os comunicantes informavam necessitar
da energia do sobrinho do Oscar. E outros exemplos mais se
seguiram até o advento da eletrônica, por volta dos anos 50,
quando a tecnologia terrestre começou a se aproximar, de leve,
da sofisticada e avançada tecnologia disponível no Além. A
partir daí sim, podemos dizer que ingressamos na TCI
propriamente dita.
Esta sofisticação foi por nós percebida com clareza quando
desenvolvemos um projeto científico, em condições
laboratoriais, cujos resultados publicamos no livro Espírito: o
Desafio da Comprovação (Ed. Elevação).
Abertura Muitos pesquisadores da TCI têm formação espírita
como você, no entanto, ela sempre foi vista com uma certa
reserva pelo movimento espírita, principalmente pelos médiuns.
Há quem imagine que essa nova tecnologia irá substituí-los.
Como você vê isso? Ignorância, desinformação, preconceito?
Sonia Rinaldi Os pioneiros, no Brasil, da TCI, da década
de 70, não eram espíritas. O que, claro, não importa, pois a
comunicabilidade com os que partiram vale para todos. Quanto ao
meio espírita, achar que a tecnologia pode tirar a importância
dos médiuns, é algo muito relativo. Há que se considerar aí
muitos pontos. Entre eles: que a verdade do Espírito não pode
se limitar ao meio espírita em minha opinião, talvez já
chegou a hora de levar essa realidade para toda a Humanidade, e
nesse ponto, há que se lembrar que a maciça maioria das
culturas não admite a sobrevivência, da mesma forma
que nós espíritas. Então, uma forma veemente de se chegar, de
forma abran-gente, a todos, talvez seja através da Ciência, e não
do ponto de vista religioso. Digamos que a Ciência é universal
e, através dela, podemos carrear a verdade do Espírito para
todos. Aliás, vale aqui lembrar uma frase fantástica de Kardec:
Quando do alto de suas cátedras, os sábios proclamarem a
existência do mundo espiritual e sua participação nos fenômenos
da vida, eles infiltrarão o contraveneno das idéias
materialistas.
Essa frase tem nos servido de guia para nossa pesquisa científica
acerca do fenômeno das vozes. Assim, como se vê, os espíritas
devem ver a TCI como uma aliada. Um exemplo bem interessante da
união entre TCI e sessão espírita tradicional ocorreu quando
de nossa estada em Campo Grande, quando nos sentamos com nosso
computador (notebook) na mesa ao lado de três excelentes médiuns.
Ocorreu algo incrível: contatos anunciados no meu computador
confirmavam o que os comunicantes escreveriam através da
psicografia. O relato completo dessa ocorrência está no nosso
livro O Além da Esperança.
Abertura Segundo a teoria espírita, para que uma inteligência
extra-física intervenha no mundo físico há necessidade de um
elemento intermediário, energético, que os chamados médiuns
possuem em profusão. A TCI dispensa o médium, mas não dispensa
esse elemento intermediário. Concorda com isso?
Sonia Rinaldi Concordo plenamente. A TCI envolve algum
tipo de bioenergia, que somada ao psicossoma do transcomunicador
é, ao que tudo indica, o dial (elemento sintonizador) da faixa
de comunicantes do Outro Lado.
Agora, há que se notar que esse psicobiofísico de
cada um, nada tem a ver com mediunidade. Infelizmente, nesses 150
anos de Espiritismo, houve muito pouca pesquisa científica. E aí,
me parece, existem dois lados responsáveis: de um lado,
justamente os espíritas que enveredaram pelo lado religioso da
Doutrina e se esqueceram até do modelo proposto pelo
codificador, que tinha sim, alma de pesquisador e assim
relegando para segundo plano os avanços e confirmações que a
Doutrina poderia já ter levantado. E de outro lado, os
cientistas, que de forma geral, devido a sua formação acadêmica
e a própria personalidade, vêem as coisas do Espírito como um
tabu.
O que temos buscado é juntar as duas pontas, e felizmente, temos
conseguido. Atraímos a atenção de cientistas respeitáveis
para que eles autentiquem o fenômeno das vozes e imagens.
Fizemos muitos testes de gravações sob as vistas de acadêmicos,
com sucesso. Toda investigação séria, acerca de fenômenos
espiríticos, só irá abrir caminhos para a disseminação do
Espiritismo, sobretudo junto aos céticos, agnósticos,
materialistas e religiões que negam a realidade do Espírito.
Abertura É possível ser pesquisador da TCI e ser
materialista? Há materialistas interessados no estudo da TCI? O
que a Igreja pensa a respeito, notadamente os jesuítas?
Sonia Rinaldi O fenômeno do intercâmbio com o Além vale
para qualquer ser humano, independente de seu credo, pois a
verdade é que sobrevivemos após a morte, e isso não é privilégio
de segmentos específicos. Assim, um materialista tem na TCI uma
possibilidade de comprovação pessoal, diferentemente dos fenômenos
espiríticos subjetivos (dentre eles, o mediúnico) que pode
derrocar seu ponto de vista da inexistência de vida depois da
morte. Quanto à Igreja, temos o caso isolado do querido Padre
François Brune, francês, que corajosamente enfrenta muito
ataque de colegas por apoiar a TCI. No Brasil a Igreja jamais se
manifestou e dificilmente o faria, pois a TCI traria inquietações
sobre alguns postulados.
Abertura As inteligências comunicantes do mundo extra-físico
possuem tecnologia que possibilite o acúmulo de ectoplasma,
dessa energia vital, necessária para o intercâmbio entre o físico
e o extra-físico, como uma bateria, uma usina geradora de
energia?
Sonia Rinaldi Como mantemos o caráter científico em
nossa pesquisa, não falamos de nada que não possamos comprovar
ou evidenciar. Sua afirmação advém de leituras diversas, porém,
ainda não temos nenhum comentário nessa linha por parte dos
comunicantes, o que nos leva a nos abster de comentar. Além
disso, o processo pelo qual eles imprimem os áudios, diverge
totalmente daquilo que as pessoas imaginam. Vimos isso através
de árdua pesquisa, repetida à exaustão.
Abertura Num futuro distante, talvez não tão distante,
se conseguirmos manipular essa forma sutil de matéria através
de aparelhos eletrônicos, será possível a comunicação entre
encarnados e desencarnados, da forma mais natural possível, como
fazemos hoje através da telefonia, televisão e outras formas de
comunicação?
Sonia Rinaldi O avanço do intercâmbio interplanos
depende pouco de nossa tecnologia, pois se assim fosse, diria que
quase nada ocorreria. Talvez o item primordial do qual depende
realmente os avanços seja a moral e a ética do ser humano.
Observo nesses 13 anos de pesquisa que os comunicantes são
cautelosos. Um intercâmbio pleno e de abrangência mundial deverá
ocorrer sim, um dia. Quando o homem se fizer mais digno disso.
Inclusive, tanto é real a possibilidade que você levantou que,
nós, no Brasil, estamos à frente de uma verdadeira revolução
em termos de intercâmbio com os falecidos: desde maio
desenvolvemos tecnologia para contatos por telefone, que permite
o diálogo, fluência e vozes de qualidade. Já gravamos até
este mês de agosto, 53 telefonemas com o Além, sendo que
desses, apenas quatro foram feitos por mim. Todos os demais são
de pessoas que perderam um ente querido, e o que fizemos foi
colocá-las em contato através de nossa estação, com esses
falecidos de forma que elas conversassem. Aí surge a questão àqueles
que menosprezam a TCI: será que a possibilidade de dialogar com
os queridos que se foram, pelo telefone, recebendo detalhes
pessoais e podendo reconhecer a voz, significa pouco? Estaremos
divulgando sobre isso no momento correto.
Abertura A TransInternet ainda está muito longe de nossa
realidade? Você arriscaria uma projeção de anos, décadas
talvez?
Sonia Rinaldi TransInternet? Isso não existe, pois os
contatos de Lá para Cá não são carreados por portadora, mas
por outra forma de manipulação do som (no caso dos áudios) e fótons
(no caso das imagens). As ações são individuais. Quanto a uma
possível expansão via Internet, o que não me parece
absolutamente possível, se chocaria com o que comentei acima,
pois o avanço do intercâmbio parece no aguardo da evolução
moral do homem. Seria muito inocente cogitar de uma expansão súbita,
pois temos que lembrar que ela, acima de tudo, tem um alto risco,
como a de trazer comunicantes de baixo nível, implodir conceitos
pessoais de diferentes culturas etc...
Abertura Mesmo com toda a seriedade e o critério científico
dos pesquisadores da TCI, dá para notar uma certa dose de
misticismo entre alguns deles. A Metascience, por exemplo,
fundada pelo engenheiro americano George Meek, apesar de se
apresentar como uma fundação de caráter científico, trazia em
seu bojo um discurso próximo aos adeptos da New Age, da Nova
Consciência Cósmica e outras correntes espiritualistas do ramo.
Como você vê a convivência de uma mentalidade científica com
a mentalidade mais intuitiva, religiosa? Essa convivência é
perniciosa?
Sonia Rinaldi O engenheiro Meek fez o possível e o impossível
para disseminar a TCI num esforço hercúleo. Porem, como bom
americano, desconhecia preceitos básicos de nossa Doutrina. Então,
vejo muitos colegas que, anteriormente, tinham uma religião
qualquer, e ao descobrirem a TCI, ficaram tão maravilhados que
meio que metem os pés pelas mãos. A Metascience não existe
mais. Quem deu continuidade ao trabalho dele, e de quem prefiro
omitir o nome, é talvez o único no meio internacional que tem
essa tendência meio para o místico e nebuloso. Vejo que são
muito poucos os que teriam hoje em dia essa mentalidade, pois a nível
internacional, nossa influência para direcionar a pesquisa no
rumo da Ciência Oficial é muito forte. Hoje existe a INT-P, uma
união de países em torno da pesquisa e o objetivo primordial é
autenticar o fenômeno no meio acadêmico. Como vê, você
abordou a exceção e não a regra.
Abertura O fenômeno das vozes reversas, no atual estágio
de experimentação, seria um fato incontestável,
cientificamente comprovado?
Sonia Rinaldi Sim, e não é o único. Fizemos testes e os
publicamos no livro que citamos na primeira questão, com gráficos
e resultados que comprovam a realidade das vozes reversas. Elas são
importantes porque não há na Terra qualquer tecnologia que
possibilite a gravação de áudio de trás para frente e em
camadas - como necessariamente ocorre com as vozes paranormais
reversas.
Abertura E para finalizar: pode-se dizer que existe uma
confluência nos vários ramos do conhecimento (TCI, Física Quântica,
TVP, Engenharia Genética) em relação à admissão de que
existe algo além da matéria e que esse algo sobrevive aos
processos entrópicos? A ciência caminha para essa constatação?
O Espiritismo tem dado a sua contribuição nesse campo do
conhecimento?
Sonia Rinaldi Embora sejam poucos no mundo os cientistas
realmente abertos a pesquisas inovadoras como as que beiram a
questão da sobrevivência após a morte, no Brasil não enchem
uma mão, por exemplo o fato é que trabalhar com acadêmicos
tem uma vantagem: são muito lógicos. Tão logo se tenham provas
incontestáveis endossadas por um deles, que tal pesquisa e
investigação seja publicada em revista científica de peso e
internacional, e se figurar no Scientific Citation Index, digamos
que o trem da evolução se botará a andar. Por hora, há esforços
isolados, mas significativos. É questão de tempo. A comprovação
da vida depois da morte há de se estabelecer neste nosso século.
É nessa abrangência que eu penso que os espíritas deveriam
tarbalhar. Gostaria de encerrar com uma frase que me foi dita por
um espírita muito respeitado: Stig Ibsen, agora falecido, mas
que foi o dono da conhecida Livraria Boa Nova. Disse-me ele certa
vez: Sonia, é hora de tirarmos o Espiritismo de dentro dos
centros espíritas. Num primeiro momento, achei isso sem
sentido. Mas, em seguida percebi, e lhe dei razão. É chegada a
hora sim, de os espíritas levarem a verdade do Espírito para
toda a Humanidade. Mas, devem lembrar que o caminho da fé
dificilmente conseguirá tal intento. Como nossa Doutrina está
embasada em três pilares, sendo um deles, justamente o científico,
aí há que estar a chave.
n A Transcomunicação Instrumental, ou seja, os contatos com os
Espíritos através de aparelhos eletrônicos, embora pareça uma
novidade para muitos, é uma pesquisa que já tem mais de 100
anos. Segundo os historiadores, Thomas Edson teria sido o
primeiro a cogitar da possibilidade de contactar os mortos,
quando disse que se ele conseguisse criar um aparelho sutil o
suficiente para que pudesse ser manipulado pelos que já
partiram, o intercâmbio ocorreria.
n Ele não criou tal aparelho, mas deve ter conversado muito
sobre essa possibilidade com o brasileiro, também inventor, Dr.
Landell de Moura, quando este morou nos EUA.
n Dr. Landell, padre e inventor, ao voltar ao nosso País, chegou
a ser visto com uma caixinha que mantinha no bolso da
batina, e com a qual falava em italiano. Teria sido esse
equipamento o primeiro da TCI? Talvez. Mas outros mais tentaram
nas décadas seguintes, sendo que só com o advento da Eletrônica
é que os contatos interdimensionais começaram a se firmar, ou
seja, a partir dos anos 50.
n A partir de 1988, um pequeno grupo composto pelo Dr. Hernani
Guimarães Andrade, sua assistente, Profª. Suzuko, mais Sonia
Rinaldi e Fernando Machado, iniciaram experimentos de TCI no IBPP
Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas, em São
Paulo. O Dr. Hernani foi quem introduziu em nosso País, o
assunto TCI, em 1974.
n O quarteto inicial trabalhou durante dois anos, quando em 1990
Dr. Hernani mudou-se para o interior de São Paulo e Sonia
Rinaldi e Fernando Machado deram continuidade aos experimentos.
Naquele ano, foi oficializada a Associação Nacional de
Transcomunicadores (ANT), que tem dois objetivos primordiais:
3 Levar o consolo àqueles que perderam um ente querido, por
poder ouvi-lo;
3 Comprovar cientificamente a veracidade da sobrevivência após
a morte física.
Fonte: Site da ANT
Associação Nacional de Transcomunicadores - C.P. 67.005 -
05391-970 São Paulo SP. Site:
http://www.geocities. com/Athens/Acropolis/9045/
n Obras de Sonia Rinaldi
3 O Além da Esperança (Ed. ANT)
3 Transcomunicação Instrumental, Espiritismo e Ciência (Ed.
DPL)
3 Contatos Interdimensionais
(Ed. Pensamento)
3 Espírito, o Desafio da Comprovação
(Ed. Elevação)
3 Transcomunicação Instrumental - Contatos com o Além por Vias
Tecnológicas (Ed. Catavento)
n Cadernos de TCI (informativo)
http://eureka.ya.com/cadernostci/cadernos.htm
n Outras obras
3 A Transcomunicação Através dos Tempos - Hernani Guimarães
Andrade
(Ed. FE)
3 Transcomunicação Instrumental - Karl W. Goldstein (Ed. FE)
3 Os Espíritos se Comunicam por Gravadores - Peter Bander
(Edicel)
3 Transcomunicação - Locher/Harsch
(Ed. Pensamento)
O Ano do Voluntário
A ONU estabeleceu 2001 como o Ano do Voluntário.
A iniciativa é oportuna por despertar a necessidade da pessoa de
sair do próprio egoísmo, para relacionar-se com os outros e,
juntos, realizarem uma importante tarefa no âmbito da política,
dos direitos humanos, da ecologia, da saúde, da assistência
social, enfim, do entrosamento com a comunidade.
Tem-se falado muito em cidadania. Às vezes parece que ser cidadão
é apenas protestar, reivindicar direito reais e até imaginários.
Mas se isso é um direito, é no reverso da medalha que a
cidadania se reveste de importância social positiva, isto é, na
participação em atividades que redundem em benefícios de
comunidades particulares e em geral.
Nesse sentido, é preciso acentuar que o movimento espírita
brasileiro sempre se caracterizou pelo serviço gratuito ao
semelhante. Entretanto, embora a extensa folha de serviço que
pessoas e instituições espíritas apresentam, beneficiando
milhares, talvez milhões de pessoas em todo o Brasil, é forçoso
reconhecer que a participação pessoal dos espíritas é bem
pequena, recaindo o peso das atividades sobre os ombros de um
quadro reduzido de pessoas.
Embalado pelo lema Fora da Caridade não há salvação
que Allan Kardec adotou de forma ampla e no campo maior das idéias,
como reação ao fora da igreja não há salvação,
o movimento espírita fixou-se no aspecto benemerente do
pensamento kardecista criando, desde logo, como ele o fez, aliás,
serviços de amparo aos necessitados.
Proliferam pelo País creches, sanatórios, asilos, clínicas,
escolas, dispensários, hospitais, erguidos em nome do
Espiritismo, exigindo a colaboração constante de adeptos, para
que essas iniciativas não decaiam para a ineficiência e, em
muitos casos, posicionando-se contra os princípios do
Espiritismo, no campo da ética, da eficiência e de uma relação
positiva entre o custo e o benefício.
Naturalmente Voluntário
O sentido da vida terrena, desenhado pela teoria kardecista, nos
mostra a existência terrena como uma oportunidade de
desenvolvimento de qualidades pessoais e superação de atitudes
conflitantes na construção do destino. Ora, diante dessa
abertura única, seria natural que se esperasse que os adeptos da
Doutrina tentassem superar o egoísmo e encontrassem, na
participação ativa e no serviço ao próximo, um caminho
apropriado para alcançar a meta de aperfeiçoamento que
supostamente todos temos antes de encarnar.
Mas a realidade é diferente. Segundo se propala no Brasil,
existiriam cerca de 10 milhões de espíritas, índice baixo num
universo populacional de 150 milhões de pessoas, mas sem dúvida
expressivo. Entretanto o voluntariado é bem reduzido, podendo
ser estimado em 0,5% dos espíritas, ou seja, 500 mil voluntários
em todo o País.
A razão maior dessa situação é a falta de um embasamento de
idéias.
Todos os reais voluntários, no campo das modificações do
ambiente social, são pessoas que adotaram uma idéia, seja ela
qual for, que as motiva para dar seu tempo, seu talento e sua ação
em favor de uma causa.
A causa espírita, naturalmente, não se exaure no
assistencialismo, aliás, em franca decadência. A causa espírita
importa na mudança da sociedade, como determinou Kardec. E,
essencialmente, se muda a sociedade através das idéias.
E o exemplo é também a melhor forma de influenciação. E se o
Espiritismo que Kardec nos legou se propõe a subsidiar as mutações
sociais, o exemplo de dedicação, abnegação e interesse real e
sincero pelas mudanças deverão partir dos que se dizem e
afirmam espíritas.
Não estamos aludindo ao fato de que os espíritas precisam ser
bons, como se divulga. Mas que os espíritas precisariam ser
ativistas do bem comunitário, da atuação positiva, quebrando o
vínculo milenar do egoísmo que é, segundo O Livro dos Espíritos,
a base de todas as distorções humanas e sociais.
Ser voluntário é um passo na direção da superação do egoísmo
e da visão humanista e social, que é uma condição básica
para o real desenvolvimento das potencialidades da alma.
Dentre os muitos equívocos do cristianismo está a concepção
univivencial da alma e, por conseqüência, o desejo pessoal de
salvação a qualquer custo, diante da perspectiva do além-túmulo
apresentar o quadro fatal das penas eternas.
Entretanto, a salvação era e é apresentada numa perspectiva
extremamente egoísta, como se cada pessoa fosse uma unidade à
parte do coletivo, das comunidades. Essa salvação diz respeito
apenas à própria pessoa. Chegou-se a pressupor, em conseqüência,
que uma vida inteira no ócio da oração e do claustro,
promoveria a alma para o céu. Tanto quanto vemos uma multidão
de pessoas, nas faixas do pentencostalismo evangélico, caminhar
atrás de benefícios imediatos, fustigando a divindade a
prover-lhe de benesses, a custo de doações às igrejas e orações,
cantos e cerimônias de louvor a Jesus.
Jesus de Nazaré foi mais enfático e decisivo: aquele que quiser
o maior que seja o servidor de todos. Ou seja, que saia do egoísmo
e atue positivamente no meio ambiente.
A concepção espírita da evolução do Espírito e da reencarnação
retira qualquer propósito imediatista e salvacionista.
Entretanto, a desfiguração do pensamento de Allan Kardec, faz
que também no espiritismo cristão, os centros se transformam
ora em pronto-socorros, ora em locais de oração e propugnam uma
salvação pessoal, não criando comunidades voltadas para a
doutrina em seus objetivos maiores. Por isso, é bem reduzido o
interesse e a tendência para ser voluntário na divulgação
doutrinária, que, segundo palavras do Espírito Emmanuel pelo médium
Chico Xavier, é a maior caridade que podemos fazer.
Não há preocupação de tornar os freqüentadores dos centros
em espíritas, no sentido exato dessa adesão conceitual aos
princípios doutrinários, o que pressupõe abertura mental,
disposição para atualização vivencial. Haja visto que a
maioria dos que se sentam nos salões dos centros, não consegue
introduzir seus filhos no pensamento kardecista, talvez porque
eles mesmos não o fazem.
O gosto de ajudar
Não há impedimento real para que a pessoa se torne voluntário.
A desculpa do estresse do mundo atual que seria a base da
indisposição para o trabalho voluntário, realmente é leviana.
Diariamente vemos que para afastar o estresse, pessoas de são a
atividades puramente de lazer, num processo hedonístico que, por
fim, leva ao tédio, pois o lazer pelo lazer, repetitivamente,
cria outro tipo de stress, uma vez que ninguém pode fugir de si
mesmo.
Poucos compreendem que o trabalho voluntário é também uma
forma de relaxamento e combate ao estresse. Isso porque o contato
com problemas e situações de outras pessoas é exercício de
canalização de energias, revigorando o Espírito.
A adesão ao voluntariado, no campo de quaisquer atividades
positivas e úteis, deve ser iniciada desde muito cedo. O gosto
de ajudar, a iniciativa de participar, de construir e dar de si
mesmo, desenvolvidos desde a mais tenra idade criam condições
mentais e físicas, de relacionamento e visão mais ampla da
vida.
Dificilmente veremos quem participa voluntária e alegremente,
porque o voluntariado tem que ser feito com prazer, de costas
para a vida, quando envelhece. Em Santos, na orla da praia, vemos
dezenas, milhares de homens e mulheres relativamente saudáveis,
apesar da idade, sentados em suas cadeiras olhando o mar e a
praia. Sintomaticamente ficam de costas para a vida barulhenta e
dinâmica da avenida onde transitam pessoas, veículos e a cidade
se movimenta.
Quando a velhice chega e faltam alicerces de ideal, a pessoa
decreta uma espécie de morte branca, cessando seu desejo de
participar, de criar, como se ter trabalhado 30 ou 40 anos ou ter
60 ou 70 anos de vida física fosse o limite da existência.
Outros tantos se fossilizam nos jogos de bingo e outras
atividades sem importância para a vida, morrendo antes da morte.
Lar Veneranda inaugurará Centro Cultural e de Ensino
No dia 15 de setembro, às 15 horas, a Comunidade
Assistencial Espírita Lar Veneranda vai inaugurar o Edifício
Jaci Regis, construído na Av. Francisco Glicério, 261, em
Santos-SP, constituindo-se num centro de cultura geral e da
doutrina kardecista e ensino profissional para adolescentes.
A obra, com 1 400 m2 de área construída, foi iniciada em 1994 e
custou cerca de R$ 600.000,00, conseguido pelo esforço de seus
voluntários.
O terreno foi doado pela Sra. Lídia Couto. O projeto arquitetônico
é dos arquitetos Lídia Ventura Regis e José Santana, a
responsabilidade técnica do engenheiro Paulo Manuel Varela
Casasco, todos voluntários.
Centro Cultural
No andar térreo, haverá espaço para exposições culturais, de
artes plásticas e outras, espíritas ou não. Estará
funcionando também um espaço para venda das obras de Allan
Kardec e outros livros espíritas. Há também um amplo salão
para festas.
Sede do ICKS
O Instituto Cultural Kardecista de Santos (ICKS) ocupará o
primeiro pavimento, com salão de conferências, sala de estudo e
escritório. A instituição desenvolverá um programa de estudos
e pesquisa doutrinária kardecistas, como extensão cultural
doutrinária do Lar Veneranda.
Ensino Profissional
O Centro de Ensino Profissional ocupará o terceiro e o quarto
pavimento, com oito salas de aula, onde serão ministrados cursos
a serem criados a partir de 2002, destinados à formação
profissional de adolescentes de ambos os sexos, gratuitamente.
Homenagem a Kardec
No saguão de entrada haverá homenagem a Allan Kardec, com a
fixação de um busto, obra da escultora Emilia Portela Perrone,
e os dizeres Allan Kardec - Hippolyte Léon Denizard Rivail
(1804-1869) - Fundador do Espiritismo.
O Conselho Administrativo da Comunidade decidiu dar ao prédio o
nome de Jaci Regis, presidente do Conselho Administrativo desde
1962, tendo sido também presidente executivo, de 1962 a 1994.
VII SBPE
Neste mês de agosto o
VII Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita (VII SBPE), que
acontece de 11 a 14 de outubro em Cajamar-SP, tomará sua feição
definitiva.
Até o dia 31 de agosto, os autores enviarão seus trabalhos, que
serão imediatamente impressos, formando um livro, correspondendo
aos Anais do simpósio e que será vendido no seu início.
No fim de agosto também teremos o número exato de inscrições,
passando à fase de distribuição pelos aposentos.
Será também elaborado o temário final, programas de
entretenimento e outros detalhes que darão o formato do evento.
Participantes de Outros Estados
Os participantes de outros estados devem comunicar o vôo e a
hora de chegada para que possamos providenciar o translado para
Cajamar.
Inscrições Ainda Estão Abertas
As inscrições continuam abertas. Entre em contato conosco, via
e-mail: kardecista@ uol.com.br ou envie correspondência para o
Instituto Cultural Kardecista de Santos, R. Evaristo da Veiga,
211, CEP 11 075-661 - Santos.
Como Chegar
Publicamos o mapa de orientação para os que forem de automóvel.
Conforme se vê, será necessário trafegar pela Via Bandeirantes
até o Km 49,5 e fazer o retorno para a pista da Via Anhanguera,
sentido interior-São Paulo. Telefone do Instituto Cajamar (11)
4599-9077.