Artigo de Horácio - Maio de 2001

Diálogo Ecumênico

Enquanto esperavam o início de um culto ecumênico, reuniram-se um sacerdote católico, um pastor evangélico tradicional, um pastor evangélico pentecostal e um espírita-cristão. A conversa girou em torno de Jesus Cristo.
Sacerdote católico - Como vocês sabem, Jesus Cristo pertence à Igreja Católica. Está nas escrituras que ele mesmo encarregou o apóstolo Pedro de fundar a Igreja. Ele disse: “tu és Pedro e sobre essa pedra erguerei minha Igreja.” Logo, a Igreja tem origem divina, como uma ordenação direta do Cristo . Tanto é o nosso amor , que para nós ele é Deus, na Santíssima Trindade.
Pastor evangélico tradicional - Entretanto, o que sua Igreja fez com Jesus levou Lutero a romper com ela e protestar contra imagens , símbolos a sonegação das escrituras ao povo. Ele resgatou o Salvador e mostrou a sua verdadeira natureza. Por isso, para nós, ele abençoa nossas igrejas e salva-nos de todo o mal., pois nelas mora o verdadeiro Jesus.
Pastor pentecostal - Sim, Lutero resgatou Jesus da Igreja que o mantinha encarcerado nas imagens, mas nós da igreja pentecostal, levamos o Cristo ao povo. Ele é 100% vida e não salva apenas depois da morte, mas atua no presente, sustenta as pessoas e realiza seus sonhos, sempre que tenham fé. Assim nós é que realmente trouxemos o verdadeiro Jesus Cristo, o Salvador para a luta popular contra o demônio.
Enquanto os outros falavam, o espírita-cristão manteve-se calado, mas era visível um leve sorriso em seus lábios.
Espírita-cristão - tudo o que vocês falaram tem seu mérito e alguma verdade. Mas estou seguramente informado, que certo dia, descendo de seu nível crístico, Jesus percorreu a Terra e sentiu-se entristecido com que vossas igrejas fizeram com sua palavra. Abatido, resolveu trazer a árvore do cristianismo da Palestina para o Brasil. Reuniu-se com santos, filósofos e Espíritos Superiores e, pessoalmente, sob o pseudônimo de Espírito da Verdade, comandou a implantação do Consolador Prometido que viria, segundo ele mesmo afirmou, relembrar tudo o que ele disse. E foi assim, que nasceu o Espiritismo, o verdadeiro cristianismo, revelando. Jesus de forma dinâmica. Por isso ele é o fundador espiritual do Consolador ou seja do Espiritismo a quem encarregou de trazer de volta seus ensinamentos que as vossas igrejas deturparam. Nosso Jesus é imortal, ativo e vivo, atuando do Além sobre todos nós.
Tanto o sacerdote, quantos os pastores evangélicos ensaiavam uma reação, quando foram chamados para as orações e cerimônias comuns do culto ecumênico.