Capa - Outubro de 2001

Editorial

Ampliar o Espaço

O espaço para as idéias defendidas pelo grupo de pessoas e entidades que giram em torno da Confederação Espírita Pan-Americana começa a ampliar-se. Cada vez mais surgem novas adesões, principalmente devido ao espírito liberal e aberto que se criou a partir do Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita.
Nesse VII SBPE a participação de novos autores foi bastante expressiva, ampliando o grupo de pensadores espíritas, dentro da dinâmica do desenvolvimento de temas que situem o Espiritismo no contexto social.
Agora é ampliar o quadro geograficamente considerado. A região sul está representada por participantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No sudeste, apenas São Paulo tem representação mas é necessário trabalhar para multiplicar grupos em outras cidades paulistas. Há espaço para grupos do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. No centro-oeste, apenas Cuiabá tem uma representação. No nordeste, um solitário representante, localizado em Fortaleza-CE, abre uma perspectiva de multiplicar ali grupos afins com o pensamento laico e progressivo do pensamento espírita.
Parece que o movimento da CEPA se consolida e terá um grande impacto no próximo ano com a Conferência Regional, a ser realizada na capital paulista.
O SBPE tem perspectiva de crescer na sua oitava versão, em 2003, quando esperamos a adesão de cerca de 200 pessoas.
Sem preocupação de proselitismo e mantendo as diretrizes básicas de nosso movimento, vamos intensificar a comunicação de nossos conceitos agregando os que pensam de forma semelhante e os que estão, todavia, esparsos.