Capa - Março de 2001

Editorial

Mário Covas

As manifestações que cercaram a desencarnação do Governador Mário Covas precisam ser ressaltadas. Todos tiveram palavras de reconhecimento à postura moral, ética do Governador.
Adversários políticos, alguns certamente constrangidos pela popularidade que Covas desfrutava diante de seus perfis pouco recomendáveis, ou pela postura oposicionista radical, renderam-se, de público, à estatura moral de um homem que se manteve incólume no lamaçal que costuma ser a política em geral.
O exemplo moral de Mário Covas precisa ser ressaltado, em meio à descrença generalizada que permeia a população, devido às crises reais e artificiais, estas urdidas por partidos interessados no quanto pior melhor, uma vez que só têm sucesso devido ao descrédito que semeiam.
Precisa ser ressaltado porque a manifestação popular mostra que os valores da honestidade, da honradez e da competência, seja no campo político, administrativo, empresarial, das pessoas em geral, continuam sendo almejados, sonhados e queridos.
Enquanto a mídia se assenta, via de regra, sobre o crime, os descalabros, os desastres, a figura do Governador Mário Covas dominou por completo o sistema televisivo paulista e em parte nacional, porque ele não foi um homem comum, embora fosse um homem como qualquer outro. Não foi comum porque soube ser moralmente inatacável e isso, além de sua excelente obra administrativa.
Mário Covas paira como um exemplo marcante, uma estrela brilhando no céu da esperança pessoal e nacional.

Oficinas de Estudo, a novidade do VII Simpósio

O VII Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita (VII SBPE) será realizado nos dias 11, 12, 13 e 14 de outubro de 2001, no Instituto Cajamar, na Grande São Paulo e apresentará importante novidade. Além do espaço para a apresentação de trabalhos pelos seus autores, como tem sido nos seis simpósios anteriores, neste serão realizadas três oficinas de estudo. Conhecidas pelo nome inglês de workshop, as Oficinas de Estudo serão abertas para o debate e o estudo mais aprofundado de determinados temas.
Neste VII SBPE estão previstas três oficinas, que abordarão temas palpitantes. Elas deverão ser realizadas simultaneamente no período da tarde do dia 13 de outubro. Os temas e o responsáveis pelas oficinas serão divulgados brevemente.
Trabalhos
Os interessados em apresentar trabalhos devem elaborar um resumo em uma folha de tamanho A4, no formato Word 6 ou 7, marginados em 2,5 cm e com corpo 12 na fonte Times New Roman, espaçamento simples, para avaliação da Comissão Organizadora. O resumo pode ser enviado pela Internet (kardecista@ uol.com.br) ou em disquete de 3 ½” (R. Evaristo da Veiga, 211 – Santos-SP) até 31 de maio.
A comissão organizadora analisará os resumos apenas quanto à solidez e compatibilidade dos assuntos com o Espiritismo e os objetivos do Simpósio. Não é feita qualquer censura sobre o pensamento e a diretriz do autor. A comissão se manifestará até 31 de julho. O trabalho final deverá ser enviado até 31 de agosto.
Prévias
Estão programados seminários nas seguintes cidades:
Birigui-SP (abril); São Paulo-SP (maio), Guarulhos-SP (junho) e Santos-SP (agosto).
Está sendo cogitada a realização do Simpósio Gaúcho do Pensamento Espírita, que funcionará como uma prévia do VII SBPE.
Encontra-se em fase de estudo a realização de outras prévias em Curitiba-PR, Itajaí-SC e Porto Alegre-RS.
Maiores informações pelo e-mail: kardecista@uol.com.br, por telefax (13) 3239-4020 ou pelo correio: R. Evaristo da Veiga, 211 - CEP 11 075-171- Santos-SP.