Artigo de Henrique Rodrigues - Novembro de 2001

Atualização do Espiritismo

Allan Kardec foi, a seu tempo, um atualizador e como ele os Espíritos da Codificação. Atualizou todos os conceitos de reencarnação, manifestação de Espíritos desencarnados, eternidade, evolução e a lei de causa e efeito, conhecida como “lei do karma” pregada pelos hindus.
Acabou com a palingênese, céu e inferno, juízo final e, em algo muito importante, atualizou o evangelho que dizem ser o do Nosso Senhor Jesus Cristo, quando sabemos que nele existe mais coisas escritas pelos homens e atribuídas a Ele.
Em seu tempo deve ter enfrentado a resistência dos conservadores, que não se atualizam, por preguiça ou incompetência. E nos lega O Evangelho Segundo o Espiritismo.
A reencarnação, entretanto, trouxe de volta os velhos conservadores, que se colocam agora contra a indispensável atualização dos postulados básicos de nossa doutrina, com a instrumentação, metodologia e linguagem de nossos dias, consoante com a evolução da mentalidade humana, frente ao conhecimento científico das leis da vida. E, num processo de retrocesso, querem um Espiritismo segundo o Evangelho. Que tal?
Se todo cristão, espírita, católico ou protestante desse testemunha vivenciado de respeito ao que está no Evangelho conhecido, não poderiam evitar filhos, já que lá está escrito: “crescei e multiplicai-vos”. Falando em um centro “espírita kardecista???” condenei com Kardec, o aborto, mas justifiquei os anticoncepcionais, laqueaduras, vasectomia, camisinhas, etc... Não fora isso e a população cresceria de tal forma, mesmo a que se denomina cristã(?) que possivelmente hoje haveria cristãos caindo no espaço sideral, pelas bordas do planeta. Com o crescimento da população, o espaço que se manteve o mesmo, como atender às necessidades mais imediatas do ser humano, como comer e dejetar, água, roupa, moradia, trânsito, pra não alongar.
Para mim, Kardec foi um atualizador e continua incentivando, pelo que deixou escrito, atualizações. Os adversários dessa idéia, por ignorância, afirmam que desejamos destruir o que a Codificação nos legou. Que pena...Tudo, obrigatoriamente, tem que ser atualizado. Os norte-americanos criaram mísseis, aviões supersônicos, bomba atômica, escudo antimíssil, radares, sonares, porta-aviões, bases militares, etc., mas não se livraram do devastador ataque terrorista que os atingiu.
Não foi preciso vir aviões nem mísseis de fora, que não chegariam aos alvos previstos. Lamenta-se o ocorrido como lamentamos, na época, as bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, que não eram cidades estratégicas. Lá, como agora, quantos mortos, feridos, prejuízos em velhos, mulheres e crianças. É a evolução, para mostrar que o caminho da paz está no conhecimento mais profundo da natureza essencial do ser humano, sua origem e destino, no amor, como muito bem nos ensina a Codificação e não na Bíblia, que até para muitos espíritas-cristãos, é onde está a palavra de Deus.

Henrique Rodrigues é psicobiofísico e reside em Belo Horizonte-MG.