Da Redação - Julho de 2000

Fato & Comentário

Tudo Sob Controle

Um artigo publicado no Boletim Informativo, editado no Rio de Janeiro, relata o ocorrido num sessão mediúnica em que um Espírito se manifesta revoltado por ter sido assassinado por um traficante, deixando uma família à deriva.

O comentário do articulista é razoavelmente “edificante”.

A família, diz ele, ficou à mercê das circunstâncias porque, afinal, estava escrito nas suas provas. E o morto, foi assassinado para cumprir-se a lei de talião. Havia matado, agora seria a sua vez de morrer.

E o assassino? O autor não menciona. Mas leva à questão paradoxal, tão comum nos meios espíritas. Ele certamente não deveria matar, porque isso é contra a Lei. Mas matando fazia-se cumprir a Lei.

Não agiu ele como a Lei de Talião - quem com ferro fere, com ferro será ferido - sendo assim executada? Mas executando o mandato divino, ele incorria no erro de matar, estabelecendo-se o paradoxo: não devia matar, mas matando servia de mão para cumprir a Lei.

Qualquer pessoa séria que ler esse artigo ficará se perguntando: mas que doutrina é essa que defende idéia tão absurda?

E até quando esses comentários continuarão no movimento espírita, em explícita ignorância da idéia progressista do Espiritismo?

Ceak festeja 56º aniversário

Para comemorar a passagem o seu 56º aniversário de fundação, o Centro Espírita Allan Kardec (CEAK), R. Rio de Janeiro, 31 - Vila Belmiro, Santos-SP, programou uma semana de palestras, de 23 de agosto a 3 de setembro próximos, sempre às 19h45, tendo como tema central Atualizar, como queria Kardec. Veja a seguir a programação:

23/08 - Fundamentos do Espiritismo - Jon Aizpurua - Anfiteatros 1 e 2 da Universidade Santa Cecília, R. Oswaldo Cruz, 266 - 4º andar - Boqueirão - Santos-SP.

28/08 - Espiritismo: Revelação ou Descoberta? - Reinaldo Di Lucia.

29/08 - Um Espiritismo para Novos Espíritas - Wilson Garcia.

30/08 - Dificuldades para Mudar - Jaci Regis.

31/08 - Como? Uma Proposta Metodológica de Atualização do Espiritismo - Ademar Arthur Chioro dos Reis.

1/09 - Cristalização ou Dinamismo no Pensamento Espírita? - Dinorá Fraga

2/09 - CEPA, Um Processo em Construção - Milton Rubens Medran Moreira

3/09 - Almoço de Confraternização - Clube dos Conferentes, R. Xavier Pinheiro, 144 - Santos.

Cartas abertas

Controvérsias - Nassif Cury / São Paulo-SP

Li e reli, com redobrada atenção, os artigos intitulados Espiritismo e Controvérsia Religiosa, de Mário Franco e 31 de Março, de Paulo Henrique D. Vieira, publicados no Abertura (nº 136 – abril/99).

Espírita convicto que sou e tendo meus conhecimentos enriquecidos e minhas convicções consolidadas, paulatinamente, através da leitura assídua desse periódico, desde os tempos de Espiritismo e Unificação, permito-me apresentar a minha discordância quanto a certos conceitos formulados por aqueles articulistas.

No que tange ao artigo de Mário Franco:

1. Dizendo que a obra O Livro dos Espíritos foi obtida por via mediúnica, o autor corre o risco de, aos leitores menos avisados, a falsa idéia de que a obra tenha sido entregue pelos Espíritos a Kardec, já acabada, adrede preparada, em sua forma definitiva, tão a gosto dos espíritas-cristãos. Kardec fundou a Doutrina Espírita a partir de inúmeras comunicações mediúnicas recebidas de várias partes do globo. Não poucas comunicações, entretanto, eram ingênuas, absurdas, inúteis e até falaciosas. Kardec desenvolveu um verdadeiro garimpo filosófico, submetendo tudo ao crivo da razão, sempre com vistas ao consenso universal das opiniões expressas pelos Espíritos.

2. Em seguida, o autor diz que O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Médiuns foram escritos por Kardec. Ora, por que tal distinção? Os três livros foram escritos da mesma forma; se os dois últimos foram escritos por Kardec, o primeiro também o foi; se o primeiro foi obtido por via mediúnica, os dois últimos também o foram.

3. Ignoro o que o autor pretenda com a colocação “...devido ao vínculo com o autêntico cristianismo...”. Se o cristianismo nasceu impregnado de judaísmo, não vejo onde a autenticidade.

4. Não é o reducionismo do segmento espírita laico que confunde o conteúdo da doutrina de Jesus de Nazaré com o modelo ritual-dogmático do catolicismo e das variantes doutrinárias das igrejas protestantes; são os espíritas cristãos que insistem em adotar aquele modelo.

Com relação ao artigo de Paulo Henrique D. Vieira, faço apenas um comentário: colocações como “... aquele que havia sido designado pelo Alto para a codificação da terceira revelação.”, “...demonstrando que Suas diretrizes são o caminho para a reforma íntima...”, “Para levar adiante a missão de que o Alto lhe investira...” e “...a mensagem do Consolador Prometido...”, trazem em seu bojo o ranço da Federação Espírita Brasileira (FEB) e são, nos dias atuais, absolutamente incompatíveis com a Doutrina Espírita.

Nassif Cury é assinante do Abertura e reside na Capital (SP).

Guarulhos realiza seminário espírita

O Grupo de Estudos e Pesquisas Espíritas Herculano Pires, R. Dona Olinda de Albuquerque, 64 – Centro, estará promovendo, no dia 23 de julho, em Guarulhos-SP, o Seminário do Pensamento Espírita.

O evento discutirá temas apresentados no VI SBPE – Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita, realizado em outubro de 1999, em Cajamar-SP. A seguir, a programação:

Energização

Relato de trabalho de pesquisa científica realizado no CEPEHP,

Arqª Marissol Castello Branco

Um Século nas Ciências do Espírito

Visão histórica dos avanços, percalços e ações das ciências do Espírito no século 20,

Engº Marcelo Coimbra Régis

Centro Escola – Rumo a uma Pedagogia de Base Social.

Proposta para uma reflexão sobre o centro espírita, levando-se em conta que queremos aperfeiçoar o interior e o exterior, humanizado nossa participação social,

Profª Leile Cacacci

Paz ao Chico

Francisco Cândido Xavier completou 90 anos em abril e alcançou neste mês, 73 anos de exercício da mediunidade.

São marcos gloriosos de uma vida de um ser especial pela sua personalidade elevada e pelos serviços que prestou e continua prestando à humanidade, através de seu mediunato.

Ele, que se mostra sem qualquer vaidade ou prepotência, tem sido louvado, enaltecido, adorado como o “o santo dos nossos dias”. Agora, na comemoração dos 90 anos de sua laboriosa e útil vida terrena, começam a aparecer manifestações esdrúxulas e tendenciosas.

Um livreto editado em Uberaba traz uma suposta visão do médium, em 1998, da Virgem Santíssima e de Jesus, o que não é impossível, ao contrário, mas que marca sem dúvida um episódio extremamente místico, refletindo a alma do medianeiro, já com suas forças físicas bastante desgastadas.

Outra mensagem, coordenada por “www.universoespirita. org.br”, com o curioso título “A Vergonha da Omissão”, pretende acusar o movimento espírita de ter abandonado o médium.

A curiosa mensagem afirma que o médium, que agora apenas balbucia palavras, continua firme e apto para a continuidade de sua tarefa. Pretende que “todas as entidades deveriam mandar seus mandatários máximos irem logo e muitas vezes voltarem, beijar as mãos deste homem...."

Por fim, que Deus está “adiando sua volta para perto de Jesus” , porque “é uma das poucas luminosidades que conta nesta escuridão doutrinária”.

Chico Xavier jamais será esquecido, nem abandonado nos corações de quantos se beneficiaram pela sua obra e pela sua vida. A história registrará sua personalidade como um exemplo raro de elevação, humildade e desprendimento. E o Espiritismo deverá a ele uma grande folha de benefícios.

Contudo, parece haver um certo inconformismo com a sua desencarnação, decorrente da precariedade da vida corpórea. Por isso vemos muitas das manifestações extrapolarem o razoável e contrariam aquilo que o médium desejaria, se estivesse em condições de opinar.

Aqui em Santos, numa entrevista publicada no jornal A Tribuna, dirigentes da USE local afirmaram que ele codificou o Espiritismo, talvez porque acreditem que seja Kardec reencarnado.

Pelo que nos toca, pela admiração, respeito e amor que sempre devotamos ao grande médium e excelente pessoa, acreditamos que o que se deve fazer agora é deixá-lo em paz.