Artigo de Eugênio Lara - Junho de 2000

Parâmetros Equivocados

Durante muitas gerações, durante muitos anos, os espíritas acreditaram, com sinceridade e convicção nem sempre muito bem fundamentadas, em alguns parâmetros aparentemente inquestionáveis, mas que o tempo demonstrou serem equivocados. Ou, ao menos, que poder-se-ia adentrar muito mais além daquilo que sempre foi meramente repetido, feito realejo de norte a sul do movimento espírita, através de periódicos, de oradores, livros, de toda uma literatura escrita e oral voltada para a divulgação de uma visão de mundo, uma cosmovisão nem sempre concorde com os princípios kardequianos. Enumerarei a seguir o que considero alguns desses parâmetros:

1. O Espiritismo é uma doutrina de tríplice aspecto: científico (o como), filosófico (o porquê) e religioso (para quê).

2. Apesar de ser uma doutrina tríplice, possui características singulares: é uma religião porque "religa" o homem a Deus. Para muitos, é A RELIGIÃO. No Brasil é uma religião, é visto assim pela sociedade, pela imprensa, pelo meio acadêmico e cultural.

3. Allan Kardec foi um coadjuvante necessário, um colaborador importante no processo de codificação do Espiritismo. Codificador ou secretário dos Espíritos, o que dá quase no mesmo, tornou-se uma unanimidade: Kardec, o Codificador. Como foi Trimegistro, Hamurabi, Moisés, Jesus. Mais para legislador do que para codificador. Foi assim que tornou-se conhecido no Brasil: o Codificador.

4. O Espiritismo é o puro cristianismo redivivo. É a reencarnação do cristianismo. Espiritismo Cristão tornou-se apenas uma expressão, redundante por natureza, que serve apenas para reafirmar o caráter cristão da Doutrina Espírita.

5. A Doutrina Espírita é a Terceira Revelação enviada aos homens pela vontade divina através de seu ministro Jesus Cristo, o governador da Terra. Trata-se do sucessor natural da Primeira Revelação (Moisés) e da Segunda Revelação (Jesus Cristo).

6. O Espiritismo é o Consolador prometido pelo Cristo, que viria restabelecer todas as coisas e relembrar os ensinamentos evangélicos. O Espírito de Verdade, que viria somente depois que o Filho do Homem voltasse para o seu Reino, que não é deste mundo, é o próprio Espiritismo. A propósito, o Espírito encarregado de coordenar o trabalho de codificação do Espiritismo (Kardec, apenas um estafeta) se autodenominava Espírito de Verdade, em alguns momentos A Verdade, mas sempre tomando como referência a citação evangélica. Há quem diga que o Espírito de Verdade seria o próprio Cristo.

7. Jesus Cristo é o governador da Terra e virá, no final dos tempos, coordenar a definitiva regeneração da humanidade.

8. A Federação Espírita Brasileira é a Casa Máter do Espiritismo no mundo. Não é no Brasil, é NO MUNDO, com a chancela do anjo Ismael, guia protetor do Brasil.

9. A prova científica de que Deus e os Espíritos existem está no axioma "todo efeito inteligente tem uma causa inteligente".

10. O centro espírita é uma casa de oração, um hospital; O silêncio é uma prece; O mal nunca merece ser comentado, em tempo algum; Orai e vigiai; Assim seja; Graças a Deus; Amém etc.

11. Bezerra de Menezes, além de Médico dos Pobres é, sobretudo para os espíritas do Brasil, o Allan Kardec Brasileiro.

12. Chico Xavier é a reencarnação de Kardec.

13. Roustaing é a Quarta Revelação, um "Curso Superior de Espiritismo".

14. A USE somos todos nós.

15. O Espiritismo é o secundador do processo de regeneração da humanidade.

16. "Afirmou o codificador dessa abençoada doutrina: é preferível rejeitar 99 (?) verdades do que aceitar uma única mentira."

17. O Brasil é o coração do mundo e pátria do evangelho, o farol dos povos, o novo celeiro da civilização do Terceiro Milênio, da Era de Aquários, o arauto da Nova Era.

18. A Reforma, de São José do Rio Preto-SP, é um movimento vibrante, de caráter transformador e revolucionário.

19. Nosso mundo passa por uma fase semelhante a dos capelinos, pobres Espíritos exilados, proscritos de Capela, após a Grande Regeneração, segundo algumas tradições esotéricas. Os tempos são chegados. As profecias vingarão. O fim está próximo. O Apocalipse, a última revelação (última? isso quer dizer que o Espiritismo, a 3ª e o Roustainguismo, a 4ª , estão descartados) que se fará cumprir letra por letra.

20. Jesus evoluiu em linha reta.

Todos esses itens são para o leitor pensar e refletir. Cada um deles merece ser profundamente questionado; revelam muitas inverdades. Aceitamos críticas e sugestões.