Capa - Novembro de 2000

Editorial

Buscar a Essência

A consolidação da visão atualizada do pensamento espírita é obra de ponderação e amadurecimento. O edifício doutrinário está perfeitamente coerente e seria inglório tentar demoli-lo a pretexto de modernizá-lo.
Seria absurdo supor que a atualização doutrinária levasse a desvios conceituais e a adesão a processos em transição social, política e científica
Também é preciso banir a idéia de que devemos ter opinião definida sobre todos os assuntos, sejam de ordem filosófica, científica, política ou comportamental.
O pensamento espírita é definitivo, senão nos detalhes, mas na sua abrangência e por isso insuscetível de envelhecimento. O sistema criado em torno desse pensamento é que envelheceu, não correspondeu às expectativas de constante mobilidade. Imobilizou-se, engessou-se.
A adequação do pensamento aos avanços da ciência, por exemplo, deve ser realizada com prudência e no seu tempo certo, como queria Kardec, nem antes, nem depois, com base assentada no real.
Consideramos utópica a pretensão de delegar a grupos, por mais qualificados, a tarefa de atualizar o pensamento espírita. Nenhum sistema filosófico ou mesmo científico faz isso. Pensadores e pesquisadores é que realizam seus trabalhos e investigações e fertilizam a filosofia e a ciência.
Temos defendido a atualização de abordagens e renovação de conceitos aderidos ao pensamento original, atendendo às idiossincrasias de pessoas e instituições.
A atualização deve ser feita para libertar as mentes de estruturas arcaicas e permitir o uso do pensamento genuíno para entender as mutação do processo evolutivo.
Devemos cuidar das essencialidades.

Expo Espírita 2000

Ao encerrarmos esta edição, estava em plena realização a EXPOESPÍRITA2000, promoção que alcança sua terceira realização, num esforço de cooperação de oito entidades espíritas de Santos e Guarujá.
O Instituto Cultural Kardecista de Santos (ICKS) coordena o evento, com total participação na elaboração da programação e realização da exposição dos Centros Espíritas Allan Kardec, Maria Emília da Motta Ferreira, Missionários da Luz, 30 de Julho, Fraternidade Espírita e Ângelo Prado e do Lar Veneranda.
Destinado a promover a venda de livros e a divulgação doutrinária, através de palestras e seminários, nas suas duas últimas edições o evento foi realizada nas dependências do SESC-Santos, de cuja disponibilidade depende um maior ou menor tempo de duração. A EXPOESPÍRITA2000, cumpriu seu programa em quatro dias consecutivos.