Capa - Abril de 2000

Editorial

Um Novo Transplante

Segundo o Espírito Humberto de Campos, em seu famoso Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho, Jesus Cristo, em viagem com sua corte celestial, teria ficado muito triste e resolveu transplantar a árvore do evangelho, da Palestina para o Brasil.Não é um conto de fadas. É crença, alimentada pela costumeira alienação dos místicos, diante da realidade político-econômica e social da nação.

Trata-se da reedição do mito da Terra Prometida e ilusão de ser o povo escolhido, que sustentaram a cultura hebraica.Seguindo esse esquema, parece justo pensar que os febianos acreditem que também a “árvore”do Espiritismo teria sido transferida de Paris para o velho casarão da Avenida Passos, no Rio de Janeiro.Nessa fantasia não faltou nem um anjo, o Anjo Ismael, cujo primeiro decreto foi: “a missão do Espiritismo é evangelizar”, negando a origem kardecista da Doutrina.

Retirado Kardec do centro do Espiritismo, seguiu-se, como se sabe, a inclusão do roustainguismo com sua doutrina da queda do Espírito, da reencarnação punitiva e da liderança papal, com seu cajado. Uma espécie de volta à Igreja.Esse embrólio todo acabou por ser aceito, nem sempre conscientemente, pelos espíritas aculturados ao catolicismo, sem condições de perceber que o Espiritismo não vinha se constituir numa Igreja, mas trazer uma nova visão do homem e do mundo.

Agora, quando mostramos que esse “espiritismo” cristão, evangélico e roustainguista é uma distorção, uma dissidência do Espiritismo de Allan Kardec, armam-se com os mesmos instrumentos de todos os tempos, a coerção, a calúnia, a distorção das palavras e a prepotência de possuir o poder de ditar e aplicar a verdade.Mas viemos para ficar. Eles sabem que não somos um movimento marginal à Doutrina, como o armondismo, o ramatizismo, o divinismo, o ubaldismo, o roustainguismo.Somos legitimamente kardecistas. E esse é o pavor e o alarma do Sínodo Febiano.

Confira as datas dos ‘Seminários do Pensamento’

Vários seminários sobre o Pensamento Espírita serão realizados nas cidades de Santos e São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Itajaí (SC). Confira a seguir as datas:

Santos (SP) — Dia 13 de maio, sábado, das 14 às 18 horas, no Lar Veneranda (R. Evaristo da Veiga, 211). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos Centros Espíritas Allan Kardec, Ângelo Prado, 30 de Julho, Maria Emilia da Motta Ferreira, Missionários da Luz, Fraternidade Espírita e no Lar Veneranda, que são os patrocinadores do evento. O programa será o seguinte:14 às 15h15 - Milenarismo e Espiritismo - Eugenio Lara;15h15 às 16h30 - Perfil Psicológico da Obsessão - Jaci Regis;16h30 às 16h45 - Intervalo para café;16h45 às 18h00 - Um Século nas Ciências do Espírito - Marcelo C. Regis.

Curitiba (PR) — Dia 28, sábado, das 14 às 18 horas.

Itajaí (SC) — Dia 29, domingo, das 14 às 18 horas.Em ambas as cidades serão desenvolvidos os seguintes temas:14 às 15h15 - Perfil Psicológico da Obsessão - Jaci Regis;15h15 às 16h30 - A Evolução Humana - Alexandre Cardia Machado;16h30 às 16h45 - Intervalo para café;16h45 as 18h00 - Um Século nas Ciências do Espírito - por Marcelo C. Regis.São Paulo (SP)

São Paulo (SP)— Encerrando as atividades do semestre, será realizado no CE José Barroso, na Capital, em 17 de junho, das 9 às 13 horas, um seminário com o seguinte programa:

9 às10h45 - Razão e Fé no Espíritismo - Roberto Rufo e Silva;

10h45 às 12 horas - O Perispírito: Uma Abordagem do Século 20 - Reinaldo Di Lucia;

12 às 12h15 - Ensaio Sobre o Nascer e o Morrer - Amilcar Del Chiaro Filho.